FOTOS IMAGENS-Recife e Olinda têm protesto, tradição e poesia na segunda de carnaval


20160208195741

Recife e Olinda têm protesto, tradição e poesia na segunda de carnaval

Blocos líricos tomaram conta do Marco Zero, saudando o passado.
Ladeiras tiveram bloco feminista, famílias e fantasias criativas.

Do G1 PE

Marco Zero já está lotado para os shows da noite desta segunda-feira (Foto: Reprodução/TV Globo)Marco Zero ficou lotado para apresentações dos blocos líricos (Foto: Reprodução/TV Globo)

A segunda-feira (8) de carnaval foi marcada por criatividade, irreverência, protestos e também reafirmação das tradições. A poesia dos blocos líricos levou famílias a relembrarem os antigos bailes no Marco Zero do Recife, enquanto Olinda teve protesto contra o machismo, forró nas ladeiras e até um bloco criado exclusivamente para que uma bisavó não deixasse de brincar na folia.

O encontro dos blocos líricos no Recife teve agremiações tradicionais, como o Bloco das Flores, criado em 1920 pelo carnavalesco Pedro Salgado, eternizado no famoso frevo Evocação Nº 1, de Nelson Ferreira. O Bloco O Bonde comemorou 25 anos no palco do Marco Zero.

Bloco O Bonde se apresenta no Marco Zero do Recife em dia de encontro de blocos líricos (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)Bloco O Bonde se apresenta no Marco Zero do Recife em dia de encontro de blocos líricos
(Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)

A Praça do Arsenal também se rendeu a poesia, com apresentação de grupos como o Boêmios da Boa Vista, fundado em 2007. O Bloco Lírico Artesãos de Pernambuco fez uma homenagem à atriz Geninha da Rosa Borges, que acompanhou a apresentação.

A programação tranquila levou famílias para aproveitar, mais uma vez, a tarde no Bairro do Recife. As primas Larissa, de 5 anos, Isabella, 5, e Gabriela, 4, foram fantasiadas de zika, chikungunya e dengue, respectivamente. “A ideia é fazer com que as pessoas não esqueçam dos cuidados para combater o mosquito”, explica a mãe de Larissa, Juliana Freitas.

A tradição também mostrou sua força no 26º Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto, na Cidade Tabajara, em Olinda. O evento desta segunda reuniu 37 grupos. Turistas de todo o país e até de outros países compareceram à Praça Ilumiara Zumbi para conferir de perto o colorido dos caboclos de lança.

Boi da Macuca prova que Olinda tem espaço para o forró no carnaval (Foto: Lorena Andrade / G1)Boi da Macuca prova que Olinda tem espaço para o forró no carnaval (Foto: Lorena Andrade / G1)

No fim da tarde, em Olinda, era possível ouvir o som da sanfona e pessoas cantando canções de Luiz Gonzaga. O bloco Boi da Macuca, que conta com 27 carnavais, mostrou que não só de frevo é feita a folia pernambucana e que forró não é apenas para a época de São João, arrastando uma multidão pelas ladeiras.

Mais cedo, o bloco feminista Vaca Profana trouxe mulheres com os seios à mostra em forma de protesto contra o machismo e o assédio. A ideia surgiu de uma fantasia usada pela produtora de cinema e uma das organizadoras da agremiação, Dandara Pagu. “Me fantasiei de Vaca Profana, em homenagem à música cantada por Gal Costa, no carnaval do ano passado e a partir disso percebi que os dias de folia também eram uma oportunidade de refletir”, contou.

Bloco feminista Vaca Profana propôs reflexão sobre assédio e machismo (Foto: Beto Figueiroa)Bloco feminista Vaca Profana propôs reflexão sobre assédio e machismo (Foto: Beto Figueiroa)

As ladeiras de Olinda foram também testemunhas do amor da aposentada Izete Souza, de 90 anos, pelo carnaval. Preocupada se aguentaria a folia, a idosa foi presenteada pela família com um bloco, chamado “A Véia Debaixo da Cama”. Pelo quarto ano consecutivo, a cama feita de canos de PVC acaba criando uma espécie de perímetro seguro, protegendo a adorável dona Izete.

Estrutura de PVC imitando uma cama garante segurança para a brincadeira da idosa de 90 anos (Foto: Thays Estarque / G1)Estrutura de PVC imitando uma cama garante segurança para a brincadeira da idosa de 90 anos
(Foto: Thays Estarque / G1)

A segunda-feira teve também desfile de bonecos gigantes. As versões do policial federal Newton Ishii, o ‘japonês  da federal’; do juiz Federal Sérgio Moro; do músico David Bowie e dos personagens Yoda e Darth Vader, da franquia Star Wars, foram as grandes novidades da apoteose neste ano. Quem também ganhou uma versão gigante foi o deputado federal Jair Bolsonaro – mas esse gigante foi criação dos admiradores do político.

Ana Maria Braga, o japonês da Federal e David Bowie fazem sucesso entre os foliões (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Ana Maria Braga, o japonês da Federal e David Bowie fazem sucesso entre os foliões (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.