ALTO DO RODRIGUES RN-Arquiteta de Alcaçuz revela que requesitos de segurança foram ignorados; presídio estava previsto para ser em Macaíba


Por Blog de Flávio Marinho

A Folha de São Paulo publica nesta quinta-feira matéria, em inglês, dos correspondentes Landro Machado e Avener Prado, que trás novas revelações sobre a construção do presídio de Alcaçuz, nas dunas de Nízia Floresta.

A reportagem, intitulda “Prisão construída em areia no Rio Grande do Norte, ideal para escapar e esconder armas”, diz que a unidade prisional foi baseada em uma tese elaborada por dois estudantes de arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e que o projeto original previa erguer um presídio não em Alcaçuz, “mas sim nas terras rochosas da cidade de Macaíba – que fica a 14 km de Natal”.

O texto acrescenta ainda que “a forma como a prisão foi construída permitiu prisioneiros para esconder armas e escavar túneis de escape através da areia”.

Os correspondentes ouviram ainda as duas arquitetas de Alcaçuz – uma delas, Rosanne Azevedo de Albuquerque, 50 anos, atualmente professora universitária, reconhece que a prisão tem várias falha, mas que essas falhas não dizem respeito às dunas.

Ela denuncia que “vários requisitos de segurança foram ignorados, como fundações sólidas e paredes reforçadas”.

O projeto pedia pisos de concreto grosso e barras de ferro, os quais não foram implementados.

Por ocasião da conclusão da obra de Alcaçuz, nem a arquiteta Rosanne Azevedo, nem a colega que participou do projeto, Lavínia Negreiros, foram convidadas para a inauguração, em 1998.

Um detalhe dos mistérios que cercam a construção de Alcaçuz chama a atenção: as arquitetas Rosanne Azevedo e Lavínia Negreiros só foram autorizadas a visitar o canteiro de obras no início.

materia alcaçuz

enviar comentário
Publicidade

Volume de petróleo processado na Petrobras é o menor desde 2010

A crise econômica e a maior concorrência na venda de combustíveis levaram o país a amargar o maior recuo no processamento de petróleo em suas refinarias dos últimos seis anos. De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o volume refinado chegou a 670,068 milhões de barris no ano passado, uma queda de 7,5% em relação a 2015. Trata-se do menor patamar desde 2010, quando foram refinados 661,838 milhões de barris

O Brasil conta hoje com 17 refinarias. Desse total, a Petrobras é dona de 13 unidades, que, juntas, respondem por 98% do petróleo refinado no Brasil, diz a ANP. A refinaria tem papel essencial na cadeia: assim que o petróleo é extraído do subsolo, ele é levado para uma refinaria, onde será processado e transformado em combustíveis, como gasolina, diesel, entre outros.

Parte do recuo do refino está atrelado ao aumento das importações de combustíveis pelos concorrentes da Petrobras. Esse avanço ocorreu porque a estatal manteve, por boa parte do ano passado, os preços de gasolina e diesel mais elevados no Brasil em relação ao mercado internacional. Como consequência, essas empresas optaram por trazer o combustível do exterior do que comprar da Petrobras. Assim, a importação da gasolina subiu 18,5%, e a do diesel teve alta de 14,1%, mostra a ANP.

— A queda da demanda no Brasil e os preços elevados da Petrobras afetaram o volume de refino no Brasil. Foi só com a nova gestão da Petrobras, liderada por Pedro Parente, que a companhia decidiu baixar os preços, em outubro, dentro da criação de uma nova política de preços. Mas, como a economia ainda não dá sinais de crescimento, não há perspectiva de aumento do volume processado. Ou se aumentar será pouco — explicou o economista Alfredo Renault, professor da PUC-RJ.

Segundo dados do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), o preço médio da gasolina nas refinarias nacionais ficou, em média, 22,1% acima, em 2016, do preço no Golfo do México, usado como referência internacional. Já o preço médio do óleo diesel nas refinarias nacionais ficou, em média, 39,9% acima do preço no exterior. Neste início de ano, até o dia 23, o valor da gasolina vendida no Brasil estava 15,9% mais alto que lá fora, assim como o diesel, que tinha valor 31,8% maior, destacou o CBIE.

