BRASIL NOVO-Mudança na lei do CPF vai afetar brasileiros no exterior; entenda


Mudança na lei do CPF vai afetar brasileiros no exterior; entendaCom a nova lei federal de número 14.534, o CPF passará a ser o único número de identificação dos cidadãos brasileiros para todas as relações do indivíduo com o Estado. Isso significa que órgãos públicos, inclusive os consulados e embaixadas do Brasil, não poderão mais pedir outros documentos além do CPF para prestar qualquer tipo de serviço. O objetivo é desburocratizar processos e evitar que as pessoas precisem decorar vários números.

VEJA TAMBÉM
Saiba como descobrir se o seu CPF está sendo usado por terceiros
BRASÍLIA
Saiba como descobrir se o seu CPF está sendo usado por terceiros
Serviço oferece monitoramento do CPF e CNPJ e proteção à fraude
RENDA EXTRA
Serviço oferece monitoramento do CPF e CNPJ e proteção à fraude
CPF na nota? Entenda o motivo da pergunta durante as compras e conheça os benefícios
FOLHA VITÓRIA
CPF na nota? Entenda o motivo da pergunta durante as compras e conheça os benefícios
A lei foi sancionada em 11 de janeiro deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas entrará em vigor em janeiro de 2024 — os órgãos públicos terão 12 meses para adequar os sistemas e os procedimentos de atendimento aos cidadãos para a adoção do CPF como número de identificação. O número do CPF será inscrito em certidões (nascimento, casamento e óbito), na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e em outros documentos.

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os consulados já estão se preparando para a nova realidade e o CPF já vem sendo incluído nas certidões de nascimento de filhos de brasileiros que nasceram e foram registrados no exterior. A partir do ano que vem, todos os serviços prestados nos consulados, como solicitações de passaportes e atestados e certidões de nascimento, deverão conter o número do CPF.

O Itamaraty orienta que mesmo aqueles que não têm planos de regressar ao Brasil deverão tirar o CPF, caso não o tenham, ou consultar sua situação cadastral junto à Receita Federal para verificar se não há nenhuma pendência, por meio deste link. O órgão ressalta que filhos de brasileiros que nasceram e foram registrados no exterior, mas que não têm CPF, devem procurar um consulado.

A solicitação para inscrever ou regularizar o CPF é simples e pode ser realizada virtualmente, sem que o cidadão precise se deslocar até um consulado. Veja abaixo o passo a passo:

1- Acesse este link;
2- No próprio site, selecione o país onde você mora atualmente;
3- Preencha o formulário de acordo com o serviço desejado (inscrição, alteração, cancelamento ou regularização de documento, no caso o CPF);
4- Clique em “Enviar”;
5- Imprima o formulário preenchido a partir do botão “Imprimir”;
6- Entregue-o em uma representação diplomática brasileira em até 15 dias, juntamente com os documentos listados no quadro de documentação.

MUDANCA
LEI DO CPF
LEI 14534
CPF
BRASILEIROS NO EXTERIOR
BRASILEIROS
EXTERIOR
FORA DO BRASIL
MORO FORA
MORANDO FORA
https://www.r7.com/2fsi

Recomendado para você
Adquira agora seus eletrônicos dos sonhos por um preço imperdível
Recuperados
|
Sponsored
Notebooks não vendidos e nunca usados são quase doados
Em uma corrida contra o tempo ainda é possível comprar os produtos com preço de fábrica. Os lotes são vendidos de forma parcial, o que torna possível os preços muito abaixo dos praticados no mercado.
Lote de Eletrônicos
|
Sponsored

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.