MACAIBA RN-Diminui o pessimismo dos brasileiros, mostra pesquisa da CNI


images (1)O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) aumentou 1% em outubro na comparação com setembro, revertendo parcialmente a queda de 2,6% do mês anterior. Mesmo assim, o indicador continua 13,1% menor que o registrado em outubro do ano passado e 11,4% inferior à média histórica, que é de 109,9 pontos. Isso mostra que os brasileiros estão menos pessimistas, informa a pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 29 de outubro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Parte do aumento do INEC é resultado da melhora das perspectivas em relação à inflação e ao desemprego. Em outubro, o índice de expectativa de inflação aumentou 1,1% e o de expectativa de desemprego subiu 5,8% na comparação com setembro.  De acordo com a metodologia da pesquisa, quanto maior o índice, maior é o número de pessoas que apostam na queda dos preços e do desemprego nos próximos meses.

Além disso, motivados pela proximidade das festas de fim de ano, os brasileiros estão dispostos a aumentar as compras de bens de maior valor. O indicador de expectativas em relação às compras subiu 3% na comparação com setembro.

Contudo, os consumidores estão mais preocupados com as suas finanças. O indicador de expectativas em relação à renda pessoal caiu 1,3%. Quanto menor o indicador, maior é o número de pessoas que espera a queda na renda. Além disso, o índice de endividamento recuou 1,3% e o de situação financeira teve queda de 1,9% frente a setembro. A queda nos índices indica aumento do endividamento e piora das condições financeiras. De acordo com o economista da CNI Marcelo Azevedo, a queda desses indicadores foi  motivada pela crise econômica.

Feito em parceria com o Ibope, o INEC deste mês ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios entre os dias 16 e 21 de outubro.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.