Dilma diz que visão de governo de tucano é ‘assustadora’
No programa eleitoral deste sábado (11), para criticar o controle da inflação no governo da presidente Dilma Rousseff, o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, explorou frase dita nesta semana pelo secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, que sugeriu à população que consuma aves e ovos ao invés da carne bovina, que registrou forte alta nos preços no mês passado.
“E o que o governo faz para combatê-la? Pede a você para deixar de comprar carne e comprar frangos ou ovos. Essa é a política oficial de combate à inflação desse governo?”, questiona o candidato tucano.
O programa eleitoral do PSDB também mostrou, no início, carta enviada por Dilma ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em junho de 2011, por ocasião de seu aniversário de 80 anos. Na carta, Dilma se refere a Fernando Henrique como “acadêmico inovador”, “político habilidoso”, “ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação [Plano Real]” e “presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica.”
Na carta, Dilma também afirma que manteve com Fernando Henrique “opiniões diferentes”, mas que o admira “por sua abertura ao debate franco e respeitoso de ideias.” Durante a campanha, Dilma vem criticando o governo do tucano e também declarações feitas por ele. Depois da leitura da carta, o locutor questiona: “Quem fala a verdade, a Dilma que ataca para ganhar votos ou a Dilma que escreve e assina embaixo?”
Dilma
Já a presidente Dilma Rousseff, em seu programa eleitoral deste sábado, criticou o ex-presidente do Banco Central no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Armínio Fraga, anunciado como ministro da Fazenda em caso de vitória de Aécio Neves.
Ao final, o locutor questiona sobre a visão de governo de Armínio Fraga: “Assustador, não é?”
O programa de Dilma também afirma que Minas Gerais, estado governado por Aécio Neves, não cumpre o piso salarial nacional dos professores da rede pública. Afirma ainda que, quando governador, Aécio não cumpriu promessa de entregar oito hospitais no estado “nem a determinação constitucional de investir 12% no setor” de saúde.
Além disso, o programa diz que Dilma foi mais votada que Aécio em Minas Gerais no primeiro turno das eleições e que o candidato do PSDB na disputa pelo governo do estado, Pimenta da Veiga, foi derrotado no primeiro turno, pelo petista Fernando Pimentel. “Aécio e seu governo foram desaprovados pelos mineiros”, diz o locutor.