Guamaré RN; PETROBRAS: Cerveró cita propina de U$$ 100 milhões durante governo FHC


O ex-diretor de Internacional da Petrobras Nestor Cerveró afirmou a investigadores da Operação Lava-Jato que a compra do conglomerado de energia argentino Pérez Companc (PeCom) pela Petrobras, em julho de 2002, “envolveu uma propina ao governo FHC de US$ 100 milhões”. Cerveró atribuiu as informações a diretores da Perez Companc e a Oscar Vicente, executivo argentino que presidia a empresa na época da aquisição – que custou US$ 1,02 bilhão.

A declaração do ex-diretor da petrolífera foi feita antes que ele assinasse acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR), firmado em novembro. O Valor teve acesso com exclusividade ao documento sigiloso em que Cerveró faz a afirmação, apreendido no gabinete do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) durante ação de busca da Lava-Jato realizada em novembro de 2015.

Delcídio – diretor de Gás e Energia da Petrobras de 2000 a 2001e chefe de Cerveró na companhia – é acusado de obstruir a delação premiada de seu ex-subordinado e está preso preventivamente em Brasília.

A Polícia Federal (PF) investiga como o ex-líder do atual governo Dilma Rousseff no Senado teve acesso ao material secreto da investigação. O senador disse à PF, em depoimento, que assumiu o cargo de diretor da Petrobras “atendendo a convite do então presidente da República Fernando Henrique Cardoso, o qual lhe foi transmitido por Rodolpho Tourinho, que à época estava à frente do Ministério de Minas e Energia e era presidente do conselho de administração da Petrobras”. Tourinho, morto em 2015, era cota do PFL (atual Democratas) na petrolífera, partido que integrava a base aliada do governo FHC, e ligado ao senador baiano Antonio Carlos Magalhães – que morreu em 2007.

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3wwJORGokfoto11pol-102-tucanos-a5

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.