David Zylbersztajn, ex-diretor-geral da ANP, destacou que as empresas, ao longo do ano passado, se organizaram e decidiram importar diretamente, criando, segundo ele, uma concorrência inédita para a Petrobras. Outro efeito colateral para a estatal foi a perda de participação de mercado. Segundo a ANP e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom), a fatia da BR nas vendas de gasolina passou de 27,7%, em 2015, para 25,6%, em 2016 (até outubro). No caso do diesel, o recuo foi de 37,23% para 33,6% no mesmo período.

— O que essas empresas passaram a importar foi o que a Petrobras deixou de vender. A Petrobras passou o ano passado inteiro com os preços acima do mercado internacional, como forma de fazer caixa, mas isso criou reflexos na concorrência. E aí baixou o preço para recuperar terreno — disse Zylbersztajn.

O Globo

enviar comentário
Publicidade

PF prende ex-braço-direito de Eike e vice de futebol do Flamengo

Reprodução

Flavio Godinho, ex-braço direito de Eike Batista e atual vice-presidente de futebol do Flamengo, está sendo preso agora no bojo na Operação Eficiência.

Em setembro passado, a PF já procedera uma operação de busca e apreensão de documentos em sua casa no Jardim Pernambuco, no Leblon. A residência, aliás, na rua embaixador Graça Aranha, é avaliada em R$ 30 milhões.

Enquantoi esteve com Eike, Godinho foi socio do ex-bilionário em diversas offshores. E era quem negociava em nome do chefe vários acordos e repasses a políticos.

Lauro Jardim

enviar comentário
Publicidade

Acordo obriga Odebrecht a decifrar arquivos do ‘setor da propina’

Edifício Odebrecht São Paulo (Foto: Odebrecht)O Estado de S.Paulo

A Odebrecht ficará obrigada a entregar e decifrar, para procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, os arquivos e códigos do banco de dados que armazena a memória eletrônica do Setor de Operações Estruturadas da empresa. No servidor retido na Suíça estão os ordenamentos de repasses a políticos, o controle de contas secretas em nome de offshores, pedidos de propinas para agentes públicos, as planilhas com balanço de fluxo financeiro semanal e outras provas de crimes cometidos no Brasil e fora dele.

“Prestar à Força Tarefa Lava Jato em Curitiba todas as informações que as empresas de seu grupo econômico dispuserem ou puderem obter para esclarecer os dados encontráveis em sistemas eletrônicos e base de dados eletrônicos, cuja custódia, após a homologação deste Acordo pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, será entregue ao Ministério Público Federal”, diz um dos subitens da cláusula 6ª, do acordo de leniência da Odrebrecht.

Espécie de delação para empresas, em processos cíveis, o termo de leniência foi assinado entre Odebrecht e o Ministério Público Federal, no dia 1º de dezembro, e tornado público na sexta-feira, 20. Para ter validade, precisa ainda ser apresentado ao juiz federal Sérgio Moro – titular dos processos originários da Lava Jato, em primeira instância – e homologado.

enviar comentário
Publicidade

Robinson anuncia fechamento do presídio de Alcaçuz

Durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, realizada na noite desta quarta-feira (25), o governador Robinson Faria destacou que o presídio estadual de Alcaçuz será desativado em breve. O fim das operações na detenção ocorrerá tão logo as prisões de Ceará-Mirim, Afonso Bezerra e Mossoró estejam prontas, medidas que serão de médio/longo prazo. Juntas, as unidades prisionais terão capacidade para concentrar cerca de 2.200 apenados, número que reduz o déficit de vagas no regime.

Ainda na reunião foram tratados temas como a fixação do muro de contêineres marítimos que separa os pavilhões 1, 2, 3 das alas 4 e 5, realidade que impede um novo conflito entre facções e que garante a retomada do controle do presídio pelas forças de segurança. O muro dos contentores foi erguido em caráter emergencial uma vez que um muro feito concreto pré-moldado de 90 metros de extensão será erguido, com 6,40 metros de altura e 80 centímetros de largura. Além disso, será feita a concretagem do perímetro externo de Alcaçuz para evitar fugas.

