CARNAUBAIS RN-Festa leva milhares de fiéis à igreja de Santos Reis, em Nata


156133Às 6h, o bombo marca o compasso e quebra o silêncio da manhã no bairro de Santos Reis, na zona Leste de Natal. A alvorada da Banda Leão de Judá guia os moradores à igreja, como a luz da estrela Dalva conduziu Baltazar, Gaspar e Belchior à manjedoura do menino Jesus recém-nascido. É dia de Reis Magos.

Ana AmaralFiéis lotam igreja de Santos Reis, na zona Leste de NatalFiéis lotam igreja de Santos Reis, na zona Leste de Natal

A comunidade acordou cedo para a primeira missa, às 7h. Meia hora antes, a igreja já estava cheia para acompanhar o terço matinal. Aos poucos, os corredores em volta também ficaram lotados. Dona Vânia Varela foi do bairro Petrópolis até lá, mas chegou a desistir da celebração na metade por causa da aglomeração. “Está tranquilo, mas muito cheio. Sentei nas cadeiras de plástico lá dentro e não aguentei”, disse.

O comerciário Jailson Melo mora nas proximidades da praça e chegou cedinho para conferir a festa. “Todo ano eu venho e vejo a alvorada. Mais tarde também acompanho a procissão”, disse.

Administrador paroquial, o Pe. Ednaldo Virgílio espera receber pelo menos 20 mil pessoas, incluindo fiéis de outros estados, durante todo o dia, que lista ainda em sua programação duas missas, procissão, batizados e show louvor.

“A festa já é tradição e mostra aos cristãos que Jesus, sendo luz, veio iluminar a humanidade. Sejamos também luz na vida das pessoas que nos cercam, no trabalho, na família, em todos os lugares”, refletiu o padre.

A tradição se estende para quem trabalha na festa dos co-padroeiros de Natal. A paróquia contabiliza aproximadamente 50 barraquinhas na quermesse, entre alimentos e artesanatos. Dona Maria de Lourdes vende castanhas de caju nas barquinhas artesanais desde os oito anos de idade. Hoje, conta com a ajuda de filhas e netos.

Ana AmaralDona Maria de Lourdes vende castanhas de caju nas barquinhas artesanais desde os oito anosDona Maria de Lourdes vende castanhas de caju nas barquinhas artesanais desde os oito anos

“Começo a cortar as caixas no mês de maio”, fala sobre o empenho. “Coloco os palitos, ajeito tudo e elas terminam com a decoração”, disse a avó, que mora em Macaíba e todos os anos participa da programação, de 2 a 6 de janeiro.

Histórico
A primeira Igreja ou Santuário construído em Natal e no RN foi a Capela do Forte, sob a invocação dos Três Reis Magos. Segundo os historiadores, o início da construção data de 6 de janeiro de 1598. Até 1910, a celebração da Epifania, popularmente chamada Festa dos Reis Magos, fazia-se dentro da própria fortaleza, quando foi construída uma nova capela, no Morro da Limpa, próxima ao Forte, local onde foi celebrada até 1936. A primeira festa da atual capela, ou Santuário, do bairro de Santos Reis, realizou-se em janeiro de 1937.

As imagens dos três Reis Magos chegaram a Natal no ano de 1753, envidadas pelo então Rei de Portugal Dom José I, como presente de sua esposa Dona Maria I à Capitania do Rio Grande. Essas imagens ficaram no Forte dos Reis Magos até o ano de 1910.

No dia 22 de agosto de 1964, foi criada por decreto de Dom Eugênio de Araújo Sales, a Paróquia de Santos Reis, passando de capela a Matriz. Após 18 anos como Paróquia, foi criada no dia 15 de abril de 1982, a Paróquia da Sagrada Família, elevando a Igreja da Limpa à categoria de Santuário, o Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis.

A Festa de Santos Reis, hoje uma das maiores festas de padroeiros da cidade do Natal, retrata a grandiosa manifestação de fé e devoção popular.

Banda Leão de Judá
A pequena orquestra que se concentrou em frente ao Santuário de Santos Reis é formada de crianças do bairro e apresentou de músicas religiosas a axé, com pegada samba reggae. Eles fazem parte da Banda Leão de Judá, inciativa do jovem músico Gabriel Oliveira, que em dois anos já reúne cerca de 50 estudantes.  O projeto é mantido com o patrocínio de políticos e  comércio local.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.