Por Josenalde Oliveira – Comunicação EAJ

Conhecer melhor para decidir melhor. É desta maneira que os docentes Josenalde Oliveira, Leonardo Teixeira, Laura Oliveira e os bolsistas de Iniciação Científica Alyson Miguel e Anderson Holanda estiveram na manhã de ontem (16) na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN). A visita técnica faz parte das atividades do Projeto PalmaS, coordenado pelo Prof. Josenalde, e contou com a orientação do Dr. Marcone Mendonça e equipe composta por Sueni Nascimento e Elaine Silva. Integram também o projeto os professores Taniro Rodrigues, Hamilton Costa e Márcio Dias, destacando a natureza interdisciplinar das ações.

Integrando tecnologias de informação, comunicação e automação às ciências agrárias, o Projeto PalmaS tem como objetivos principais i) o desenvolvimento de plataforma móvel para monitoramento da evolução em campo do ciclo de infestação da cochonilha-de-escama (Diaspis echinocacti) na variedade de palma forrageira popularmente conhecida como orelha de elefante. Este sistema permitirá comparar evolução do ciclo em condições de laboratório e condições reais de campo, permitindo assim uma melhor orientação aos produtores. Adicionalmente ii) será desenvolvido um aplicativo (sistema especialista) para uso pelos produtores, no qual de forma simples e direta possam ser informados dados básicos do estado de seu palmal, a fim de obter recomendações de manejo para o controle de praga.

O PalmaS é resultado de parceria EAJ/UFRN-EMPARN, com apoio da área Agroalimentar e Floresta do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Pesquisa e Desenvolvimento do Brasil (INESC P&D Brasil), aprovado no Edital 01/2019 – PPG/PROPESQ (Apoio a Grupos Emergentes para Criação de Programas de Pós-Graduação), consistindo num projeto base para criação de Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada na EAJ-UFRN, contribuindo assim com a consolidação na EAJ-UFRN das ações integradas do grupo de pesquisa em Modelagem, Identificação e Controle de Sistemas Agrários através do Laboratório de Tecnologias Aplicadas às Ciências Agrárias (TAPIOCA).