A solução provisória da construção do muro de contêineres ocorreu após uma reunião de coordenação e de estudo tático e estratégico entre o comando da Polícia Militar e o DER. De acordo com o governador Robinson Faria, o muro tem um objetivo claro. “Tanto a estrutura de contêineres como o muro permanente têm o propósito de impedir o contato físico entre os integrantes de facções. A ideia por trás do muro é pacificar o presídio e evitar que tenhamos mais óbitos”, disse o chefe do Executivo Estadual, lembrando que não foram registradas mortes de policiais, agentes ou civis que tenham relação com a rebelião mesmo com a negativa do Estado em negociar com qualquer facção.

Outras medidas adotadas em Alcaçuz serão a construção de uma cerca perimetral situada a 50 metros do muro paras evitar que sejam projetados materiais ilícitos para dentro do presídio, bem como será instalada uma iluminação especial para a parte externa do presídio. Até o final da semana, deverá ser assinado um termo para contratação de 50 módulos habitáveis para alocar os detentos. Cada unidade terá capacidade para 20 vagas, totalizando 1000 vagas em caráter emergencial em virtude da destruição parcial da estrutura do presídio. Os números mais recentes de Alcaçuz são de 56 fugitivos, 4 recapturados, 26 mortos e 10 feridos.

Participaram da reunião no GGI desta quarta-feira auxiliares da administração direta do Governo da Segurança Pública, Sejuc, Gabinete Civil, Procuradoria Geral, assessoria de Comunicação, DER, Infraestrutura, Corpo de Bombeiros, Itep, Polícia Civil, e representantes da Assembleia Legislativa, da Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública da União, Polícia Rodoviária Federal, Depen, Justiça Federal, Exército e Ministério Público Federal.

enviar comentário
Publicidade

PF e MPF cumprem mandados de prisão na casa do empresário Eike Batista

Agentes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal realizam uma operação para cumprir nove mandados de prisão preventiva e quatro conduções coercitivas na Operação Eficiência, na 2ª fase da Lava Jato no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (26). Entre os principais alvos com mandados de prisão expedidos estão o empresário Eike Batista, dono do grupo EBX. Segundo o advogado Fernando Martins, Eike não está no Brasil, mas vai se entregar à polícia.

Outro alvo da operação é o ex-governador Sérgio Cabral, que já está preso no complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, e também Wilson Carlos e Carlos Miranda, que também estão presos. Todos os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Até as 6h30, um mandado de prisão havia sido cumprido contra Flávio Godinho. Ele é acusado de ser um dos operadores do esquema, através da ocultação e lavagem de dinheiro das propinas que eram recolhidas das empreiteiras que faziam obras públicas no Rio de Janeiro.

A PF ainda tenta cumprir também outros cinco mandados de prisão e quatro de condução coercitiva. Segundo as investigações, as pessoas que devem ser conduzidas coercitivamente até a sede da Polícia Federal do Rio seriam beneficiárias do esquema de corrupção.

Esse é o terceiro mandado de prisão preventiva expedido contra Sérgio Cabral, Wilson Carlos e Carlos Miranda. Os agentes também tentam cumprir mandados de condução coercitiva contra Maurício de Oliveira Cabral Santos, irmão do ex-governador, e Suzana Neves Cabral, ex-mulher de Sérgio Cabral.

O ex-governador Sérgio Cabral foi preso na primeira fase da Lava Jato, batizada como Calicute, no dia 17 de novembro. O inquérito policial relativo à 1º fase da resultou no indiciamento de 16 pessoas indiciadas por crimes que vão de corrupção passiva e ativa, organização criminosa a lavagem de dinheiro.

G1

enviar comentário
Publicidade

Delações da Lava Jato devem ser confirmadas em duas semanas

Brasília – A homologação das delações que vão tirar a política brasileira dos trilhos deverá ser concluída nos primeiros dias de fevereiro. Essa fase da temida Lava Jato é célere: os delatores só têm que confirmar se falaram espontaneamente aos procuradores que conduzem a operação em Curitiba.

Marcelo Odebrecht, o chefão da empreiteira e do engenhoso esquema de corrupção, será o último que prestará depoimento aos juízes que auxiliavam o ministro Teori Zavascki. Juízes de outros gabinetes do STF vão se juntar à força-tarefa para agilizar a tomada de depoimentos.

 

IG

Comentários (2) enviar comentário
  1. Blue

    Homologa Carmen Lúcia.

