GUAMARÉ-MACAU-PENDÊNCIAS-CARNAUBAIS-ALTO DO RODRIGUES-ASSU-IPANGUASSU-NATAL-RN-Candidatos ao governo debatem propostas e trocam farpas em debate


noticia_116941

A Band Natal, em parceria com o Portal Nominuto e rádio 96FM, realizou na noite desta quinta-feira (9) o primeiro debate referente ao segundo turno das eleições para o Governo do RN. Participaram do embate os dois governadoráveis renascentes do primeiro turno, Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD).

Nos momentos que antecederam o debate, o diretor da Band Natal Augusto Correia, destacou o fato da emissora ser a primeira a promover o embate direto entre os candidatos, tanto no primeiro como no segundo turno. “É uma tradição nossa, sempre fazemos os primeiros debates”.

chegada-h

Henrique foi o primeiro a chegar aos estúdios da Band, e falou sobre a expectativa para o debate e 2º turno. “Ganhamos o primeiro turno com mais de 80 mil votos, agora esperamos vencer também o segundo turno”, disse. O peemedebista falou também como pretende conquistar os eleitores indecisos. “Vamos conversar com eles, para que o indeciso possa fazer, de forma consciente sua melhor opção. E espero ser essa melhor opção”.

Robinson, também comentou sobre as estratégias para o segundo turno. “Nossa estratégia deu certo e será mantida. Conseguimos chegar ao segundo turno com menos recursos que o adversário”, disse.


Primeiro bloco

Com o debate rolando, no primeiro bloco os candidatos fizeram perguntas entre si, com temáticas livres, o que provocou ataques diretos. O destaque para o primeiro bloco ficou para questionamentos sobre segurança e provocações sobre a função de vice-governador.

Primeiro a perguntar, Robinson questionou Henrique sobre aversão do mesmo com relação ao projeto do Ronda Cidadã. Henrique respondeu que o projeto não trouxe bons resultados nos estados onde foi implantado.

Logo, o peemedebista perguntou a Robinson qual a função dele como vice-governador. O candidato do PSD retrucou alegando que o cargo não é nomeado através de canetada, é um mandato eletivo.

Na sequência, Robinson indagou Alves sobre o apoio de Carlos Eduardo [Prefeito do Natal]. Por fim, Henrique perguntou sobre as ações contra a seca enquanto Robinson era secretário de Recursos Hídricos, em 2011, o que provocou troca de farpas entre eles.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=1NBBfzY6y7I?feature=player_detailpage]


Segundo bloco

O segundo bloco foi constituído de perguntas sobre temas relevantes do Rio Grande do Norte, pré-definidas pela produção e sorteadas no momento do debate, o que proporcionou aos candidatos apresentarem suas propostas para o RN. Temática corrupção foi destaque deste bloco.

Após o sorteio, Robinson Faria (PSD) foi novamente o primeiro a questionar. No caso, o candidato abordou a temática do turismo. Em seguida, Henrique insistiu no questionamento sobre o que o adversário fez para o enfrentamento à seca.

O momento de tensão neste segundo bloco ocorreu durante o último questionamento de Robinson a Henrique, com relação a corrupção. “Em relação a isso estou tranquilo, de mãos limpas”. Na sequência, Henrique pergunta a Robinson sobre o temática da energia.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=IpgfPBMUZfU?feature=player_detailpage]


Terceiro bloco

No terceiro bloco os dois candidatos aos Governo do Estado voltaram a fazer perguntas entre si com temas livres, o que gerou novos conflitos entre os governadoráveis.

O primeiro a perguntar foi Henrique Eduardo (PMDB), que questionou Robinson sobre a definição de “curral eleitoral”. O candidato disse que “curral eleitoral que falo é a sua família”.

Na sequência, foi a vez de Robinson questionar sobre emprego. Henrique respondeu que “falta uma política de atração as empresas”. Logo, Henrique lembrou a Robinson sobre o crime ecológico da marra negra. Robinson, por sua vez, disse que “o candidato não conhece da questão ambiental”.

Em seguida, Robinson perguntou a Henrique sobre o atraso da cidade Angicos, onde o candidato tem raízes. Henrique respondeu falando que das obras da BR 304, da barragem de Oiticica e de outras obras. “O telespectador sabe que é verdade, ele sabe que essas obras estão acontecendo”.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=1D56Hx1cETA?feature=player_detailpage]


Quarto bloco

No quarto e penúltimo bloco os candidatos voltaram a falar de propostas para o RN, por meio de perguntas pré-definidas pela produção e sorteadas.

Robinson Faria (PSD) foi o primeiro a ser questionado. No caso, o candidato foi perguntado por Henrique com relação ao trato com a violência associada as drogas. Robinson alfinetou dizendo que “o adversário não vive aqui, não sabe os anseios do povo.

Logo, Robinson perguntou a Henrique sobre a recuperação da Gestão Financeira. “Temos que buscar parcerias”.  Tema crítico em uma gestão, Henrique perguntou a Robinson sobre saúde. Robinson disse que “para a saúde há dinheiro suficiente, mas falta gestão. O meu governo será técnico”. Outro tema delicado, Robinson questionou Henrique sobre educação. “Tudo que o governo Dilma e Michel Temer fez em relação à educação, nós vamos ampliar”.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=qN2GrvMUnh4?feature=player_detailpage]


Quinto bloco

O último bloco é destinado às considerações finais dos candidatos, Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD), que tiveram oportunidade de passar suas mensagens de encerramento aos seus eleitores.

Robinson foi o primeiro a convocou os eleitores que votaram em Robério Paulino (PSOL) e Simone Dutra (PSTU). “Vamos juntos, lhe convido para participar dessa grande mudança. E no final, vote 55”.

Em seguida, foi a vez de Henrique, que agradeceu aos eleitores pelos votos do primeiro turno e os convocou para o segundo turno. “Quero que o eleitor compare para que ele escolha o melhor”.

Reprise

Os eleitores que não tiveram a oportunidade de acompanhar o debate entre os dois candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte, Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD), poderão assisti-lo nesta sexta-feira (10), 13h20, na tela da Band Natal.

Tags: debatebandnominuto Eleições 2014
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.