EXTREMOZ RN-Pelo menos 110 juízes estão sob ameaça no Brasil


20/maio/2018

Assembleia emite nota de pesar pela morte de Maurílio Pinto

Por Robson Pires, em

O Rio Grande do Norte deu adeus ao seu xerife Maurílio Pinto de Medeiros, neste sábado 19 de maio, por volta da 21h30, na Casa de Saúde São Lucas. Foram 47 anos de dedicados a Polícia Civil, sempre liderando e sendo um símbolo da Segurança Pública do RN.

A Assembleia Legislativa publica moção de pesar ao delegado. Sempre solícito, Maurílio Pinto de Medeiros teve sua trajetória de vida marcada com êxito no seu trabalho de investigar e elucidar crimes diversos, desde assassinatos a sequestros. Tinha uma rotina de combatente voraz contra os criminosos. Trabalhava sábado, domingo, feriado e – sua maior característica – atendia todos que o procuravam em seu gabinete.

Maurílio Pinto nos 47 anos de atividade, por 21 anos foi chefe de Polícia Civil, subsecretário e secretário adjunto da Segurança Pública do Estado, se aposentou em 2011, quanto estava à frente da Delegacia de Capturas/Polinter.

Aos familiares e amigos, a Assembleia Legislativa, em nome do presidente Ezequiel Ferreira de Souza e dos 23 deputados estaduais, expressa os mais sinceros votos de pesar, que a paz de Cristo os conforte e Deus receba o irmão Maurílio Pinto de Medeiros para o descanso eterno.

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
Palácio José Augusto

 

20/maio/2018

Picada’ no dedo poderá determinar sexo do bebê, diz estudo

Por Robson Pires, em

Uma pesquisa brasileira publicada no “Prenatal Diagnostics” mostra que um teste simples com sangue de vasos capilares – semelhante ao feito para monitorar a diabetes – pode identificar o sexo do bebê no primeiro trimestre de gravidez.

Hoje, exames de sangue mais complexos podem ser feitos nesse período para identificação do sexo do feto. Geralmente, contudo, famílias só vão saber se o bebê é menino ou menina após os primeiros três meses, quando a observação pelo ultrassom é possível.

O teste é feito por meio de uma pequena quantidade de sangue de vasos capilares coletada pelo dedo e identifica a presença do cromossomo Y (masculino); por exclusão, é possível saber se é menina pela ausência do cromossomo.

 

20/maio/2018

Governador decreta luto oficial de três dias por Maurílio Pinto

Por Robson Pires, em

O governador Robinson Faria decretou luto oficial de três dias pela morte do delegado Maurílio Pinto, o “Xerife”, que faleceu no fim da noite deste sábado, 19, vítima de complicação do diabetes.

Em uma rede social, o governador postou, “Todo o RN hoje está triste com a partida do nosso eterno delegado Dr. Maurílio Pinto, que nos deixa um legado de competência, lealdade e dedicação à Lei e à Polícia Civil do nosso estado. Ao Xerife Maurílio nossa eterna gratidão. Iremos decretar luto oficial de três dias em sua homenagem” disse Robinson.

O velório do delegado Maurílio Pinto de Medeiros começou às 6h no Centro de Velório da Rua São José, com missa às 15h . Às 16h segue para enterro no Morada da Paz de Emaús.

A Sesed destaca os relevantes serviços que Dr. Maurílio prestou para a população do Rio Grande do Norte durante os quase 50 anos de atuação na segurança pública, sendo responsável pela resolução de inúmeros crimes e levando justiça para diversas famílias vítimas de criminosos no Estado.

 

20/maio/2018

Gleisi: “Lula é o nosso Pelé”

Por Robson Pires, em

O site do El País brasileiro publicou um trecho de uma entrevista feita com Gleisi Hoffmann.

Nela, a petista denunciada pela PGR por corrupção e lavagem de dinheiro fala, entre outras coisas, da ofensiva do partido contra o TSE e que não há “plano B” para o PT.

“O que nós não podemos, jamais, é deixar de apresentá-lo como candidato, deixar dispersar a base social. Ele é nosso Pelé. É o melhor que nós temos no time. Então a gente não põe o melhor do time no banco de reserva para colocar um que está na reserva para jogar. Tem que ser com ele.”

 

20/maio/2018

Inquérito contra a prefeitura de Currais Novos

Por Robson Pires, em

Foi instaurado um inquérito civil publico contra a prefeitura de Currais Novos. Contatação irregular de servidores motivou a ação.

 

20/maio/2018

Pelo menos 110 juízes estão sob ameaça no Brasil

Por Robson Pires, em

Levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), obtido pelo Estado, aponta que 6 em cada mil magistrados estão sob ameaça no Brasil. Os riscos na atuação profissional são maiores para os juízes de primeira instância – a média sobe para 7 em cada mil – e menores para desembargadores, quando o índice cai para 2 por mil. Ao todo, 30 dos 82 tribunais citados na pesquisa relataram casos de ameaças, contabilizando 110 magistrados em situação de risco no ano passado.

O estudo do CNJ constatou ainda que 97% das ameaças decorrem da atuação dos magistrados e que o potencial agressor é conhecido em 65% dos casos. E não são apenas os juízes criminais que sofrem ameaças, ofensas e tentativas de intimidação – as áreas de atuação que trazem mais riscos são as Varas de Família, do Trabalho e os casos de violência doméstica.

“É preciso estar atento, porque ser juiz não é uma profissão qualquer, é uma profissão onde o magistrado vai lidar com a vida das pessoas, decidir a vida delas, e uma das partes do processo sempre perde. É uma arena onde vão disputar bens e direitos e por conta disso é normal que haja reação da parte desagradada”, disse a delegada da Polícia Federal Tatiane da Costa Almeida, diretora do Departamento de Segurança Institucional do Poder Judiciário do CNJ.

 

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.