FOTOS IMAGENS-Polícia Civil do RJ cria manual para uso de helicópteros e impõe sigilo de 15 anos sobre documento


Polícia Civil — Foto: Reprodução/TV Globo

Foi publicado na edição do Diário Oficial do Rio de Janeiro, na quinta-feira (8), uma resolução da Secretaria de Polícia Civil que aprova e registra a criação de um manual para o uso de aeronaves da corporação durante operações.

No mesmo ato, foi atribuído ao guia pelo secretário da pasta, Marcus Vinícius Braga, o grau de sigilo “secreto”, que deverá vigorar por 15 anos. Na prática, a medida restringe o acesso ao manual aos órgãos que participaram da elaboração do documento e ao secretário.

Em nota ao G1, o secretário de Polícia Civil afirmou ter seguido a legislação vigente e explicou que as informações operacionais no guia são imprescindíveis à defesa da sociedade, e que “a publicidade pode pôr em risco a vida da população e dos policiais”.

Publicação no Diário Oficial do estado registra criação do manual e sigilo imposto — Foto: Reprodução Diário OficialPublicação no Diário Oficial do estado registra criação do manual e sigilo imposto — Foto: Reprodução Diário Oficial

Publicação no Diário Oficial do estado registra criação do manual e sigilo imposto — Foto: Reprodução Diário Oficial

Grupo de trabalho define normas

Em meados de julho, também no Diário Oficial, outra publicação determinou a criação de um grupo de trabalho para definir normassobre o uso de veículos aéreos não tripulados (VANT’s), helicópteros, veículos blindados e snipers (atiradores de elite).

Segundo a divulgação, o objetivo era que o grupo pudesse “interagir” com integrantes do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp) do Ministério Público do Rio (MPRJ) e estabelecer normas relativas às rotinas das operações policiais.

Operações são questionadas

Há meses, o uso de aeronaves em diversas operações policiais, assim como a atuação dos atiradores de elite, têm sido questionados por diversas entidades.

O uso de helicópteros, inclusive, já foi contestado na Justiça pela Defensoria Pública estadual.

No dia 10 do mês passado, moradores da Maré foram às ruas da comunidade protestar contra a decisão da Justiça que extinguiu a ação da Defensoria prevendo uma série de medidas para reduzir “danos” durante operações policiais no conjunto de favelas.

Veja também

G1 Carros

Carro voador japonês faz voo de um minuto em teste

Modelo da Nec Corp parece mais um drone gigante e utiliza 4 hélices para sair do chão. Governo japonês que tornar carros voadores viáveis até 2030.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.