FOTOS IMAGENS-Suspeita de bomba faz jogo de basquete começar sem torcida


whatsapp_image_2016-08-11_at_19.08.31

Uma suspeita de bomba na Arena Carioca 1, onde Espanha e Nigéria se preparavam para fazer o penúltimo duelo do basquete do dia, atrasou a entrada dos torcedores no local. Uma mochila foi encontrada perto de uma das entradas do público, e o esquadrão antibombas foi acionado. Ambulâncias e carros do Corpo de Bombeiros chegaram ao local, mas tudo não passou de alarme falso. O objeto, que foi detonado pelas forças especiais, não continha explosivos. O Comitê Rio 2016 soltou uma nota para explicar o ocorrido, assegurando a segurança dos procedimentos adotados.

Uma inspeção de rotina na Arena Carioca 1 encontrou uma mochila abandonada, pouco antes da partida de basquete masculino entre as equipes da Nigéria e da Espanha. Seguindo os protocolos de segurança, o público ficou retido do lado externo da arena enquanto os especialistas preparavam a remoção do objeto.

Um exame preliminar da localização e do tamanho da mochila permitiu aos especialistas autorizar o início da partida e a presença dos jornalistas dentro do ginásio. Apenas o público ficou do lado de fora porque o local onde estava a bolsa era próximo à passagem dos espectadores.

A mochila estava perto de um container de lixo na saída do banheiro no piso superior. Foi feita uma explosão controlada seguindo orientação da Polícia Federal e do Exército. Dentro da mochila foram encontrados um tablet, um par de meias e um casaco. Imediatamente após a detonação foi liberada a entrada de público.

A assessoria do Rio 2016 explicou com mais detalhes o procedimento de segurança, lembrando que o torcedor pode pedir o reembolso do ingresso caso considere que houve prejuízo por não assistir a todo o jogo.

Pelo tamanho e pela posição da mochila, os especialistas avaliaram que isso não oferecia nenhum risco para quem estava dentro da quadra. Os jornalistas estavam num canto contrário ao banheiro masculino, no piso superior, e os especialistas entenderam que o jogo podia começar sem oferecer risco nenhum. Agora, para os torcedores, que iriam circular, era arriscado. Então tivemos que segurar o público por segurança mesmo. Quem se sentiu lesado por ter perdido uma parte do jogo, aconselhamos que entrem, se divirtam, aproveitem sua experiência olímpica e vejam boa parte do jogo que vai dar para ver. E se se sentir prejudicado, solicite reembolso no rio2016.com/ingressos.

Um agente da Força Nacional, que pediu para não ser identificado, deu detalhes de como foi o procedimento para acabar com a suspeita de bomba.

– Foi encontrada uma mochila numa área que não era acesso ao público, na porta de um banheiro. Um voluntário a avistou e em seguida avisou a um agente, aí mandaram isolar o local e avisar ao centro integrado de comando e de controle setorial da Barra. É onde estão os representantes de todos órgãos de segurança. Tomei conhecimento e informei ao representantes da Polícia Federal, que acionaram o esquadrão antibomba. Analisaram a mochila e tomaram a decisão de fazer o rompimento dela com um canhão disruptor. Eles usaram uma carga menor, sem colocar as instalações e as pessoas em risco. Conseguiram verificar que só havia um iPad e roupas. É possível explodir com tudo isolado e num local da mochila sem danificá-la. Somente o objeto que será rompido. O dono não apareceu, e nós esperamos por uma hora por ele antes de acionarmos o esquadrão antibomba.

O público foi autorizado a entrar para assistir ao jogo às 19h03, quando a partida já havia começado, e ainda havia muita gente do lado de fora durante o intervalo – os jogadores, por sua vez, entraram em quadra sem saber o que estava acontecendo, seguindo o protocolo para o início do duelo. Apesar do barulho causado pela explosão de segurança, só houve correria dos torcedores para chegar logo aos seus lugares assistir ao jogo, logo depois da revista obrigatória para entrar na arena.

De acordo com os voluntários que trabalham no local, foi a terceira mochila esquecida dentro da Arena Carioca 1. Os dois casos anteriores não foram relatados porque os objetos foram esquecidos na tribuna de imprensa e pertenciam a jornalistas.

* Com reportagem de Marcello Pires, Raphael Andriolo, Thales Soares e Eduardo Peixoto.

Público é liberado para entrar quando o jogo já havia começado (Foto: Raphael Andriolo)Público é liberado para entrar quando o jogo já havia começado (Foto: Raphael Andriolo)
Jogadores aquecem em ginásio vazio (Foto: Thales Soares)Jogadores aquecem em ginásio vazio (Foto: Thales Soares)
Ameaca de bomba na arena carioca 1 jogo espanha x nigeria (Foto: Thales Soares / GloboEsporte.com)Esquadrão antibomba na Arena Carioca 1 (Foto: Thales Soares / GloboEsporte.com)
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.