FOTOS IMAGENS-Grupo faz manifestação na porta de triplex em Guarujá, SP


pixuleco_guaruja_73eDAJC

 

Grupo faz manifestação na porta de triplex em Guarujá, SP

MP-SP acusa o ex-presidente Lula de esconder que é o dono do local.
Várias cidades da Baixada e do Vale registram protestos neste domingo.

Mariane RossiDo G1 Santos

Pixuleco é colocado por moradores de condomínio investigado pelo MP-SP (Foto: G1)Pixuleco é colocado por moradores de condomínio investigado pelo MP-SP (Foto: G1)

Milhares de pessoas se reúnem em várias cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, no litoral de São Paulo, para protestar, neste domingo (13), contra o governo Dilma e contra o ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva. Os protestos começaram no início da tarde e encontram mais adesão em Santos e em Guarujá.

Guarujá
Em Guarujá, a manifestação ocorre em frente a um prédio localizado na praia das Astúrias. Na última quinta-feira (10), o Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais seis pessoas na denúncia em que acusa o ex-presidente de esconder que é dono de um triplex no local. A defesa de Lula nega que ele seja proprietário do imóvel.

A concentração começou por volta das 12h. Os manifestantes começaram a se aglomerar na portaria do prédio, vestindo roupas nas cores verde e amarelo, para pedir a prisão do ex-presidente Lula e a saída imediata da presidente Dilma Rousseff (PT) do poder. Moradores do condomínio ‘Solaris’, onde fica o triplex, colocaram um boneco ‘Pixuleco’, retratando Lula como presidiário, em uma das janelas do local.

Multidão protesta em frente à triplex em praia de Guarujá (Foto: Mariane Rossi / G1)Multidão protesta em frente à triplex em praia de Guarujá (Foto: Mariane Rossi / G1)

Grupo se reúne em frente a triplex investigado em Guarujá (Foto: Mariane Rossi / G1)Grupo se reúne em frente a triplex investigado em Guarujá (Foto: Mariane Rossi / G1)

Dezenas de cartazes contra Dilma e Lula foram colados nas paredes de vidro que separam a rua da entrada do triplex. “Estamos cansados de tanta corrupção. O triplex é o maior símbolo de tudo isso. A gente quis se unir porque não compactuamos com ele. Estamos indignados. Também queremos o impeachment da Dilma”, disse Sandro Mastellari, um dos organizadores do protesto.

Manifestantes fazem ato em frente edifício investigado na Operação Lava Jato (Foto: Adriana Cutino / G1)Manifestantes fazem ato em frente edifício
investigado na Lava Jato (Foto: G1)

João Pedro Amorim, representante do movimento Brasil Livre, que pede a saída da presidente Dilma, também acrescenta que o povo brasileiro deve seguir na “luta” por um país mais justo. “Não podemos fechar os olhos e aceitar essa corrupção. Temos que ir para rua”, disse.

De acordo com o Coronel Rogério, da Polícia Militar, responsável por organizar a segurança do protesto, os manifestantes estão se expressando sem maiores problemas. “Tudo está bem tranquilo. Geralmente, quando as pessoas de bem se manifestam, não há problemas. Não estão quebrando nada e, por isso, o protesto flui de forma bem tranquila”, afirmou.

Por volta das 15h, cerca de 1,3 mil pessoas protestavam no local, segundo a Polícia Militar. Já os organizadores falam em 700 pessoas que aderiram ao ato. A tendência é que o número aumente, já que uma passeata ocorre simultaneamente na cidade e deve terminar também no condomínio Solaris.

Manifestantes colam cartazes em prédio investigado na Operação Lava Jato (Foto: Mariane Rossi / G1)Manifestantes colam cartazes em prédio investigado na Operação Lava Jato (Foto: Mariane Rossi / G1)
Manifestantes protestam contra o governo Dilma  (Foto: G1)Manifestantes protestam contra o governo Dilma e contra Lula em Guarujá (Foto: G1)

Santos
Já em Santos um grupo começou a se reunir em frente à praça do Surfista, na orla da praia, por volta das 14h10. Segundo os organizadores, cerca de 3 mil pessoas vestidas com roupas nas cores verde e amarelo participam do ato que pede o fim da corrupção e o impeachemant da presidente Dilma Rousseff. O tráfego precisou ser interrompido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) para a passagem da passeata.

Assim como nos protestos anteriores, os manifestantes seguem na direção da Praça da Independência, no Gonzaga. A Polícia Militar informa que, até o momento, nenhuma ocorrência foi registrada. A estimativa do público que aderiu ao protesto ainda não foi divulgada oficialmente pela Polícia Militar.

Grupo protesta pela Avenida da Praia de Santos (Foto: Luiz Linna / G1)Grupo protesta pela Avenida da Praia de Santos (Foto: Luiz Linna / G1)

Jacupiranga
O protesto começou por volta das 10h. Várias pessoas saíram de casa e, em carros e motos, seguiram para a ‘Praça Matriz’, no centro da cidade, onde se reuniram, de verde e amarelo, para pedir a saída da presidente Dilma e cantar o hino nacional. De acordo com informações da Polícia Militar, a manifestação foi pacífica e terminou por volta das 12h30. Segundo o organizador do evento, Arildo Silva, 120 pessoas participaram da manifestação. A estimativa é a mesma da Polícia Militar.

Praia Grande
De acordo com informações da Polícia Militar, uma manifestação foi registrada na cidade por volta das 13h. Vários carros seguiram em direção ao Palácio das Artes, em carreata, para pedir a saída da presidente Dilma Rousseff do poder. Segundo a PM, como o protesto envolveu poucas pessoas não foi necessário acompanhar os manifestantes ou bloquear ruas.

Cananeia
Em contato com o G1, a Polícia Militar informou que 16 pessoas se reuniram na Praça Martim Afonso,  no Centro de Cananeia, por volta das 11h, para se manifestar contra o governo Dilma. A manifestação foi pacífica e durou apenas até o fim da manhã. Ainda segundo a PM o ato foi voluntário e não tinha ligação com nenhuma organização pró-impeachment.

Pariquera-Açu
Dezenas de pessoas também foram para as ruas em Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira, na manhã deste domingo. O grupo também se concentrou na região central da cidade e gritou palavras de ordem pedindo o fim da corrupção no país. A manifestação foi pacífica e nenhum incidente foi registrado. De acordo com a PM e os manifestantes, cerca de 80 pessoas participaram do ato.

Manifestantes também se reuniram em Jacupiranga, no Vale do Ribeira  (Foto: Arildo Silva/Arquivo Pessoal )Manifestantes também se reuniram em Jacupiranga, no Vale do Ribeira (Foto: Arildo Silva/Arquivo Pessoal )

 

Pessoas se reuniram para protestar em Pariquera-Açu, no interior de SP  (Foto: G1)Pessoas se reuniram para protestar em Pariquera-Açu, no interior de SP (Foto: Rogério Pio / Arquivo Pessoal)

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.