MACAU RN-Especialista fala sobre novo fármaco para tratamento de diabetes tipo 2 e da obesidade


No Brasil, mais de 70% da população é identificada como acima do peso ideal. E a tendência é que esse número continue aumentando. Um novo medicamento promete revolucionar não só tratamento de diabetes tipo 2, o mais comum da doença como também da obesidade.

Conhecida como mounjaro, a tirzepatida mostrou alto desempenho em estudos de fase 3 ao normalizar os níveis do açúcar no sangue em 51% dos pacientes e reduzir o peso corporal em cerca de 12,4 quilos.

De acordo com o Dr. Bernardo Guimarães, especialista em nutrologia e endocrinologia, o ativo tizepartida presente no medicamento age em 2 hormônios GIP e GLP1 oferecendo saciedade. “Os primeiros resultados já acontecem em uma semana. Ele difere do ozempic porque atua em apenas um hormonal GLP1 já o mounjaro atua em 2, tendo um impacto maior fisiológico e terapêutico”, explica.

O medicamento já foi liberado nos Estados Unidos e está em avaliação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devendo chegar ao Brasil em 2023.

Dr. Bernardo Guimarães explica que medicamento age em dois hormônios oferecendo saciedade — Foto: Arquivo pessoal

Dr. Bernardo Guimarães explica que medicamento age em dois hormônios oferecendo saciedade — Foto: Arquivo pessoal

O médico alerta que os pacientes jamais devem deixar de buscar os métodos saudáveis de controle da obesidade, como os exercícios físicos.

“É claro que os pacientes jamais devem deixar de buscar hábitos mais saudáveis, que são essenciais em quaisquer circunstâncias. Isso é sempre importante e inclusive apontado no nosso artigo”, observa, por fim, o médico.

Veja mais notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto

50 vídeosConfira as notícias desta segunda-feira no g1 em 1 minuto - 2ª ediçãoConfira as notícias desta segunda-feira no g1 em 1 minuto - 1ª ediçãoConfira as notícias desta sexta-feira no g1 em 1 minuto - 3ª edição
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.