FOTOS IMAGENS-Polícia conclui que houve desvio de dose e indicia técnica de enfermagem por ‘vacina de vento’ em idosa em Copacabana



Adenilde da Silva deixa delegacia de Copacabana após prestar depoimento, em fevereiro — Foto: Reprodução/TV Globo

Adenilde da Silva deixa delegacia de Copacabana após prestar depoimento, em fevereiro — Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Civil indiciou nesta sexta-feira (12) a profissional de saúde suspeita de aplicar “vacina de vento” em um posto em Copacabana, Zona Sul do Rio. Segundo os investigadores, em 27 de janeiro, a técnica de enfermagem Adenilde Lourenço da Silva aplicou uma falsa dose numa idosa de 85 anos, com o intuito de desviar o imunizante.

“Ao final, foi possível comprovar o efetivo desvio da dose”, explicou a delegada Bianca Lima.

A auxiliar de enfermagem responderá pelos crimes de peculato e de infração de medida sanitária, e a Polícia Civil representou pelo afastamento de sua função pública.

O caso foi no Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto. Em depoimento, Adenilde da Silva disse ter errado ao não aplicar a vacina contra a Covid-19 na idosa.

Segundo a técnica de enfermagem, o líquido da vacina foi colocado na seringa por uma residente – que negou. Ela afirmou ter percebido que havia algo errado, mas não comunicou o ocorrido à enfermeira-chefe.

A filha da paciente gravou a aplicação e, ao rever o registro, percebeu que a seringa estava vazia ou com uma quantidade mínima do imunizante.

VÍDEO: flagrantes de falsa aplicação da vacina ou seringas vazias

–:–/–:–

VÍDEO: flagrantes de falsa aplicação da vacina ou seringas vazias

A Secretaria Municipal de Saúde a afastou do cargo e abriu sindicância para apurar o ocorrido. A idosa foi vacinada novamente – desta vez, de forma correta.

Ainda de acordo com a secretaria, fotos e vídeos feitos no momento da vacinação estão liberados e são recomendados.

Outros casos

Na quinta-feira (18), a técnica de enfermagem Rozemary Gomes Pita, de Niterói, foi indiciada por infração sanitária preventiva. A família de um idoso gravou o momento em que Rozemary inseriu a agulha, mas não apertou o êmbolo da seringa.

Em depoimento à polícia, ela não conseguiu explicar o que aconteceu e inclusive afirmou que é extremamente experiente e que nunca cometeu uma falha dessa natureza.

Vídeos mais vistos no Rio nos últimos 7 dias

 

200 vídeos

VÍDEO: Imagens mostram meninos desaparecidos em Belford Roxo andando em rua de bairro vizinho

MP encontra filmagem que mostra os meninos desaparecidos de Belford RoxoPolícia Federal cumpre mandado contra pastor que pediu por 'massacre' de judeus

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.