BRASIL TEM JEITO ????? Após invasão e ataque a jogadores, MPRN pede suspensão de torcida organizada do ABC


O Ministério Público do Rio Grande do Norte vai solicitar a suspensão por 10 jogos de uma torcida organizada do ABC – Garra Alvinegra – após a invasão e o ataque ocorridos contra jogadores e familiares no último sábado, no estacionamento interno do clube. O MPRN também requereu à Polícia Civil que seja designado um delegado para investigar a autoria dos atentados.

Inicialmente, o MPRN havia divulgado que seriam duas torcidas, mas, após reunião na tarde desta segunda-feira com integrantes da diretoria do ABC, decidiu não mais pedir a suspensão da torcida Movimento 90, como havia informado mais cedo. “Nesse encontro, restou esclarecido que não há registro de envolvimento de integrantes desta torcida organizada com os ataques”, informou o órgão.

Depois da derrota para o Criciúma, torcedores pularam o muro das dependências do complexo Vicente Farache e depredaram carros dos jogadores. De acordo com os relatos dos atletas, durante o atentado, por pouco crianças não foram atingidas pelas pedras arremessadas. Ninguém se feriu.

Torcidas organizadas do ABC recebem suspensão — Foto: Rennê Carvalho/ABC
Torcidas organizadas do ABC recebem suspensão — Foto: Rennê Carvalho/ABC

O pedido de suspensão tem a concordância do Comando da Polícia Militar, que apresentou relatório dos fatos registrados no Frasqueirão, e foi definido após reunião na manhã desta segunda-feira, entre o promotor de Justiça Luiz Eduardo Marinho Costa, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Araújo, o comandante da PM, coronel Alarico Azevedo; e o comandante do Batalhão de Polícia de Choque, tenente-coronel Ricardo Santos.

“O MPRN, com base um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com as torcidas organizadas e com a Polícia Militar, vai solicitar a suspensão da torcida Garra Alvinegra por 10 jogos”, diz o comunicado do MPRN. Será proibida a entrada de qualquer item referente a esta torcida – faixas, bandeiras, camisas, instrumentos.

Avança a investigação em torno dos agressores de Luan, do Corinthians; caso do ABC foi citado no Fantástico

“O MPRN solicitou que a Delegacia Geral de Polícia Civil designe um delegado para apurar o cometimento, pelo menos, dos crimes de: tentativa de homicídio, associação criminosa, dano ao patrimônio privado, ameaça e por provocar tumulto em arena esportiva”, também destaca o comunicado.

Ataque
Um grupo de torcedores invadiu o estacionamento interno do clube e atirou pedras em direção aos veículos. Familiares dos atletas – incluindo crianças e bebês – estavam no local e por pouco não foram atingidos. O carro do atacante Welliton foi o mais danificado e teve a imagem viralizada, com uma pedra e os estilhaços de vidro no banco do automóvel.

“Isso é um absurdo. Quebraram meu carro dentro do meu ambiente de trabalho. Se tivesse alguém da minha família dentro do carro poderia ter matado alguém. Isso nunca será futebol”, escreveu.
Carro de Welliton foi apedrejado — Foto: Reprodução
Carro de Welliton foi apedrejado — Foto: Reprodução

O meia Thonny Anderson compartilhou a mesma foto e falou do risco que todos correram:

“Jogaram pedra a 5 metros do meu filho de apenas 2 anos de idade. Se essa pedra pega na cabeça dele, provavelmente não ia escutar mais a voz dele me chamando de papai. Mas, graças a Deus, ninguém foi atingido”, lamentou Thonny.
Thonny Anderson mostra pedra que quase atingiu seu filho — Foto: Reprodução
Thonny Anderson mostra pedra que quase atingiu seu filho — Foto: Reprodução

Veja a página do ABC no ge
Tabela da Série B do Campeonato Brasileiro
Ainda no sábado, o executivo de futebol do ABC, Marcelo Segurado, pediu apoio do poder púbico para uma punição.

– Até quando o nosso futebol brasileiro vai estar vivenciando esse tipo de situação? O poder público precisa tomar providência em relação a isso, em função de termos penalidades para essas pessoas que cometem esse tipo de barbárie – desabafou.

Executivo de futebol do ABC lamenta invasão de torcedores: “Até quando?”

Em nota oficial divulgada na noite deste sábado, o ABC disse que “vai tomar as medidas necessárias e acionar os órgãos de segurança para combater atos criminosos contra a instituição e seus colaboradores, em respeito ao elenco que tem tentado se recuperar”, e finaliza dizendo que “esses vândalos precisam ser BANIDOS do futebol”.

Leia mais notícias do esporte potiguar no ge RN | ge.globo/rn

Ver comentários
Veja também

Vitor La Regina fala sobre caso que resultou na morte de Gabriela Anelli, torcedora do Palmeiras ferida em confusão no jogo entre o clube paulista e o Flamengo
ge.globo

Vitor La Regina fala sobre caso que resultou na morte de Gabriela Anelli, torcedora do Palmeiras ferida em confusão no jogo entre o clube paulista e o Flamengo

Vitor La Regina fala sobre caso que resultou na morte de Gabriela Anelli, torcedora do Palmeiras ferida em confusão no jogo entre o clube paulista e o Flamengo

10 de jul de 2023 às 18:29
Mais do ge
Bruno Henrique sofre estiramento ligamentar e

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.