FOTOS IMAGENS-Homem é atropelado por trem no RJ


 

Após ‘beijaço gay’, grupos entram em confronto em evento com Bolsonaro

Confusão ocorreu em auditório da Assembleia Legislativa do RS.
Ao menos três pessoas se feriram no tumulto; a polícia não foi acionada.

Hygino VasconcellosDo G1 RS

Evento com Bolsonaro na Assembleia Legislativa do RS teve confusão (Foto: Lauro Alves/Agencia RBS)Evento com Bolsonaro na Assembleia Legislativa do RS teve confusão (Foto: Lauro Alves/Agencia RBS)

Um “beijaço gay” terminou em confusão no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), em Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (26). O ato foi organizado pelas redes sociais em protesto contra a vinda do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) à capital gaúcha. Antes do tumulto, manifestantes jogaram purpurina no parlamentar.

A confusão começou após os participantes do “beijaço gay” entrarem no auditório. Em seguida, começou um empurra-empurra entre os apoiadores de Bolsonaro e integrantes de movimentos LGBT.

Gliter foi jogado em deputado por integrantes de movimentos sociais (Foto: Divulgação/Levante Popular da Juventude)Gliter foi jogado por integrantes de movimentos
(Foto: Divulgação/Levante Popular da Juventude)

Pelo menos três pessoas ficaram feridas. Segundo informou a assessoria de imprensa da casa legislativa, apesar do tumulto, a Brigada Militar não foi acionada para entrar no auditório.

Os manifestantes contrários a Bolsonaro entraram no local por um acesso nos fundos do auditório e começaram a entoar cânticos, segundo o estudante Frederico Lemos, 25 anos. Depois, se posicionaram para fazer o beijaço e começaram a gritar: “beijo homem, beijo mulher, tenho direito de beijar quem eu quiser”.

Lemos conta que o público que pretendia assistir ao ato do Bolsonaro ficou agitado. Logo após, os participantes do beijaço começaram a sair do salão e ocorreu o empurra-empurra.

O estudante de direito Thiago Braga, de 31 anos, também participou do movimento. Ele relata que, durante o tumulto, uma menina levou um soco e foi empurrada escada abaixo. Quando dois rapazes tentaram ajudá-la, também foram agredidos a socos, relata Braga.

O estudante explica que o movimento pretendia entregar flores para o deputado, mas desistiu da ideia para não haver confronto. “Não entendo que manifestação se resume a isso. Para cada soco que deram, deixamos flor para eles. Estamos em pleno século 21, onde não deveria existir espaço para preconceito e intolerância”, diz o manifestante.

A organização do beijaço estima que cerca de 150 pessoas estiveram no ato. “Também tinha a participação de heterossexuais no movimento”, observa Braga.

‘Purpurinaço’

Na chegada de Bolsonaro à Assembleia, grupos contrários ao deputado jogaram glitter rosa sobre ele (veja no vídeo). O político chegou a Porto Alegre na segunda-feira (25) e foi recebido com festa por apoiadores no Aeroporto Salgado Filho.

O “purpurinaço” foi organizado pelo Levante Popular da Juventude e ocorreu antes do beijaço que terminou em pancadaria no auditório Dante Barone da AL-RS. Uma militante do movimento, que não quis se identificar, explica que a intenção era chamar a atenção para o discurso “antidemocrático” do parlamentar. “Várias vezes ele ataca setores deslegitimizados, como os homossexuais.”

Em nota, o movimento diz que tinha intenção, também, de denunciar a “transfobia, a LGBTfobia, o machismo e o racismo de Bolsonaro, cobrindo o deputado de purpurina e fazendo o chamado: Levante e brilhe contra a transfobia”.

Segundo a militante, em torno de seis pessoas participaram do movimento e depois se retiraram da Assembleia Legislativa, sem presenciarem a confusão.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.