GUAMARÉ RN-Ouvi certo pregador dizer que para uma pessoa viver uma vida sem pecado, basta apenas ouvir a palavra, passando pelo processo de “Metanoia”, que significa Mudança de mente


images

Ouvi certo pregador dizer que para uma pessoa viver uma vida sem pecado, basta apenas ouvir a palavra, passando pelo processo de “Metanoia”, que significa Mudança de mente. Esse pregador disse que se uma pessoa muda a sua mente pela palavra de Deus mudará também todo o seu comportamento.

Confesso que na hora em que ouvi isso, pareceu certo, mas, ao mesmo tempo, algo soou estanho, “arranhou”, em meu espírito. Então, fui estudar e, comecei pela palavra “Metanoia”.

De fato, essa palavra grega “Metanoia” quer dizer “Mudança de mente” que é o mesmo para “Arrependimento”. Ou seja, arrependimento quer dizer “mudança” de mente.

Então, orei um pouco sobre isso e perguntei ao Senhor: “Senhor, quer dizer que o arrependimento vem por mudar a mente? Quando alguém peca precisa somente mudar a mente? é isso?”.

Fiquei esperando no Senhor uma resposta e, de repente uma inspiração subiu em meu espírito e me fez estudar a palavra “Se arrepender”. Achei que as duas palavras, arrependimento e se arrepender, vinham da mesma palavra grega “Metanoia”. Mas, para a minha surpresa, “se arrepender” vem da palavra grega “Metanoeo”. Agora, temos duas palavras muito parecidas “Metanoia” e “Metanoeo”. Qual a diferença das duas? Antes de eu explicar, vamos ler algo que escritor de Hebreus diz:

“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma (onde está a mente) e espírito (Coração), juntas e medulas, e é apta para discernir (capaz de julgar) os PENSAMENTOS (Mente) e propósitos do CORAÇÃO (espírito humano)”. (Hebreus 4:12)

Um pouco mais adiante o escritor diz:

“Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: NA SUA MENTE imprimirei as minhas leis, também SOBRE O SEU CORAÇÃO as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. (Hebreus 8:10)

O que eu percebi em comum nesses dois textos? Que Deus trata o homem na mente e no coração, e não somente na mente (metanoia). Comecei a enxergar pelos olhos da revelação que não basta “apenas” mudar a mente (renova-la) Mas, também é necessária uma mudança de coração, um ajuste, uma correção, uma mudança de comportamento.

É exatamente o que a palavra “Metanoeo” significa, não só uma mudança de mente, mas também de coração, afetando o comportamento humano.

Eu lhe pergunto, é possível alguém passar pelo processo de “Metanoia”, mudança de mente, e mesmo assim viver uma vida errada, em pecado? Claro que sim! É possível ter uma mente cauterizada, como também uma consciência cauterizada. O contrário também é verdade, é possível alguém está confuso na mente, mas decidir crer com o coração, confessar fé com a sua boca e viver a vida de Deus!

De fato, com o coração que se crê, e é com o coração que se duvida. Foi Jesus quem disse: “E não duvidar em seu coração…” Mc 11.23. O que eu quero dizer com isso? Não basta apenas renovar ou mudar a mente (Metanoia) é preciso haver um processo de “Metanoeo” mudança de mente e comportamento (através do coração).

A decisão está no espírito do homem. É através do espírito do homem recriado Cristo que Deus se comunica e não através da nossa mente. Por exemplo: quando oramos em línguas, oramos com o nosso espírito, a nossa mente fica infrutífera até que o dom de interpretação de línguas traz a mensagem do nosso espírito para a nossa mente.

É muito importante ter uma mente renovada, vai nos ajudar bastante! Mas o coração certo, alinhado e cheio da palavra é quem fará com que os crentes tenham um comportamento cristão. Conheço ministros, pregadores, que passaram por várias “metanoias”, mas não “Metanoeo”. Ou seja, mudaram suas mentes, mas não mudaram seus corações.

Por fim, Arrependimento é renovação da mente, mudança de mente. Já Se arrepender, é mudar a mente e o comportamento (Mente e coração). Quando alguém cai em pecado, por exemplo, deve haver um “Metanoeo”, correção de coração, mudança de comportamento.  Veja algo bem interessante que Tiago diz:

“Portanto, DESPOJANDO- VOS (metanoeo – mudança de comportamento) de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar A VOSSA ALMA (Metanoia – mudança de mente).  Tornai- vos, pois, PRATICANTES DA PALAVRA (metanoeo) e não somente ouvintes (METANOIA), enganando- vos a vós mesmos.  Porque, se alguém é ouvinte da palavra (METANOIA) e não praticante (Metanoeo), assemelha- se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;  pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.  Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante (metanoeo), esse será bem- aventurado no que realizar. (Tiago 1:21-25)

Veja também o que Jesus disse:

“Acautelai- vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende- o; se ele SE ARREPENDER (MENATOEO), perdoa- lhe. (não arrependimento, mas, se arrepender) Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo (confessar):Estou arrependido (MENATOEO), perdoa- lhe”. (Lucas 17:3-4)

Não viva uma vida cristã somente com “informações” na mente. Faça com que a palavra se torne revelação pela prática, e assim, viva uma vida bem sucedida em Cristo!

CONTEÚDO RELACIONADO:

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.