ALTO DO RODRIGUES RN-O que esperar de um governo de direita?


manifestoSP

Enviado por Weden

Com o improvável golpe ou daqui a três anos, o cenário é o mesmo. É fácil antecipar as medidas tomadas por um governo de direita, neoliberal sem resistências, e extremamente conservador como se corporifica no espectro político brasileiro.

1. Fim das garantias trabalhistas (assinatura em carteira, FGTS, 13o salário, etc), como previsto na lei da terceirização selvagem que tramita no Congresso. O que resultará em demissão em massa para recontratação dos trabalhadores como “pessoa jurídica”.

2. Revisão dos ajustes do salario mínimo para baixo, visto que parte do mercado acredita que esta medida vem levando à deterioração dos lucros.

3. Reforma brutal na Previdência Social, uma mantra repetido diariamente por jornais e pelo mercado financeiro, que se sente prejudicado pela cobertura da PS no teto até R$ 4.200. Todos os grandes bancos têm forte interesse na debilitação deste setor.
4. Emendas constitucionais para redução de investimento obrigatório na saúde (isto consta no tal documento preparado por financistas intitulado “Ponte para o futuro” do PMDB e visto com simpatia por partidos de oposição). O que levaria ao fim do SUS como concebido constitucionalmente.

5. Da mesma forma, emendas constitucionais para redução de investimento na educação. Entrega paulatina das escolas públicas à iniciativa privada (como acontece nos governos tucanos em Goiás, São Paulo, etc). Sucateamento, como política de estado, das universidades públicas.

6.Redução drástica de programas sociais (estes programas são vistos como negativos para uma expressiva classe e mídias conservadoras, fiéis aos partidos de direita, base de sua sustentação)

7. Reforma na Polícia Federal e no Ministério Público, como forma de evitar tanta liberdade de funcionamento. (basta ver o que acontecia no governo FHC e o que acontece, por exemplo, na escolha de procuradores estaduais sob os governos tucanos). (E, o que não tem a ver com governos, mas com atitudes da grande imprensa: silenciamento total ante qualquer denúncia que possa prejudicar a imagem do governo de direita de plantão)

8. Revisão do marco regulatório da internet, com o fim da neutralidade. É bom lembrar que havia projeto de lei de autoria de Eduardo Azeredo (PSDB-MG) neste sentido.

9. Redução paulatina da participação dos bancos públicos na economia, até a sua insignificância.

10. Criminalização intensa dos movimentos sociais. Liberalização do porte de armas, como paliativo para o aumento das tensões sociais.

11. Entrega do Pré-Sal às petroleiras estrangeiras.

Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5

37
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.