GUAMARÉ RN-Assistência Social na Comunidade: Oportunizando o acesso e a efetivação dos direitos sociais.


DSC05704

“Quem tem telhado de vidro não atira pedras ao do vizinho.” Provérbio Português.

Opinião: Ainda quando o editor deste blog era criança, sempre tive um grande fascínio pelos provérbios populares.

Talvez, herança da minha mãe, que perdi aos 8 anos de idade.

Ela gostava muito de citar provérbios nas suas conversas que tinha comigo, sempre me ensinando a vida como eu deveria me comportar se eu quisesse viver mais.

Falar uma frase sem citar um provérbio, nos meus diálogos, nas postagens do blog que sempre teve identidade, é para mim um grande desafio. O tempo foi passando, e essa pretensão também.

Vejo que não há nenhuma necessidade de crescimento na vida de um politico viver atacando seus aliados, amigos e companheiros pra se dá bem.

Acreditem… Alguns em Guamaré decidiram trilhar este caminho, fato que me leva a forte necessidade de lembrar os provérbios que minha mãe me ensinou lá atrás… Quando pensarmos em acusar alguém é bom lembrar-se dos velhos e sábios provérbios “Quem tem telhado de vidro, não atira pedra no do vizinho”.

Quantas pessoas que ao apontarem os defeitos dos outros, são surpreendidas com a revelação dos seus também! Então, quem tem algo a esconder, é melhor pensar duas vezes antes de criticar alguém, para não ficar exposto.

Acredito que um dos grandes problemas do ser humano, é justificar o seu erro através do erro alheio. Se justificar usando o erro alheio não nos leva a nada, só piora as coisas para quem acusa.

“O homem modesto tem tudo a ganhar e o orgulhoso tudo a perder: é que a modéstia tem sempre a ver com a generosidade e o orgulho com a inveja.”

       Publicidade:

É possível construir uma Guamaré melhor de se viver investindo no social.

DSC_0388

A dona de casa, Adriana Rosendo, residente na comunidade de Lagoa Seca, Zona Rural do Município, é mais uma das testemunhas do povo, que a Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), vêm escrevendo a cada dia uma nova história com os inúmeros investimentos feitos na área social do município. A beneficiária dos programas da prefeitura, abraça o prefeito Hélio Miranda… Um gesto singelo de gratidão.

A magnitude e a complexidade das questões sociais exigem do governo e da secretaria de assistência social, permanente empenho em dar respostas criativas aos demandantes de serviços e benefícios socioassistencais, de modo a suprir necessidades humanas básicas e vitais, no campo dos direitos sociais. Trata-se de enfrentar e combater desigualdades de renda e oportunidades com a criação de projetos que beneficie a população de baixa renda.

A construção das políticas de assistência social com as demais políticas, têm sido discutidas diariamente na Secretaria de Assistência Social para o fortalecimento do SUAS. A assistência segue como prioridade no governo do prefeito Hélio, auxiliando a população com recursos e profissionais qualificados para garantir direitos, enfrentar a pobreza e proteger as pessoas mais vulneráveis.

O governo do prefeito Hélio, beneficia mensalmente 2.600 famílias com o cartão renda cidadã, recursos na ordem de quase R$ 340 mil mensal.  São atendidos no restaurante popular hoje 450 pessoas dia, antes eram 700 pessoas, mas devido os canteiros de obras montado na comunidade de Baixa do Meio, gerou emprego e renda, reduzindo o número de pessoas atendidas no restaurante.

Quase 300 famílias são beneficiadas com aluguel social, dentre outros benefícios. A gestão do prefeito Hélio tem garantido todos os benefícios eventuais necessários à sobrevivência humana e também o auxilio funeral. Os indicadores sociais do município vêm mostrando que é possível construir uma Guamaré melhor de se viver.

       Publicidade:

Vergonha em Macau… O povo tá sofrendo em todos os setores na gestão do prefeito interino Einstein Barbosa.

“Humilhação tem nome: Prefeitura de Macau ainda não pagou um centavo esse ano do transporte de alunos do IFRN”.

DSC_0131

As finanças da prefeitura não vão boas das pernas, agente sabe, mas já não se sabe o que é prioridade ou o que é supérfluo na atual gestão. Se paga 4 mil reais de buffet de uma inauguração do PSF da Ilha de Santana, mas não se paga à quatro meses os proprietários dos transportes escolares dos alunos do IFRN.

Outra disparidade é a quantidade de contratos e cargos comissionados que estão invadindo a prefeitura de Macau. Se isso não é querer humilhar, já não se sabe o que é! Transparência Macau.

       Publicidade:

Operação Viajante desarticula associação criminosa em João Câmara.

Foto: PC/Assecom

Nas primeiras horas desta quinta-feira (14), a 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil de João Câmara deflagrou a Operação Viajante e prendeu 17 suspeitos que vinham praticando o crime de tráfico de drogas no município. As cinco mulheres e os 12 homens foram detidos em cumprimentos a mandados de prisão e em flagrante delito.

Drogas, espingarda e munições foram apreendidas com os suspeitos (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)O nome da Operação é uma referência ao criminoso Diego da Silva Lima, 24 anos, conhecido como “Viajante”, que mesmo estando preso, comandava de dentro do presídio, o envio de drogas de Natal para João Câmara. Diego Viajante é suspeito de ter praticado dois homicídios, três tentativas de homicídio e de ter atuado no tráfico de drogas na cidade de João Câmara em 2015, depois de ter fugido em dezembro de 2014 do Presídio de Alcaçuz.

