Assú RN; Estado Islâmico prepara ataques em grande escala na Europa, alerta Europol


Publicação do EI mostra os nove supostos terroristas responsáveis pelos ataques de Paris em novembro – HO / AFP

Um dia depois de o Estado Islâmico (EI) publicar um vídeo que supostamente mostra os nove autores dos atentados que deixaram 130 mortos em Paris novembro do ano passado, a agência policial europeia Europol alertou nesta segunda-feira que o grupo extremista planeja ataques de grande escala concentrados no continente. De acordo com um relatório da instituição, um dos alvos seria mais uma vez a França. Em visita oficial à Índia, o presidente François Hollande disse não se sentir ameaçado e prometeu continuar a luta contra o terrorismo.

— Nada nos assustará, nenhuma ameaça fará a França hesitar sobre o que deve fazer no combate ao terrorismo — afirmou Hollande a jornalistas durante uma visita oficial à Índia. — Estas imagens não fazem mais do que desqualificar os autores dos crimes.

No vídeo de 17 minutos intitulado “Mate-os onde quer que os encontre” e publicado pelo braço midiático do EI, o Centro de Mídia Al Hayat, os extremistas ameaçam todos os países da coalizão internacional liderada pelos EUA que ataca alvos do EI no Iraque e na Síria. As imagens também mostram os supostos autores do atentado na França – quatro belgas, três franceses e dois iraquianos – cometendo atrocidades, como decapitações e execuções à queima-roupa de reféns.

Os jihadistas, que se expressam em inglês e francês, são descritos na gravação como leões que puseram a França de joelhos. Há ainda passagens dos atentados de Paris e das operações da segurança francesa após os ataques. Em um momento do vídeo, aparece o primeiro-ministro britânico, David Cameron, acompanhado de uma legenda em inglês que diz:

“Quem se alinhar com os infiéis será alvo das nossas espadas”.

O porta-voz de Cameron disse nesta segunda-feira que o Reino Unido está analisando a gravação e criticou a iniciativa dos extremistas.

— É um novo movimento desesperado de um grupo terrorista terrível que está claramente em declínio — disse o porta-voz. Desde os atentados, a França permanece em estado de emergência, o que dá às autoridades poderes extra para atribuir prisões em domicílios e conduzir operações sem mandados judiciais. As medidas deveriam expirar em 26 de fevereiro, mas Hollande pretende prorrogá-las.

— Se adotei medidas para prorrogar o estado de emergência é porque sei que existe a ameaça e não vamos ceder em nada, nem nos meios de defender nosso país, nem nas liberdades — afirmou Hollande.

2016-883014855-201601250951389677_AFP.jpg_20160125Vídeo do EI mostra suposto extremista que planejou os atentados de Paris em novembro, o belga Abdelhamid Abaaoud – HO / AFP

Até agora, oito autores dos atentados foram identificados pela polícia, que até agora não conseguiu determinar os nomes de dois homens-bomba que se explodiram do lado de fora do Stade de France e usavam passaportes sírios falsos. O grupo os apresenta, com seus nomes de guerra, como dois iraquianos. Todos os jihadistas foram apresentados na última edição da revista do EI, publicada em 19 de janeiro.

O Globo

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3yH19X0zr2016-883026174-201601251057579892_AFP.jpg_20160125

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.