CUIDADO-Cuidados no verão: 7 dicas para se proteger nos dias mais quentes do ano


por isso, é necessário manter alguns cuidados
TOPO
Por BC é Mais Verão

09/01/2024 13h20 Atualizado há um dia

Está calor por aí? Esse é um dos verões mais quentes da história do Brasil, com recordes de temperatura registrados em todas as regiões. O ano de 2023 foi o mais quente registrado na história, segundo um relatório divulgado pelo Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S) da Comissão Europeia. Os efeitos do fenômeno climático El Niño têm feito com que as temperaturas subam, e por isso, é necessário redobrar os cuidados.

Cuidar da saúde no verão é necessário para poder curtir o melhor da estação sem nenhum prejuízo. Embora a estação possua diversos benefícios às pessoas, como o aumento da Vitamina D devido à exposição solar, adotar cuidados redobrados pode evitar a desidratação e proteger o organismo contra qualquer imprevisto. Além disso, é importante estar atento às doenças da estação, e sempre buscar atendimento médico o mais rápido possível ao identificar qualquer sintoma incomum.

Quer algumas dicas para viver o melhor do verão? O especial BC é + Verão preparou uma lista com 7 cuidados que você precisa ter durante a estação, confira:

7 cuidados que você precisa ter durante o verão

1- Beba muita água:

Manter-se hidratado é uma prioridade em todas as estações, mas no verão, ela aumenta devido às altas temperaturas e a transpiração intensa. Para quem pratica exercícios físicos, isso é ainda mais frequente. A água é essencial para manter o funcionamento do organismo, e assim, prevenir a desidratação, que pode causar tonturas, dores de cabeça, fadiga ou até complicações mais sérias.

2- Evite bebidas alcoólicas em excesso:

Deu sede e você já se imaginou abrindo aquela cerveja gelada? Beber no verão parece ótimo, mas é importante evitar excessos. As altas temperaturas podem aumentar os riscos do álcool no corpo, então, esse é um tópico que merece cuidado. Consumir bebidas alcoólicas em excesso pode aumentar o risco de desidratação e insolação. Além disso, ao fazer o consumo, é necessário evitar qualquer atividade de risco, seja nadar, praticar exercícios, e principalmente, dirigir. Também, se for beber, lembre-se de consumir água entre um drink e outro.

3- Opte por uma alimentação leve:

Você já sentiu aquela sensação de estufamento depois de comer mais do que devia em um dia quente? No calor, o corpo tende a gastar mais energia para regular a temperatura interna e a ingestão intensa de comida pode gerar uma sobrecarga no sistema digestivo. Além disso, comer alimentos leves e saudáveis pode contribuir para que o organismo permaneça nutrido e hidratado. Priorize uma dieta leve e fresca para conseguir aproveitar a estação sem indigestões ou mal-estar.

4- Exposição solar sempre com proteção:

Embora a exposição ao sol seja fundamental para manter diversas funcionalidades do corpo, como a vitamina D e a disposição, a exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV) gera diversos impactos negativos, principalmente à pele. Se expor ao sol sem proteção pode favorecer o envelhecimento precoce, além de aumentar o risco de câncer de pele. Outra importante razão para se cuidar na exposição ao sol é a prevenção de queimaduras, que geram desconforto a curto prazo e podem causar insolação. Evite a exposição entre as 10h às 16h e use protetor solar diariamente durante os dias mais quentes.

5- Mantenha os ambientes sempre ventilados:

Ambientes abafados e quentes podem gerar danos à saúde das pessoas, especialmente nos dias de maior calor. Lembre-se de abrir as janelas e portas para deixar o ar circular, contribuindo assim para um local mais fresco e ventilado. O uso de ar-condicionado ou climatizador nos dias de calor mais intenso é fundamental para evitar o desconforto, mas mesmo com esses eletrodomésticos, a renovação do ar é necessária para prevenir doenças respiratórias e a formação de ácaros.

6- Evite usar roupas que esquentam:

Os tecidos sintéticos podem ser bastante prejudiciais ao organismo durante o verão, pois são menos capazes de permitir que a pele respire e elimine o excesso de calor. Para garantir mais conforto, tecidos naturais, como o algodão, possuem uma capacidade de permitir a circulação do ar, e assim, evitar a sensação de abafamento. Por isso, deixe as roupas mais pesadas de lado durante a estação.

7- Atenção redobrada aos sintomas:

Viroses, micoses, desidratação, picadas de insetos e outros problemas podem ser comuns nessa época do ano. Mas, para garantir uma estação tranquila, saudável e com o máximo de aproveitamento às atividades ao ar-livre, é importante estar sempre atento. Preze sempre pela prevenção, e se você percebeu que algo não está funcionando como deveria no seu organismo, busque atendimento imediato. Lembre-se que um problema pequeno pode resultar em uma grande condição caso não seja tratado, então, priorize a sua saúde em cada momento.

Quer saber mais dicas para aproveitar o verão sem preocupações? Acompanhe os conteúdos do BC é + Verão
BC é Mais VerãoCONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE
Oficina de Goiás que fez modificação em BMW onde jovens morreram em SC terceirizou o serviço, diz defesa
Sugerida para você
Oficina de Goiás que fez modificação em BMW onde jovens morreram em SC terceirizou o serviço, diz defesa
Mais lidas
1
Oficina de Goiás que fez modifi

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.