GUAMARÉ RN-Refinaria Clara Camarão em Guamaré: Produção de querosene de aviação cai


REFINARIA

O repórter Ricardo Araujo do jornal Tribuna do Norte, destaca matéria de sua autoria em que a produção de querosene de aviação na Refinaria Potiguar Clara Camarão, instalada no município de Guamaré, na região Oeste do estado, teve o seu pior desempenho no mês de janeiro nos últimos cinco anos. Somente na comparação entre o primeiro mês deste ano com o mesmo período de 2014, a queda foi de 8,46%. A informação da queda da produção do combustível que abastece, também, as aeronaves que pousam e decolam no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, ocorreu quase que em paralelo à desoneração da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), oficializada pelo Governo do Estado via decreto no fim do mês passado.

Conforme disposto no portal da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o volume de querosene de aviação no Rio Grande do Norte apresentou queda entre os anos de 2013 e 2014, com índice negativo de 8,07%. Ao longo de 2013, foram produzidos, numa média mensal, 10.222 metros cúbicos deste tipo de combustível, contra 9.397 metros cúbicos mensais, também em média, auferidos no ano passado. Apesar do número ser superior ao estimado pela Petrobras quando da inauguração da Refinaria Potiguar Clara Camarão, em 2010, que era d 7.500 metros cúbicos mensais, o acumulado ao longo dos últimos anos, depois de um período estável, entre 2011 e 2013, caiu no ano passado (veja infográfico).

 

Em nota encaminhada à TRIBUNA DO NORTE,  a Petrobras não detalhou os motivos pelos quais ocorreu a queda na produção do querosene de aviação, destacando somente que “a produção é planejada de forma integrada, visando ao atendimento do mercado nacional de derivados, seguindo critérios de utilização otimizada dos ativos. Neste cenário, a produção da RPCC atende às diretrizes estabelecidas pelos modelos de planejamento de produção da companhias”. A Refinaria Clara Camarão processa, exclusivamente, petróleo produzido no Rio Grande do Norte, sendo a maior parte de origem terrestre.

Para este ano, mesmo questionada pela TN, a Petrobras optou por não detalhar os planos de produção da unidade de refinamento. Em nota, frisou que “não divulga metas de produção por refinaria”. Frisou, ainda, que avalia constantemente todo o seu portfólio em busca da otimização de seus resultados como parte do seu processo de planejamento. Atualmente, a refinaria instalada em Guamaré entrega gasolina, diesel e querosene de aviação no Rio Grande do Norte e, também, aos estados do Ceará e Paraíba. O óleo diesel produzido na unidade de refinamento atende aos mercados das usinas termelétricas dos estados de Pernambuco e Paraíba.

Em todo o país, a estatal possui 13 refinarias em operação. A capacidade de processamento de petróleo de todas elas juntas é de 2,176 milhões de barris por dia. Em relação à Refinaria Potiguar Clara Camarão, a capacidade de refino é de 38 mil barris de petróleo por dia

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.