CEARÁ MIRIM RN-Micro e pequenos industriais estão confiantes com a retomada das atividades


47fa4-foto-mpf_cerinomia2016_imagem6466

Jornal GGN – De acordo com pesquisa encomendada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (SIMPI), o otimismo dos empresários para a retomada das atividades está começando a se tornar realidade. Em junho, 36% deles esperavam uma melhora nos negócios. Em julho, 35% avaliaram a situação como ótima ou boa. Outros 24% disseram que o faturamento foi ótimo ou bom.

O resultado representa uma melhora na comparação com junho, quando 29% dos executivos disseram que a situação na empresa ia bem e 18% estavam satisfeitos com o faturamento. Mesmo assim, questões como a falta de capital de giro, escassez de crédito e calotes ainda persistem e impedem a retomada do crescimento no setor.

50% dos empresários ouvidos pelo SIMPI esperam melhora para este mês. Em junho, eram 36%. Outros 36% esperam melhora na situação econômica do Estado de São Paulo. No mês anterior eram 29%.

Os executivos esperam uma melhora nos índices de desemprego. Em junho, apenas 15% tinham expectativa de diminuição nas demissões. Em julho já foram 24%. Em agosto, 9% dos dirigentes dizem que provavelmente terão que demitir algum funcionário.

Houve melhora, mas mesmo assim 23% dos empresários admitiram que cortaram vagas em junho. O risco de encerramento das atividades ainda é real, mas também diminuiu. 65% dos executivos disseram que podem fechar as portas em até seis meses. Na pesquisa anterior eram 75%.

“Apesar da oscilação positiva em alguns resultados, é importante salientar que o cenário ainda é preocupante. O endividamento das MPIs continua crescente. Os calotes atingem 47% das empresas. Outros 71% afirmam que os impostos dificultam muito o desempenho de sua empresa, além da falta de capital de giro, que é insuficiente ou ilimitado para 62% dos dirigentes. Na tentativa de conseguir capital de giro, 19% das MPIs utilizaram o cheque especial, 6% tomaram empréstimo pessoal no banco e 12% conseguiram crédito para pessoa jurídica”, disse o SIMPI em nota.

A pesquisa do SIMPI ainda traz um recorte político. 46% dos micro e pequenos industriais acreditam que o presidente interino, Michel Temer, fará um governo ótimo ou bom daqui para frente, outros 36% acreditam que será regular, para 10% ruim ou péssimo, e 8% não souberam ou não quiseram opinar sobre o tema. 73% acreditam que ele se sairá melhor do que a presidente eleita, Dilma Rousseff.

Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5

Micro e pequenos industriais estão confiante

Micro e pequenos industriais estão confiantes com a retomada das atividades

s com a retomada das atividades

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.