MACAÍBA RN-Presidente do Ipern sugere que poderes paguem por seus aposentados


José Aldenir / Agora RN

Nereu Linhares, presidente do Ipern

Novo presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Estaduais (Ipern), o advogado Nereu Linhares sugeriu à governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), que abra um canal de negociação com representantes do Legislativo e do Judiciário, além de Ministério Público e Tribunal de Contas, para que cada um dos poderes arque com os custos dos benefícios previdenciários de seus inativos.

O objetivo de Nereu Linhares é que, com a medida, o déficit previdenciário – hoje na casa dos R$ 130 milhões – seja reduzido. Atualmente, o Executivo paga todos os benefícios dos servidores inativos que ingressarem no serviço público até 2005. Até essa data, os servidores contribuíam para o Ipern somente para pensões e outros três auxílios, com uma porcentagem de 8% para os vencimentos. As aposentadorias eram pagas pelo Tesouro Estadual, sem contrapartida.

Em entrevista à 96 FM nesta segunda-feira, 15, Nereu Linhares comentou também acerca do déficit existente no fundo previdenciário – usado para pagar benefícios de servidores que ingressaram no serviço público após 2005.

O presidente do Ipern lembra que, no início da gestão do ex-governador Robinson Faria, o fundo tinha cerca de R$ 1 bilhão, que acabou sendo utilizado para quitar despesas dos aposentados de agora (devido à insuficiência financeira do Tesouro). “Hoje essa dívida é impagável. Com as correções atualizadas, os cofres públicos não teriam como pagar”, afirma Nereu.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.