GUAMARÉ RN-O investimento em infraestrutura como saída global


dani_rodrik_infraestrutura

A lógica da crise mundial é sistêmica e circular:

  1. A desregulação econômica produziu uma miríade de novas ferramentas de alavancagem que levaram à maior crise econômica pós 1929.
  2. Para impedir quebras bancárias, países injetaram um caminhão de recursos nos seus respectivos sistemas, estatizando a dívida privada e gerando monumentais dívidas públicas.
  3. O FMI acorreu em auxílio das economias mais endividadas aplicando a fórmula tradicional de exigir fortíssimos ajustes fiscais, responsáveis pela destruição das estruturas sociais e do dinamismo econômico em várias delas.
  4. O equilíbrio global ocorre quando as economias deficitárias conseguem se equilibrar à custa das economias superavitárias. Mas o que se observou na outra ponta foram as grandes economias – Alemanha à frente – jogando em uma retranca fortíssima, mantendo seus superávits comerciais.
  5. Por seu turno, a economia chinesa vem passando por transformações estruturais visando mudar o centro dinâmico do mercado externo para o interno. No meio da trajetória foi apanhada pela redução do nível de atividade europeu.
  6. A redução da atividade na China impactou de frente os países produtores de commodities, especialmente minério de ferro e petróleo.

Tem-se, agora, o segundo tempo da crise de 2008, em muitos pontos similar à de 1930, quando as atitudes defensivas dos países impediram o ajuste global.

***

É nesse quadro que a infraestrutura pública volta a ser vista como saída global e, provavelmente, será o tema preferencial na reunião anual de Davos.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.