FOTOS IMAGENS-Círio de Nazaré 2015 reúne mais de 2 milhões de fiéis pelas ruas de Belém


ourem

11/10/2015 11h27 – Atualizado em 11/10/2015 12h44

Círio de Nazaré 2015 reúne mais de 2 milhões de fiéis pelas ruas de Belém

Romaria teve cinco horas e meia de duração neste domingo, 11.
Fiéis lotaram as ruas do centro de Belém ao longo de 3,6 km de percurso.

Do G1 PA

Cerca de dois milhões de pessoas participaram da 223ª edição do Círio de Nazaré, a maior procissão católica do Brasil, realizada neste domingo (11), em Belém. A romaria começou por volta de 6h, após missa de abertura realizada na Catedral de Belém pelo arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira. Às 11h30, a berlinda chegou à Basília Santuário, após percurso de 3,6 km (veja vídeo acima). Na Basílica, milhares de fiéis estão reunidos para assistir a missa celebrada por Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém, realizada logo após o fim da procissão.

Cerca de dois milhões de fiéis lotaram as ruas do centro de Belém. (Foto: Alexandre Yuri / G1)Cerca de dois milhões de fiéis lotaram as ruas do centro de Belém durante o Círio de Nazaré (Foto: Alexandre Yuri / G1)

O trajeto do Círio iniciou em frente à Catedral de Belém, na Praça Frei Caetano Brandão, seguindo para a Praça do Relógio, Av. Portugal, Boulevard Castilhos França, Av. Presidente Vargas e Av. Nazaré até a Praça Santuário.

Durante a procissão, 13 carros acompanham a multidão para que os devotos possam depositar suas promessas, em geral grandes velas ou objetos de cera que simbolizam as graças alcançadas.

Chamados de ex-votos, estes objetos são posteriormente catalogados e passam a integrar o acervo do museu do Círio.

Imagem de Nossa Senhora chega ao fim do percurso do Círio de Nazaré. (Foto: Natália Mello/G1)Imagem de Nossa Senhora chega ao fim do percurso do Círio de Nazaré (Foto: Natália Mello/G1)

 

CÍRIO DE NAZARÉ
12 procissões fazem parte da festividade

 

Terço gigante
Ao longo da procissão, vários devotos traziam imagens da santa e miniaturas de casas, em agradecimento. Vindo de Teresina (PI), Pedro da Conceição Silva trazia consigo um objeto diferente: um terço gigante, pesando 13 quilos. Ele explica que recorreu à Nossa Senhora após os médicos declararem que sua esposa teria apenas dois anos de vida.

“A minha esposa estava muito doente em Teresina. Os médicos desenganaram e deram no máximo dois anos de vida para ela. Então eu recorri à Nossa Senhora pela saúde da minha esposa e disse que pagaria a promessa aqui em Belém. Eu ofereci esse sacrifício. Participo há 23 anos seguidos, e há 13 anos eu venho com o terço, pagando a promessa”.

Promesseiro vem há 13 anos de Teresina (PI) para acompanhar o Círio carregando o terço gigante: 'Nossa Senhora salvou a minha esposa'. (Foto: Alexandre Yuri / G1 PA)Promesseiro vem há 13 anos de Teresina (PI) para acompanhar o Círio de Nazaré carregando o terço gigante: ‘Nossa Senhora salvou a minha esposa’ (Foto: Alexandre Yuri / G1 PA)

Outros devotos seguiam o trajeto de joelhos. Cleidiane Maria, 40 anos, veio de Ourém, nordeste do Pará, para cumprir a promessa que fez em nome da saúde da filha. “Minha filha nasceu com um artéria entupida, Então eu pedi à Nossa Senhora para curá-la, fiz uma promessa. Hoje minha filha tme nove anos e está saudável. Me sinto muito agradecida, e há três anos acompanho o Círio”, relata.