  2. bernardo amorim

    caro BG um fato inusitado ocorreu hj um irmao meu Abel Filho médico e ex-prefeito de Rafael Godeiro teve sua Sw4 tomada de assalto ontem a noite na BR 304 proximo a angicos. hoje a tarde o delegado de Sao paulo do potengi ligou dizendo que o carro havia aparecido abandonado em uma pousada em santa maria e pediu que abel fosse com a copia da chave ocorre que ao chegar agora as 20h a dona da pousada disse que ha 10 min dois homens haviam saido no carro ou seja roubaram o carro de novo. seria cômico se nao fosse trágico.
    sw4 2016-placa Rafael godeiro nqg 3101

Publicidade

Concorrente da Uber, YetGo! lança primeira grande promoção em Natal

A capital potiguar conheceu o primeiro grande concorrente da Uber em 2017: a YetGo!. Empresa natural de Belém-PA, ela iniciou suas atividades em Natal há quase mês, mas ainda é pouco conhecida pelos usuários. Agora, quer mudar esse panorama.

Na tentativa de filtrar novos consumidores e motoristas, a YetGo! lançou sua primeira grande promoção na Cidade do Sol. Durante a próxima sexta-feira (27), o consumidor natalense poderá fazer qualquer viagem dentro da capital que pagará apenas o valor simbólico de R$ 10,00.

A promoção, que já foi aplicada em diversas outras cidades em que a YetGo! está funcionando, é chamada de ‘Yet10’. A única ressalva da empresa dentro desta oferta é para que o limite da viagem seja de R$ 50,00. Ultrapassando esse valor, eles não explicaram exatamente qual procedimento é executado.

A YetGo! vence os valores ofertados pela Uber em dois quesitos: preço base e preço por minuto. Enquanto a Uber cobra R$ 3,25 pelo base e R$ 0,17 por minuto, a YetGo! extrai R$ 3,00 e R$ 0,15, respectivamente. Entretanto, o preço por quilômetro da Uber é melhor: R$ 1,20 contra R$ 1,70.

Atualmente, a empresa paraense presta serviços em diversas cidades brasileiras. Segundo informações publicadas no blog da companhia, o serviço está em fase de testes no Rio de Janeiro e em outras vinte cidades cariocas. Porto Alegre-RS, Manaus-AM e a própria Belém-PA são localidades em que o serviço já está consolidado e correndo diretamente com a Uber.

 

Com informações do Agora RN

Comentário (1) enviar comentário
  1. João Medeiros

    Corrigindo: o preço base da UBER é R$ 2,50.

Publicidade

ABC é goleado pelo CSA

A última vez que o CSA esteve com sua torcida no Estádio Rei Pelé, em Maceió, foi no dia 25 de setembro do ano passado, na primeira partida da decisão da Série D do Campeonato Brasileiro. O reencontro foi com muita festa e uma vitória convincente sobre o ABC, na estreia da Copa do Nordeste 2017. Com gols de Luís Soares e Everton Heleno, aos 36 e 37 minutos do primeiro tempo, e Cleyton, aos 42 minutos do segundo tempo, o Marujo dominou o confronto e goleou o Mais Querido por 3 a 0 na abertura do grupo D do Nordestão.

O ABC joga em casa, no Estádio Frasqueirão, contra o Itabaiana. Os dois jogos acontecem no dia 5 de fevereiro, às 19h (horário de Brasília).

 

Globo Esporte

Comentário (1) enviar comentário
  1. Neto

    ave maria! já estou começando a me preocupar. será não vamos ser campeão do nordeste?

Publicidade

A menina abandonada ao nascer que descobriu que seu ídolo famoso era a irmã desconhecida

Aos 30 anos, Jennifer Bricker participa de espetáculos de acrobacias aéreas e fascina as plateias com sua técnica

BBC Brasil

Nesta terça-feira (24), o Instagram ganha uma integração com o WhatsApp. Os aplicativos, ambos comprados pelo Facebook, agora vão trabalhar juntos no compartilhamento de fotos e vídeos. De acordo com a rede social, fotos e vídeos publicados no feed, sem restrição de público, poderão ser compartilhados usando o mensageiro em uma atualização que chega aos poucos a partir de hoje para usuários do Android.

Ao ver uma foto, um boomerang ou um vídeo público no Instagram, usuários do WhatsApp poderão compartilhar o conteúdo em mensagens privadas ou em grupos, com uma miniatura e o link para o post original. Antes, era necessário copiar o URL do post e colar no WhatsApp — ou ainda compartilhar via Facebook Messenger. Uma cópia — um screenshot do post — fica salva no celular mantendo as marcas como nome do perfil e interface do Instagram.

