Confessar a Cristo – O que significa?
A Bíblia tem um poder que nenhum outro livro tem. Quando lemos ou ouvimos com atenção a sua mensagem a nossa vida é exposta nitidamente diante de nós como em um espelho. Isto acontece simplesmente “porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4.12)
O significado de confessar a Cristo
Ouvir a exposição da Palavra nos mostra como estamos diante de Deus, então Deus nos faz compreender que o nosso estilo de vida é na realidade uma confissão real de tudo o que cremos, professamos e praticamos. Quando entramos em contato com Palavra de Deus, Ele sempre nos convida a tomar uma atitude de mudança em nossa vida e, muitas vezes uma mudança radical.
O passo inicial para iniciar um relacionamento Com Cristo é confessá-lo como Salvador. Esta atitude nos levará compreender e amar ainda mais a sua Palavra. Uma confissão autêntica é sempre acompanhada de uma disposição para obedecer a Deus. Lamentavelmente há pessoas que lêem a Bíblia apenas para aumentar o seu conhecimento. A Palavra de Deus mesmo nos adverte a respeito desse comportamento, o qual não passa de um mero engano. Em Tito 1.16 lemos assim: “Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.” (Tito 1.16)
Exemplos bíblicos de pessoas que confessaram a Cristo
Na Bíblia, dentre muitos que confessaram a Cristo publicamente, temos o exemplo de um homem cego de nascença o qual fora curado por Cristo. Ele foi expulso da sinagoga quando falou sobre sua cura. Em João 9.35-39 lemos assim: “Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. Eo adorou. E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.” Este texto nos esclarece que este homem recebeu visão dupla: física e espiritual, melhor dizendo, ele foi salvo!
A necessidade de confessar a Cristo como Salvador
Confessar a Cristo é o único meio para a salvação. Na bíblia, em Romanos 10.9,10 está escrito assim: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” Veja mais o que Cristo falou sobre essa atitude: “Qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 10.32,33)
Uma vez salvo, quem confessa a Cristo se torna um adorador. Em Hebreus 13.15 lemos assim: “Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” Igualmente por essa razão o ex-cego declarou: “Creio, Senhor. E o adorou.” Por meio destes textos podemos entender que o nosso nome só será confessado no céu se fizermos essa confissão na terra, antes da morte física. Confessar a Cristo é também a única forma de sermos vitoriosos sobre o pecado. Porque em Cristo há graça para vencer o pecado. Paulo escreveu ao jovem Timóteo: “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo 2.2) O resultado de uma vida vitoriosa é ter o nome confessado no céu. Em Apocalipse 3.5 lemos assim: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.”
Então aqueles que fizeram a confissão pública de Cristo além de serem vencedores contra o pecado também tem a garantia da vida eterna. Em 1 Timóteo 6.12 lemos também: Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.” (1Timóteo 6.12)
Em fim devemos confessar a Cristo antes que seja tarde demais!Lamentavelmente muitos embora, perdidos, confessarão a Cristo apenas para saber que somente no nome de Cristo havia salvação. Não deixe para reconhecer o poder de Deus após a morte física, confesse-o enquanto é tempo. “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2.10,11)
Comentários com Facebook