FOTOS IMAGENS-Novas imagens mostram ação da PM que terminou em morte no Butantã Cinco policiais foram presos por suspeita de executar suspeito de roubo. Vídeo pode ajudar a esclarecer morte de um segundo homem.


sa

12/09/2015 19h49 – Atualizado em 12/09/2015 21h06

Novas imagens mostram ação da PM que terminou em morte no Butantã

Cinco policiais foram presos por suspeita de executar suspeito de roubo.
Vídeo pode ajudar a esclarecer morte de um segundo homem.

Do G1 São Paulo

Novas imagens mostram a ação policial que terminou com a morte de um segundo homem que escapava de perseguição no Butantã, na Zona Oeste. Fernando Henrique da Silva fugiu para dentro de uma casa e também foi morto por policiais em uma suposta troca de tiros.

As imagens feitas por um celular mostram o momento em que um PM de capacete branco rende o homem que tentava fugir pelo telhado. Ele levanta as mãos e é dominado pelo policial. Na beira do telhado, o PM empurra o rapaz de uma altura de 8 ou 9 metros.

As imagens não mostram o que acontece com o rapaz e nem quem estava no fundo da casa. É possível ouvir um barulho de tiro, 14 segundos depois. A pessoa que grava as imagens reage com espanto: “Olha, mas veio um monte de gente, como tem policial aqui, 3, 4, 5”, diz. Treze segundos após o primeiro disparo, ouve-se mais um tiro.

No boletim de ocorrência, o policial Fábio Gambale da Silva relatou uma situação diferente da que mostram as imagens. Disse que entrou na casa com outro PM depois que a moradora avisou que um homem estava lá dentro. E que o indivíduo veio da casa vizinha e pulou no quintal com uma pistola nove milímetros.

A Secretaria de Segurança Pública informou neste sábado que o departamento de homicídios está investigando provas e evidências a respeito da prisão dos cinco policiais por envolvimento na morte dos dois homens no Butantã. E que vai analisar esse novo vídeo para ver se essas imagens podem ajudar na investigação.

Um vídeo anterior mostra Paulo Henrique Porto de Oliveira, outro suspeito de assalto, sendo cercado, rendido, revistado, algemado, desalgemado e baleado em seguida pelos policiais.

Na sexta-feira (11), cinco policiais militares do 16º e do 23º batalhões da Polícia Militar de São Paulo foram presos por suspeita de executar Oliveira.

O juiz Fernando Oliveira Camargo, da 5ª Vara do Júri, decretou a prisão temporária deles na quinta-feira (10), pelo prazo de 30 dias. Em nota, a corporação informou que a corregedoria acompanha o caso.

Segundo o promotor Rogério Leão Zagallo, da 5ª Vara do Júri de São Paulo, os policiais  serão indiciados por homicídio duplamente qualificado, fraude processual e denunciação caluniosa.

“Me parece claro que houve uma execução. Pelas imagens que a gente tem aqui, as cenas mostram a pessoa [Oliveira] sendo detida, revistada, algemada. O rapaz tira a camisa como forma de mostrar que não está armado. Os policiais tiram a algema dele e o levam para um local próximo. Na sequência, ele fica sentado e recebe dois tiros. Me parece uma cena clara de uma conduta covarde de execução”, disse Zagallo.

Sequência dos atos mostra abordagem policial e suspeito sendo baleado (Foto: Reprodução)Sequência dos atos mostra abordagem policial e suspeito sendo baleado (Foto: Reprodução)

Roubo da motocicleta
Ainda de acordo com o promotor, os policiais registraram a ocorrência como perseguição que resultou na morte de dois suspeitos de tentativa de roubo de uma motocicleta na Rua Moacir Miguel da Silva, no Butanã, na Zona Oeste de São Paulo.

A motocicleta roubada foi abandonada na Rua Corinto e dos dois ocupantes, Fernando Henrique da Silva e Paulo Henrique Porto de Oliveira, fugiram para lados opostos. Eles foram reconhecidos pela vítima. De acordo com o histórico apresentado pelos policiais militares, o primeiro foi morto por policiais dentro de uma casa, em uma troca de tiros entre Silva e os policiais. Oliveira foi morto com dois tiros no peito também em uma troca de tiros.

As imagens do vídeo do sistema de segurança de uma casa mostram o momento em que o suspeito Oliveira sai de trás de uma lixeira ao ser descoberto pelos policiais. Ele de imediato tira a jaqueta e camisa mostrando que estava desarmado. Em seguida ele deita no chão e coloca as mãos na cabeça.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.