Vale notar que o compartilhamento existente via Twitter, Tumblr, Swarm, Flickr e no próprio Facebook funciona apenas para fotos de própria autoria e nas contas de propriedade do mesmo usuário.

O novo recurso, que compartilha fotos de terceiros direto do Instagram para o WhatsApp, chega primeiro para donos de smartphones Android. Usuários de iPhone (iOS) e Windows Phone devem recebê-lo em breve. No momento, não é possível usar a mesma função pelas versões para web.

O compartilhamento de fotos direto do Instagram para o WhatsApp é um pedido antigo dos usuários que tem usado prints e apps de terceiros para mostrar conteúdo publicado na rede social para amigos.

Para acessar atualize o seu Instagram para a versão mais recente — usuários do Instagram Beta já tem acesso —, escolha uma foto e clique nos três pontinhos do menu no topo do post. Lá, estará a opção “Compartilhar no WhatsApp” para qualquer post público da rede social. De acordo com o Instagram, a pessoa que quiser compartilhar conteúdo da rede social no WhatsApp precisa ter o mensageiro instalado no telefone. A nova função do Instagram utiliza a API pública do aplicativo de mensagens.

O Instagram não avisa ao usuário que sua foto ou vídeo publico foi enviado para alguém via WhatsApp.

enviar comentário
Publicidade

Otimismo com Trump faz Bolsa de NY bater recorde histórico

Dow Jones

O índice Dow Jones da Bolsa de Nova York bateu a marca dos 20 000 pontos pela primeira vez na história nesta quarta-feira. A bolsa fechou o dia com alta de 0,78%, com o índice atingindo 20 069 pontos.

O resultado é reflexo do otimismo de Wall Street com o governo de Donald Trump. Investidores esperam que o novo presidente dos Estados Unidos corte impostos e acelere os projetos de infraestrutura, dando estímulo à economia americana.

“O mercado de ações deu a ele esse extraordinário voto de confiança”, resumiu Ed Yardeni, presidente da consultoria Yardeni Research, à rede CNN.

Veja

Comentário (1) enviar comentário
  1. Netto

    Corte de impostos sem cortes de gastos.
    Soa familiar?

Publicidade

Polícia Civil apreende quase 800 quilos de droga em Mossoró; dois homens foram presos

Uma ação coordenada pela Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) de Mossoró apreendeu 789 quilos de drogas, sendo 318 quilos de supermaconha e 471 quilos de maconha, que estavam enterrados no quintal da casa de um dos suspeitos, na zona rural de Upanema, na tarde desta terça-feira (24). Tiago Galdino Tertuliano, 22 anos e Valdeilson de Paiva Souza, 29 anos foram presos em flagrante com armas e munições.

“O êxito desta ação que retirou uma grande quantidade de drogas de circulação contou com apoio de outros policiais civis que nos ajudaram nesta missão. Tivemos a colaboração das Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) e da Delegacia Especial de Atendimento ao Adolescente (DEA) de Mossoró e da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE)”, detalhou o delegado André Albuquerque, da Denarc Mossoró.

Na casa de Tiago Galdino Tertuliano, os policiais encontraram os quase 800 quilos de droga enterradas no quintal da casa dele. Durante o interrogatório ele afirmou que não sabia de onde veio a droga, mas confessou que a droga seria vendida para quitar dívidas com a compra da mesma. Com Tiago a Polícia apreendeu um revólver calibre 38, 15 munições, uma motocicleta modelo Honda CG cor vermelha e uma balança de precisão. Tiago já havia sido condenado por homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

Na casa de Valdeilson de Paiva Souza, policiais civis apreenderam uma pistola calibre 40 e uma espingarda calibre 12 com munições. Valdeilson já foi condenado por roubo e havia fugido da Penitenciária Agrícola Mário Negócio em 23 de novembro de 2015. Os dois homens foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo.

Comentário (1) enviar comentário
  1. Paulo

    Se investe pouco em investigação e inteligência, temos que pegar os grandes. De nada adianta ficar prendendo boqueiro com 30 trouxinhas de maconha. Parabéns aos policiais!

Publicidade

Blog do BG associado

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz4WrN0NBMJ

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.