JOSÉ NO EGITO – UM HOMEM VENCEDOR !..


download (1)

JOSÉ NO EGITO – UM HOMEM VENCEDOR !..

José foi o décimo primeiro filho de Jacó, o primeiro com Raquel. Nasceu por volta de 1700 A.C. Aos 17 anos fora vendido pelos irmãos como escravo e com 30 anos de idade era o segundo homem mais poderoso do maior pais do mundo.

Penso que a vida de José ainda tem muito a ensinar-nos em nossos dias. Vamos refletir através de seu exemplo. Qual foi o seu segredo? Como tornou-se um vencedor? Vejamos três princípios encontrados na vida deste homem:

-Manteve-se sempre fiel a Deus – …”como, pois, posso cometer este tão grande mal, e pecar contra Deus?” (Gn. 39:9)

O capítulo 39 de Gênesis nos relata que apesar de a mulher de Potifar “instar com Jose dia após dia” (v.10), ele resistiu. Dizia ele: “não posso pecar contra Deus”. Qual foi o preço imediato da opção de José por manter-se fiel a Deus? Foi preso inocentemente. Mesmo assim não murmurou e nem se lamentou, porém esperou no Senhor e na força de seu poder.

O próprio Senhor Jesus Cristo declarou: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33). José é um exemplo de como isso funciona na prática, fugindo da imoralidade e não se deixando cair na tentação.

O primeiro passo para vencermos na vida é ser fiel a Deus, custe o que custar. Deus é fiel e ele busca os fiéis na terra.

-Contou sempre com a presença abençoadora de Deus – “O Senhor estava com José, e ele tornou-se próspero, e estava na casa de seu senhor egípcio” (Gn 39:2); “Vendo o seu senhor que Deus era com ele e que tudo o que fazia o Senhor prosperava em suas mãos…” (v.3); “ O Senhor era com ele; estendeu sobre ele a sua benignidade e lhe concedeu graça aos olhos do carcereiro…” (v.23)

Perceba que a Bíblia é muito clara ao mostrar que José era fiel a Deus, contava em tudo que fazia com a presença abençoadora do Senhor. Isso é possível a todo aquele que crê no Senhor e buscá-o de todo o coração.

No Evangelho de João 14:23 está escrito: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará e viremos para ele e faremos nele morada”.

Eis aqui o segundo princípio para uma vida vitoriosa: Contar com a presença abençoadora de Deus. Você deseja que tudo lhe vá bem na vida? Busque nele a sua direção e Ele lhe direcionará no caminho certo, para que você não tropece em nenhuma pedra.

–Não murmurou, mas aproveitou cada oportunidade para trabalhar e testemunhar.

Em nenhum versículo de Gênesis encontramos qualquer indicio de que José tenha se revoltado contra Deus, nem mesmo de que tenha dirigido qualquer palavra de inconformismo. Com sua biografia, aprendemos que a murmuração não conduz à vitória. Pelo contrario, quando o povo de Deus deu-se a murmuração, os castigos e a derrota caíram sobre eles. Deus não move um dedo a nosso favor enquanto murmuramos.

A Bíblia relata o comportamento de José na casa de Potifar, serviçal e o mais digno de confiança; no cárcere, suas atitudes foram exemplares; como governador foi muito eficiente.

Recordemos as palavras de Deus a Josué, no livro de Josué 1:8 – “Seja fiel, não se desvie da lei, se esforce e tenha sempre bom ânimo”. Se você quer ter uma vida vitoriosa, trabalhe sem murmuração.

Em Gn 41:46 a Bíblia nos relata: “Era José da idade de 30 anos, quando esteve diante de faraó, rei do Egito”. Em 13 anos a vida de José sofreu uma tremenda reviravolta. Tudo parecia concorrer para sua infelicidade, mas ele colocou princípios infalíveis e imutáveis.

Estes mesmos princípios funcionarão em sua vida. Assuma agora o propósito de ser fiel a Deus, de buscá-lo e servi-lo a qualquer custo. Deixe o Espírito de Deus encher sua vida. Ele quer fazer morada em você e abençoá-lo em tudo que fizer. Resolva nunca murmurar. Veja nas adversidades oportunidades de Deus agir ainda mais em sua vida. Desta forma, você também será vencedor!

Nome Biológico:

Jovem fiel ao Senhor

Órfão de mãe

Servia a seu pai em obediência

Era mal compreendido pelos seus irmãos

Nome concedido por Faraó:

Zeloso – Gl 4:18

Agradável – Cl 4:6

Fidedigno (merecedor de crédito) – Pv 20:6

Administrador – I Pe 4:11

Nomeado – Ec 6:10

Eleito – Sl 89:19

Talentoso – Mt 25:20-22

Honesto – I Pe 2:12



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.