Guamaré RN;FOTO: Estado Islâmico classifica nova edição do ‘Charlie Hebdo’ de ‘ato extremamente estúpido’


20150112200503918afp

Em um novo episódio de tensões por contad a nova edição do ‘Charlie Hebdo’ após o atentado que matou 12 pessoas em Paris, o grupo Estado Islâmico considerou a publicação um ato “extremamente estúpido”. O Irã, por sua vez, classificou a nova edição do jornal satírico de “provocativa” e disse que a caricatura da capa publicação é um insulto ao Islã e ao profeta Maomé.

“O ‘Charlie Hebdo’ novamente publicou cartuns insultando o profeta, e isto é um ato extremamente estúpido”, diz um comunicado transmitido pela rádio al-Bayan, que o grupo radical sunita controla na Síria e no Iraque.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Marzieh Afjam, disse nesta quarta-feira que a publicação de outra charge do profeta “provoca sentimentos muçulmanos em todo o mundo”.

Sobreviventes do atentado produziram a nova edição do jornal que, devido à alta demanda, teve de ampliar a tiragem inicial de três para cinco milhões de cópias — cifra muito superior às 60 mil habituais.

O Irã condenou veementemente o ataque de dois homens armados e mascarados que matou 12 pessoas, incluindo a maior parte da equipe de funcionários do jornal e dois policiais. Afjam disse que o ataque na semana passada contra o semanário satírico francês era contrário aos ensinamentos do Islã, mas acrescentou que a última charge também é um insulto à religião.

O primeiro exemplar do jornal satírico foi cercado de polêmica em comunidades muçulmanas. A capa, em que o profeta Maomé — cuja representação é proibida pelo Islã — aparece às lágrimas, segurando um cartaz “Eu sou Charlie” sob o título “Tudo está perdoado”, provocou protestos e mesmo a ira de muçulmanos, na França e no mundo.

O presidente do Conselho Francês do Culto Muçulmano (CFCM), Dalil Boubakeur, também reitor da Grande Mesquita de Paris, pregou moderação. “Apelo à comunidade muçulmana da França a manter a calma, evitando reações emotivas ou despropositadas, incompatíveis com sua dignidade e reserva, ao mesmo tempo respeitando a liberdade de opinião”, informou em comunicado.

O Globo

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3OnuYskqG

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.