Cleidiane Maria, 40 anos, veio de Ourém (Foto: Natália Mello/G1)Cleidiane Maria, 40 anos, veio de Ourém para agradecer a saúde da filha no Círio de Nazaré (Foto: Natália Mello/G1)

Corte da Corda
A Corda é um dos grandes símbolos da festa religiosa. Assim como a da Trasladação, tem 400 metros e pesa 600kg. Aproximadamente 7 mil pessoas conduzem a corda que puxa a Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré. Sob forte calor, os fiéis seguem agarrados à corda em uma emocionante demonstração de fé.

Sacrifício e fé: romeiros acompanham o Círio agarrados à Corda. (Foto: Alexandre Yuri / G1 PA)Sacrifício e fé: romeiros acompanham o Círio de Nazaré agarrados à corda (Foto: Alexandre Yuri / G1 PA)

Pedaços da corda são disputados pelos promesseiros ao fim da procissão. Para que ela não seja rompida antes da chegada da berlinda em seu destido, a arquidiocese de Belém realiza desde 2011 uma campanha pelo não corte antecipado da corda. No entanto, às 9h55, romeiros informaram que a corda foi cortada perto da quinta estação.

Corda cortada (Foto: Reprodução / TV Liberal)Apesar dos esforços para evitar o rompimento da
corda, devotos a cortaram antes do fim do Círio
de Nazaré (Foto: Reprodução / TV Liberal)

A Corda faz parte do Círio desde 1855, quando, por causa de uma forte chuva, a feira do Ver-o-Peso ficou inundada. Na época a berlinda era conduzida por um carro de boi, que não pode passar. A solução foi atar cordas a fim de que os romeiros pudessem desatolar a Berlinda.

Desde o Círio 2004 a diretoria da festa alterou o formato da Corda nas procissões, que deixou de ser em forma de “U” para ser linear. Na Trasladação e Círio de 2014, a Corda continua sendo dividida em núcleos (da Cabeça e da Berlinda) e estações (são cinco, ao todo) com cordões de isolamento feitos pela Guarda de Nazaré e fuzileiros da Marinha do Brasil.

O Núcleo da cabeça da corda, com 11 metros, foi conduzido por cerca 92 pessoas. As cinco estações, cada uma com 6 metros, foram levadas por quase de 50 promesseiros.

Círio Fluvial (Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)Círio Fluvial reuniu cerca de 400 embarcações
(Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)

Procissões de sábado
Na manhã de sábado (10), devotos de Nossa Senhora de Nazaré participaram de três procissões do Círio 2015, em Belém. A movimentação dos católicos paraenses começou às 5h30 com a Romaria Rodoviária, que levou a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Igreja Matriz de Ananindeua até o trapiche de Icoaraci, de onde saiu o Círio Fluvial, a tradicional procissão pelas águas da baía do Guajará.

Após a chegada do Círio Fluvial, seguiu a Moto Romaria, procissão que reuniu 40 mil pessoas em 15 mil motos do cais de Belém até o colégio Gentil, onde a imagem ficou até a procissão da Trasladação, realizada na noite de sábado (10). A romaria noturna percorreu 3,7 km, no trajeto inverso do Círio. Estima-se que 1,4 milhão de devotos tenham participado da Trasladação, que terminou após 6h de caminhada pelas ruas de Belém.

Imagem chega à Basílica após 3,6 km de percurso no Cìrio de Nazaré. (Foto: Natália Mello/G1)Imagem chega à Basílica após 3,6 km de percurso no Cìrio de Nazaré. (Foto: Natália Mello/G1)
Berlinda enfeitada com flores trazia a imagem de Nossa Senhora. (Foto: Alexandre Yuri / G1 PA)Berlinda enfeitada com flores trazia a imagem de Nossa Senhora no Círio de Nazaré (Foto: Alexandre Yuri / G1 PA)
De joelhos, romeiro segue em direção à Basilica e conta com a solidariedade de outros devotos. (Foto: Natália Mello/G1)De joelhos, romeiro segue em direção à Basilica e conta com a solidariedade de outros devotos no Círio de Nazaré (Foto: Natália Mello/G1)
Devotos agradecem a casa própria. (Foto: Gil Sóter/ G1 PA)Carregando miniatura na cabeça, devoto agradece a conquista da casa própria na procissão do Círio de Nazaré (Foto: Gil Sóter/ G1 PA)

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.