GUAMARÉ RN-Empresários do RN querem parceria com Reino Unido para o offshore



Empresários e entidades do setor produtivo do Rio Grande do Norte estão otimistas com os resultados de uma missão internacional realizada no Reino Unido para conhecer boas práticas e projetos do setor de energia eólica offshore (no mar). O país é líder na produção desse tipo de energia na Europa e apresenta, segundo integrantes da comitiva potiguar, contribuições importantes para o segmento, que deve chegar ao Estado nos próximos anos. Além disso, a intenção foi prospectar contatos para futuras parcerias.

Um dos participantes da comitiva, o presidente do Sindicato da Construção Civil no RN (Sinduscon-RN), Sérgio Azevedo, destacou que a sinergia entre o setor acadêmico, a inciativa privada e legisladores no Reino Unido, serve como modelo para que o Rio Grande do Norte possa desenvolver projetos sustentáveis, a partir da união de esforços.

– “A gente precisa criar um ecossistema de prosperidade, com uma soma de esforços onde todos estejam a favor do desenvolvimento do Estado”, aponta.

O Rio Grande do Norte conta com 10 projetos eólicos offshore à espera de licenciamento no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Juntos, os complexos somam 17,84 Gigawatts (GW), o correspondente a 9,7% do volume projetado para todo o País (182,98 GW). Os projetos no Estado estão divididos da seguinte forma: Beta e Projeto Galinhos (3 GW, cada); Ventos Potiguar (2.8 GW) e Maral (2 GW).

Posted by Toni Martins

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.