Carnaubais RN;500 PMs farão a segurança de 26 mil torcedores no jogo América x Flamengo


Torcida-America-JA-1024x678

Diego Hervani

[email protected]

Apontado como um jogo de “alto risco”, principalmente depois das confusões durante a busca por ingressos, que se esgotaram na última terça-feira (23), o jogo entre América e Flamengo-RJ, marcado para a próxima quarta-feira (1º), na Arena das Dunas, em Natal, válido pela Copa do Brasil, terá 500 policiais militares para garantir a “tranquilidade” antes, durante e depois da partida. As estratégias de segurança foram definidas em uma reunião realizada no Ministério Público nesta quarta-feira (24).

Durante o encontro, que foi coordenado pelo promotor de Justiça Criminal Luiz Eduardo Marinho Costa e contou com a participação de representantes da Polícia Militar, Federação Norte-rio-grandense de Futebol, América Futebol Clube e da Arena das Dunas, foi unanimidade de que era preciso um cuidado especial para o confronto. Luiz Eduardo confirmou o apoio de 500 homens para a segurança do evento, 100 deles do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) que vão atuar dentro do estádio e 400 PMs localizados externamente.

Ficou acertado na reunião que os Portões B e C do 1º Anel Noroeste serão de acesso exclusivo para a torcida do Flamengo; o portão D – Cadeira Premium – será Zona Mista; o Portão E 1º Anel Sudoeste (inferior) exclusivo para a torcida do América e o Portão F 2º Anel Sudoeste (superior) será Zona Mista.

A preocupação maior com o jogo começou no início da semana, quando uma torcida organizada do América postou em uma rede social a seguinte mensagem: “Queremos que seja um jogo de paz, mas não iremos tolerar torcedores flamenguistas em nossos setores… Arena e PM já foram avisados e não deixará entrar, se vc for corajoso o bastante pra entrar escondido, que aguente as consequências!”.

Como os flamenguistas só tiveram direito de adquirir 10% da carga total de 26 mil ingressos, a PM trabalha com a possibilidade que os torcedores do clube carioca tenham comprado entradas que seriam destinadas para os americanos. Na reunião desta quarta, foi ressaltado pelo representante do Ministério Público Estadual que os torcedores poderão comparecer ao evento trajando a camisa de seu time, mas não daqueles reconhecidamente rivais e que não estejam envolvidos no jogo.

No dia do jogo, os portões da Arena abrirão às 19h. Ficou decidido que a Polícia Militar fará um controle rigoroso quanto ao uso das camisas pelos torcedores, para que não exista confusão nas entradas. Haverá placas indicando quais os portões de acesso para os torcedores tanto do América-RN quanto do Flamengo. Aqueles que tentarem “burlar” o esquema de segurança podem ser retirados do estádio.

“Nós iremos garantir a segurança de todos durante o jogo. O efetivo será orientado sobre a questão dos uniformes na entrada do estádio. Torcedores caracterizados não poderão entrar em setores reservados para a torcida adversária. Se o torcedor comprou o ingresso, ele poderá entrar sim, desde que sem caracterização. Se encontrarmos torcedores que após entrarem no estádio vistam a camisa do outro clube, vamos retirar e ele não vai acompanhar o jogo”, destacou o coronel Francisco Araújo, comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

Outro ponto discutido no encontro foi o combate aos cambistas. Além da Polícia Civil, que irá agir através da Coordenadoria do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos, que é comandada pelo delegado Roberto Andrade, a PM também estará com policiais disfarçados na tentativa de identificar quem estiver fazendo esse comércio ilegal. A PM ainda informou que quem for pego comprando o ingresso do cambista também será levado para a delegacia.

Em um vídeo que circula na internet, um cambista é agredido e “roubado” por pessoas que estavam na fila para comprar as entradas para o jogo quando foram avisadas que os ingressos tinham acabado. Tentando se aproveitar da oportunidade para conseguir lucrar, o homem ofereceu as entradas por preços abusivos, o que gerou ainda mais revolta dos torcedores, que partiram para cima dele e levaram boa parte dos ingressos que ele estava tentando vender.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.