FOTOS IMAGENS-TRE-MT apura candidaturas ‘laranjas’ em 249 candidatas sem nenhum voto


untitled-1_s8seqal

TRE-MT apura candidaturas ‘laranjas’ em 249 candidatas sem nenhum voto

Do G1 MT

Urnas eletrônicas Angra dos Reis (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)249 candidaturas femininas não tiveram
nenhum voto (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) enviou à Procuradoria Regional Eleitoral a relação das candidaturas femininas com registro deferido, mas que tiveram votação zero nas urnas, ou seja, não receberam nem o próprio voto. O objetivo é investigar se os partidos e coligações utilizaram os nomes destas mulheres como ‘candidatas laranja’, apenas para preencher as cotas de gênero.

Em Mato Grosso houve 266 candidatos com registro deferido e votação zero. Desse total, apenas 17 são do sexo masculino. A maioria, ou seja, 249 candidaturas, são do sexo feminino. Os números divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) demonstram que, em todo o país, 14.417 mulheres registradas como candidatas terminaram a eleição com votação zerada, mesmo tendo sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral, indício forte de que houve candidatura fictícia.

O TSE enviou orientações aos procuradores eleitorais para que apurem a veracidade dessas candidaturas conferindo assinaturas e documentos que constam no processo de registro de candidatura. Eles também devem verificar se houve gastos de campanha, uma vez que nas candidaturas fictícias é comum a inexistência de investimento na campanha eleitoral.

De acordo com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, caso fique comprovado o uso indevido do nome das mulheres como candidatas ‘laranja’, os candidatos masculinos destes partidos e coligações, que tenham sido eleitos, podem até ter o mandato impugnado por terem se beneficiado com a ilegalidade.

Deputadas e prefeitas
Em Mato Grosso, apenas 189 mulheres foram eleitas para ocuparem cargos de vereadoras a partir do ano que vem. Elas representam 13,46% do total das 1.404 vagas para o Legislativo no estado. Em Cuiabá, por exemplo, pela primeira vez em 26 anos, nenhuma mulher foi eleita.

Quinze municípios de Mato Grosso terão mulheres como prefeitas. Elas irão representar 9,9% do total de 141 prefeitos do estado. Nesta eleição, a candidata mais votada foi Lucimar Campos (DEM), reeleita como prefeita de Várzea Grande, região metropolitana da capital e segundo maior colégio eleitoral do estado. Ela recebeu 95.634 votos, o que representa 76,16% dos votos válidos naquele município.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.