“No mês de agosto de 2015, iniciamos a investigação de um homicídio que aconteceu em João Câmara e descobrimos que o Diego da Silva Lima era suspeito pelo assassinato e que também gerenciava o crime de tráfico de drogas na cidade de João Câmara. Verificamos que o criminoso, que não possuía residência fixa, tinha o hábito de viajar até para outros Estados, para dificultar a sua prisão.

Apesar de sua estratégia, nós conseguimos prender Diego Viajante em 09 de dezembro de 2015, em São José do Mipibu, quando ele voltava de São Paulo para o RN”, detalhou o responsável por toda a investigação, o delegado titular da 10ª. DRP, Nivaldo Floripes. Após a prisão de Diego Viajante, as investigações que resultaram em um inquérito policial de 1.200 páginas revelaram que havia uma organização criminosa composta por várias pessoas em João Câmara, que eram comandadas por Diego Viajante.

Os suspeitos não atuavam somente no tráfico de drogas, mas também vinham praticando outros crimes na cidade”, explicou o delegado Nivaldo Floripes. Durante a Operação, Diego Viajante, mesmo estando detido, recebeu a notificação para cumprir mais tempo de prisão pelo cometimento de crimes novos.

A Operação Viajante – A ação policial contou com o trabalho de 180 policiais civis e policiais militares e teve apoio da Delegacia Móvel da Polícia Civil. Além das prisões, a Polícia apreendeu maconha e crack; três coletes balísticos, uma espingarda; munições calibre 12; dois revólveres, um de calibre 38 e outro de calibre 32; celulares; jóias; equipamentos eletrônicos e materiais usados para comercializar as drogas. Fonte: Degepol

       Publicidade:

Assistência Social na Comunidade: Oportunizando o acesso e a efetivação dos direitos sociais.

DSC05704

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS realizou ontem, dia 12 de Abril de 2016, junto as comunidades: Assentamento Umarizeiro, Nova Jerusalém e Assentamento Encruzilhada as primeiras ações do SUAS na Comunidade, em que esta iniciativa possui a finalidade de levar às comunidades de Guamaré/RN, os setores e serviços oferecidos pela referida Secretaria, a fim de promover o conhecimento e o acesso aos usuários, bem como torna-los protagonistas do próprio direito, fomentando assim o interesse pela participação social.

DSC05740

A Secretária Municipal de Assistência Social, Sra. Marisa Rodrigues da Silva fez a abertura do SUAS na Comunidade apresentando ao público presente que esta iniciativa possibilita orientações e o acesso aos mais diversos programas e serviços que a Assistência Social oferece aos seus usuários a nível municipal, levando em consideração as informações repassadas pela Vigilância Social que identifica aquelas pessoas, famílias que precisam ser incluídas no Sistema Único de Assistência Social com o intuito maior de garantir os direitos aos seus beneficiados.

DSC05674

Em seguida, o Núcleo de Desenvolvimento e Participação dos Adolescentes – NUCA, apresentou ao público uma Peça Teatral: “Campanha de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti” a qual possuiu a finalidade de abordar o combate ao mosquito transmissor da dengue, chicungunha e Zica como uma forma de prevenir através de informações, e orientar através de situações do dia a dia os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito causador das doenças acima citadas.

DSC05703

Dando seguimento a programação, foi realizado o Fórum dos Usuários – Controle e Participação Social na Comunidade, em que a Sra. Juliana Bezerra, Coordenadora do ACESSUAS Trabalho, apresentou aos usuários um vídeo em que o mesmo abordou como funciona o controle social e a importância da participação da sociedade civil dentro dos Conselhos Municipais, e assim provocar a participação e o conhecimento dos anseios e problemas enfrentados pelos usuários das localidades presentes. Abrindo posteriormente para o debate, e em seguida foi realizada a escolha de dois representantes de cada localidade escolhidos democraticamente pelos usuários do SUAS presentes no evento para participação do II Fórum do Selo Unicef.

DSC05672

O intuito deste momento, foi expor para os usuários as resoluções dos Encontros Preparatórios – 2014 e Pré Fóruns Comunitários realizados no ano de 2015, vislumbrando os problemas e os avanços alcançados no âmbito da politica social de Assistência Social em nosso município e assim, possibilitar o Controle Social na comunidade.

DSC05751

Ao final do Fórum dos Usuários, o NUCA apresentou a 2ª Peça Teatral “Os Direitos Socioassistenciais”, está apresentação teatral objetivou repassar aos usuários do SUAS o conhecimento dos programas e serviços oferecidos pela Assistência Social no município de Guamaré.

DSC05679

Em seguida, foi aberta a oferta aos usuários do SUAS os serviços do Cadastro Único/Bolsa Família, CRAS – SCFV, CREAS, Alta Complexidade, Serviços e Benefícios, ACESSUAS Trabalho e Associação de Artesãs; neste momento, foram realizadas orientações e atendimentos ao público, que pôde usufruir dos referidos programas e serviços da Assistência Social em sua comunidade.

DSC05659

O próximo SUAS na Comunidade será na próxima terça-feira (19/04) na localidade de Lagoa Doce/Mangue Seco I e II, estará presente também nas demais localidades do município. A Politica de Assistência Social no município, como afirma a Secretária Marisa Rodrigues, vem sendo construída na administração do Prefeito Hélio William de forma democrática e participativa, e que por este motivo é de suma importância à participação de seus usuários, de sua voz, para que assim possamos avançar cada vez mais no acesso, garantia e efetivação de seus direitos. Contamos com a sua participação!!!

DSC05738

Veja mais fotos do SUAS nas comunidades.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.