FOTOS IMAGENS-RN pede à Petrobras doação de tubos para fazer ‘muralha’ e separar facções


 

RN pede à Petrobras doação de tubos para fazer ‘muralha’ e separar facções

Projeto prevê que pavilhões 5 e 4, onde houve matança, fiquem juntos.
Foi a ausência de obstáculos que contribuiu para rebelião.

Fernanda Zauli e Fred CarvalhoDo G1 RN

19/01 - Presos são vistos durante um confronto de facções na penitenciária de Alcaçuz, perto de Natal, no Rio Grande do Norte (Foto: Josemar Gonçalves/Reuters)19/01 – Presos são vistos durante um confronto de facções na penitenciária de Alcaçuz, perto de Natal, no Rio Grande do Norte (Foto: Josemar Gonçalves/Reuters)

O Governo do Estado pediu à Petrobras a doação de tubos de aço para erguer uma muralha dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte para separar os presos de duas facções rivais. De um lado da muralha ficariam os pavilhões 1, 2 e 3 com os presos do Sindicato do RN e do outro lado os pavilhões 4 e 5 com os detentos do PCC.

O presídio foi palco de uma matança no último fim de semana, com 26 mortos, e segue com confronto de presos. “Os presos estão armados e se matando”, disse o major Eduardo Franco, da assessoria de comunicação da Polícia Militar.

O projeto da construção da muralha será coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Os tubos foram pedidos à diretoria regional da Petrobrás no Rio Grande do Norte para a construção da muralha. Os tubos serão colocados na vertical, com 4 metros de profundidade e cinco metros acima da terra. Esses tubos são de aço e serão preenchidos com concreto.

Rebelião
A rebelião em Alcaçuz começou na tarde de sábado (14), logo após o horário de visita. Presos do pavilhão 5, que abriga integrantes do PCC, usando armas brancas, quebraram parte de um muro e invadiram o pavilhão 4, onde há presos que integram o Sindicato RN.

Desde terça (17), a prisão se tornou um verdadeiro campo de batalha. As duas facções estão divididas no espaço que liga os pavilhões. Do lado esquerdo, perto do pavilhão 4, estão os integrantes do Sindicato do RN; do lado direito, os do PCC. Armados e com barras de ferro, paus e pedras, eles montaram barricadas com grades, chapas de ferro dos portões, armários e colchões.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Rio Grande do Norte (Sesed) tem mantido contato com lideranças do PCC e do Sindicato do RN para tentar retomar nesta semana o controle da penitenciária.

Penitenciária de Alcaçuz (Foto: Arte/G1)Penitenciária de Alcaçuz (Foto: Arte/G1)

 

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.