FOTOS IMAGENS -Aluna da USP relata ter sido vítima de estupro ‘por trás’ em república


alesp

15/01/2015 14h39 – Atualizado em 15/01/2015 16h47

Aluna da USP relata ter sido vítima de estupro ‘por trás’ em república

‘Acordei com ele me penetrando por trás’, disse estudante à CPI da Alesp.
Alunos de medicina relataram humilhações e bebedeira em trotes.

Do G1, em São Paulo

Uma estudante do curso de medicina veterinária da Universidade de São Paulo relatou em audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) ter sido vítima de estupro quando dormia em uma república de estudantes da USP de Pirassununga (SP) em 2013. A jovem de 27 anos afirmou que um aluno a abusou por trás depois que ela pegou no sono por ter bebido muito em uma festa. O depoimento foi prestado na tarde de quarta-feira (14) na audiência comandada pelo deputado estadual Adriano Diogo (PT).

(CORREÇÃO: O título original desta reportagem dizia que o fato aconteceu em um alojamento do campus, mas foi em uma república de estudantes da USP. A informação foi corrigida às 16h30).

“Acordei com a dor de ele me penetrando por trás, um estupro anal”, relatou a jovem à CPI que investiga a violência sexual na universidade. “O efeito do álcool passou na hora. Empurrei ele e consegui convencê-lo a me deixar ir ao banheiro”, afirmou. A estudante disse que conseguiu fugir e correu até a portaria do campus da USP. Conversou com o segurança, que teria a aconselhado a não fazer nada.

LEIA A ENTREVISTA DA ALUNA AO G1

A estudante disse ter feito boletim de ocorrência e que procurou o serviço social da universidade para relatar o fato e alertar para se ter cuidado com o estudante. “A assistente social me disse que ele já havia falado com ela e que achou que eu estava interessada. Fiquei muito nervosa. Ela afirmou que eu poderia abrir sindicância, mas, como estava muito bêbada, não tinha provas e não daria em nada.”

O episódio levou a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) a abrir uma sindicância para apurar o fato.

Trotes na medicina da USP

Estudantes de medicina da USP prestam depoimento à CPI que investiga violência no campus (Foto: Mauricio Souza/Divulgação/Alesp)Estudantes de medicina da USP prestam depoimento à CPI que investiga violência no campus (Foto: Mauricio Souza/Divulgação/Alesp)

Em outro depoimento, estudantes do curso de medicina da USP relataram detalhes do “Show da Medicina”, espetáculo teatral de calouros e veteranos da FMUSP, que ocorre anualmente no mês de outubro, e sobre os trotes a que são submetidos os calouros nos dois primeiros anos do curso.

Você é amarrado numa cadeira para não cair de tanto beber. E vai tomando destilados até passar mal e desmaiar”
Aluno de medicina da USP

No Show da Medicina, os calouros passam várias sessões de ensaio durante a madrugada onde têm de simular sexo entre si. E também são forçados a beber. “Você é amarrado numa cadeira para não cair de tanto beber. E vai tomando destilados até passar mal e desmaiar. Quando você não aguenta mais, um outro colega faz você beber ainda mais”, disse um estudante, relatando que teria caído de cabeça e tido traumatismo craniano.

Na tarde desta quinta-feira (15), outros estudantes de medicina foram prestar depoimento à Alesp. O diretor da FMUSP, José Otavio Costa Auler Junior, também esteve presente na audiência.

“Repudiamos todas as formas de violência que ouvimos por meio da mídia. Estamos envergonhados disso tudo que está acontecendo. Mas nunca nos omitimos em nenhum dos fatos que chegaram de foram oficial. Fizemos sindicância e apurações que seguem os preceitos da USP”, afirmou o diretor.

Auler Júnior disse que o processo de sindicância aberto na faculdade começou dia 21 de junho do ano passado. O relatório foi enviado à Procuradoria-Geral da USP e poderá resultar em punições. O diretor disse que a FMUSP suspendeu a realização de festas e a venda e consumo de álcool. Estuda mudar o currículo do curso de medicina para tratar mais de questões humanas.  E vai conversar com os calouros que entrarem em fevereiro, depois de sair o resultado da Fuvest, para falar sobre a questão do trote.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.