Macau RN; TÁ “EXPLICADO”: Secretário do Tesouro diz que alta do dólar é fenômeno mundial


B_wjFsMUwAAYIAY

O secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, afirmou nesta terça-feira que o movimento de alta do dólar não está limitado ao mercado brasileiro. Durante cerimônia para divulgar novidades no programa Tesouro Direto, ele afirmou que a moeda americana está subindo no mundo inteiro e que essa alta está sendo monitorada pelo governo. Saintive acrescentou ainda que a disparada do dólar não deve ser transmitida para os índices de inflação no Brasil.

— O movimento de câmbio é mundial, global. Não tenho expectativa de repasse para a inflação. Estamos acompanhando — disse Saintive.

O secretário também negou que o governo esteja enfrentando dificuldades para vender títulos públicos apesar das turbulências que hoje afetam o mercado financeiro. O subsecretário da Dívida pública, Paulo Valle, acrescentou que o Tesouro tem instrumentos para enfrentar a atual volatilidade, como um colchão de proteção no qual ficam depositados recursos suficientes para honrar os compromissos da dívida pública por três meses.

Saintive também afirmou que, apesar da instabilidade atual, o governo não vê hoje um risco de que as agências de classificação de risco rebaixem a nota do Brasil. Segundo ele, esses instituições observam com atenção a tendência da política fiscal e o governo tem deixado claro o seu compromisso com o cumprimento da meta de superávit primário de 2015, de R$ 66,3 bilhões, ou 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país):

— Não há um risco de mudança na avaliação das agências. O que elas olham é a credibilidade da política fiscal e isso tem melhorado. Temos buscado anunciar medidas que garantam o cumprimento da meta de superávit primário.

O Globo

Blog do BG: http://blogdobg.com.br#ixzz3U1v4CBfY

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.