Macau RN; Lula chamou triplex de ‘Minha Casa Minha Vida’ em depoimento da Lava Jato


Foto: Suamy Beydoun/Futura Press/Estadão Conteúdo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou o triplex no Guarujá (SP), do qual é suspeito de ser proprietário, de “triplex Minha Casa Minha Vida” e pediu um misto quente e pão de queijo durante interrogatório para a força-tarefa da Lava Jato no início deste mês.

Em quase duas horas de interrogatório, no salão das autoridades do aeroporto de Congonhas, Lula respondeu às perguntas dos delegados da PF (Polícia Federal) após a condução coercitiva (depoimento obrigatório) ordenada pelo juiz federal Sérgio Moro, no dia 4 de março.

O interrogatório, que foi gravado em vídeo e áudio, teve sua transcrição liberada pela Justiça nesta segunda-feira (14) — leia a íntegra aqui.

Na sessão de perguntas, Lula ironizou o apartamento no Guarujá, dizendo que é um “tríplex Minha Casa Minha Vida” e por isso não quis comprar o imóvel. O ex-presidente entregou documentos que comprovam que ele não é dono do imóvel.

— Quando eu fui a primeira vez [no imóvel], eu disse ao Léo que o prédio era inadequado porque além de ser pequeno, um triplex de 215 metros é um triplex “Minha Casa, Minha Vida”, era pequeno.

Em seguida, explicou o porquê de não comprar o imóvel após conversa com dona Marisa.

— Era muito pequeno, os quartos, era a escada muito, muito… Eu falei: “Léo, é inadequado, para um velho como eu, é inadequado.” O Léo falou: “Eu vou tentar pensar um projeto pra cá.” Quando a Marisa voltou lá não tinha sido feito nada ainda. Aí eu falei pra Marisa: “Olhe, vou tomar a decisão de não fazer, eu não quero”. Uma das razões é porque eu cheguei à conclusão que seria inútil pra mim um apartamento na praia, eu só poderia frequentar a praia dia de Finados, se tivesse chovendo. Então eu tomei a decisão de não ficar com o apartamento.

Durante o interrogatório, Lula ainda pediu para comer um misto quente e um pão de queijo. O ex-presidente disse ainda que é só a “fotografia” do Instituto Lula, uma vez que não toma as decisões de lá. Ele também negou tenha pedido dinheiro em nome do instituto.

Sítio em Atibaia

Lula também esclareceu questões sobre o sítio em Atibaia (SP), do qual admitiu ser frequentador: “Às vezes eu vou duas vezes por mês”. O ex-presidente disse ainda que frequentava a propriedade com amigos, incluindo “o Fernando Bittar [um dos donos do sítio], que, aliás, é um bom churrasqueiro”.

Sobre os pedalinhos do sítio, o ex-presidente afirmou que “certamente” dona Marisa, mulher de Lula, comprou os equipamentos porque, segundo o petista, “adoraria ver os netos dela e outras crianças que fossem lá possivelmente passear naquilo”. Em seguida, não escondeu sua irritação com o assunto.

— Eu fico, acho que não é legal, eu fico constrangido de você me perguntar de pedalinho e de me perguntar de um barco de 3 mil reais, sinceramente eu fico… […] Agora, se eu não responder mais é porque eu me sinto envergonhado de falar no pedalinho.

R7

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz42tdioW002vgk8kpcxk_7wgwb5m4ef_file (1)

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.