ALTO DO RODRIGUES RN-Estudantes ocupam escola em protesto contra reorganização do ensino estadual


images (2)

Jornal GGN – Na manhã desta terça-feira (10), estudantes ocuparam a escola estadual Fernão Dias Paes, no bairro de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, para protestar contra a reorganização da rede estadual de ensino e o fechamento de escolas.

Os alunos começaram a manifestação desde o início da manhã, impedindo a entrada de funcionários. A Polícia Militar cercou a escola e a imprensa não consegue se aproximar. A Secretaria de Educação registrou boletim de ocorrência por depredação ao patrimônio público e disse que os alunos não quiserem conversar com representantes da secretaria. A PM também trouxe um ônibus para levar os estudantes para a delegacia.

Do G1

Estudantes impediram a entrada de funcionários da escola Fernão Dias. PM acompanha ato; secretaria registrou boletim como depredação.
Estudantes ocuparam a escola estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo na manhã desta terça-feira (10). O protesto é contra o fechamento de escolas para a reorganização da rede de ensino estadual.

Segundo a Polícia Militar, eles começaram a manifestação às 6h55 e impediram a entrada de funcionários. A escola não está na lista das unidades que serão fechadas no estado. A Polícia Militar cercou a escola e a imprensa não pode se aproximar para conversar com os alunos.

Mesmo os alunos que chegaram pela manhã para assistir às aulas, sem participar do protesto, precisam esperar a chegada dos familiares para a liberação da saída pela Polícia Militar. Maria Aparecida Pires, de 47 anos, foi ao local para buscar o filho Juarez, de 16 anos. “Sou a favor e contra. Acho que no período de aulas isso [protesto] só atrasa eles”. Segundo a mãe, o filho ligou pra ela ir buscá-la.

De acordo com estudantes que estavam no local, outras escolas da região serão fechadas e, por isso, haverá um remanejamento na qu

antidade de alunos na escola Fernão Dias Paes. Os alunos reclamam que poderá ter pelo menos mais dez pessoas por sala e, estudantes que moram em outros bairros, podem ser obrigados a sair do colégio.

Segundo a página de uma organização política chamada “O mal educado” no Facebook, o prédio está tomado por alunos e não foi permitida a entrada da diretora. “Agora dezenas de viaturas da PM chegaram ao local e os polícias militares estão cercando a escola. Eles ameaçam arrombar as portas para despejar os alunos”, diz a página.

Duas alunas que seriam as líderes do movimento leram um manifesto no portão da escola: “nossa luta é fundamental, os estudantes devem se unir sem depender de ninguém. Principalmente das unidades estudantis oportunistas.”

Segundo a Secretaria da Educação, por meio de sua assessoria de imprensa, há estudantes que ocuparam a escola que não são alunos da unidade. A pasta registrou boletim de ocorrência por depredação ao patrimônio público e afirmou que os alunos não quiserem conversar com representantes da secretaria.

De acordo com a diretora de ensino da região Centro-Oeste, Rosângela Valim, os funcionários da escola foram “surpreendidos por cerca de 40 pessoas que não são da escola”.

“É um grupo radical que está lá dentro e não deixam que as crianças saiam do prédio. Eles invadem o prédio público, colocam funcionários para fora da escola e não deixam ninguém entrar e sair. Isso é cárcere privado”, afirmou.

“As crianças que estão lá dentro, não sabemos como elas estão. Os pais não sabem. Não temos acesso ao grupo de alunos. De 60 a 80 alunos. Não faz parte da rede. A escola é tranquila, não tem esse tipo de radicalismo. A diretora esta estarrecida”, disse Valim.

De acordo com ela, a direção quer entrar para conversar com os alunos, mas não “aceitam o diálogo”.

Os alunos afirmam que um ônibus que está na porta da escola é para retirar os estudantes e levá-los para a delegacia. A secretaria nega.

Da Revista Vice

Acompanhando a Ocupação do Fernão Dias em SP

Fotos por GABRIEL UCHIDA
Hoje às 5 da manhã o nosso colaborador Gabriel Uchida acompanhou um grupo de estudantes que ocupou a Escola Estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros, São Paulo. O Fernão, como é conhecido no bairro, é uma das escolas programadas para ter o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) fechado a partir do ano que vem pelo governo do estado. Viaturas e soldados da Polícia Militar cercam a escola, mas os estudantes resistem – fazendo “cadeiraços” e preparando refeições.
Desde que anunciadas, as medidas do governador Geraldo Alckmin (PSDB) têm gerado protestos por parte dos secundaristas.

 

 

 

 

 


 

 


 

 


 

 


 

 


 

 


 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.