ASSÚ RN: Assú amplia ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti


A Prefeitura do Assú promoveu na última sexta-feira (11), um encontro para avaliar as ações já realizadas e fortalecer do Plano de Combate ao Aedes Aegypti e prevenção à Dengue,  Chikungunya e Zika Vírus.

Assú RN Funcionarios da PMA participantes  da reuniao
Assú RN

 A reunião, além de contar com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, articuladora do evento, também teve a presença de integrantes das secretarias municipais de: Governo; Desenvolvimento Social; Infraestrutura; Educação; Desenvolvimento Agrário; Tributação e Comunicação. A câmara dos vereadores foi representada pelo seu presidente Breno Lopes.

Assú RN Reuniao sobre combate ao Aedes Aegypit
Assú RN

A secretária municipal de saúde Lucianny Guerra destacou que o combate ao mosquito é um trabalho contínuo, trabalho este que é intensificado no final e no início do ano devido à ocorrência de chuvas, porém, com o aumento da incidência de Zika Vírus e o número alarmante de casos de Microcefalia, que já atinge 18 estados, a prefeitura esta ampliando as ações para controle e eliminação do Aedes Aegypti, visando reduzir o risco para transmissão. “Além de ampliar o trabalho rotineiro estamos programando ações específicas que incluem campanhas educativas, visitas minuciosas casa a casa, mutirões de limpeza e implantação da estratégia 10 minutos contra a dengue”. Disse à secretária informando ainda que em janeiro o município receberá apoio do Exercito Brasileiro.

Assú RN Reuniao sobre combate ao Aedes Aegypit 2
Assú RN

 A enfermeira Jessica Leite, diretora de planejamento da SMS destacou que a participação da população é fundamental: “O segredo está no combate às larvas e a grande maioria dos focos está nas casas das pessoas”. Salientou a diretora, complementando que a SMS realizará uma grande campanha de conscientização através dos meios de comunicação e redes sociais.

 Também ficou definido que mensalmente será publicado um Boletim Epidemiológico, elencando as ações realizadas e dados sobre o índice de infestação.

 LOCAIS PREFERIDOS PELO MOSQUITO

De acordo com o levantamento realizado, os locais que concentram o maior número de larvas do mosquito Aedes Aegypti são: Lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas), sucatas e ferros-velhos; Vasos, frascos, pratos e bebedouros de animais; Depósitos ao nível do solo (tambor, tanque, cisterna); Depósitos naturais (poças de água); Depósitos fixos (lajes, ralos).

SEACOM -PMA

5/5 - (1 vote)



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.