A PALAVRA DO DIA-Você não perde por se humilhar


Recentemente recebemos uma visita no Conexão Eclésia que me chamou a atenção. Nós conseguimos visualizar os termos que levam uma pessoa a encontrar o nosso blog nos mecanismos de buscas. E, curiosamente vimos que uma pessoa visitou o Conexão Eclésia por ter feita uma busca pelos seguintes termos: “Humilhe-se, mas não a ponto de ser bobo”. Talvez essa pessoa pensou que existia algum versículo bíblico com essas palavras, mas tal versículo simplesmente não existe.

Porém, a pessoa que fez essa busca não precisa se frustar, pois a Bíblia ensina muito sobre a humilhação.

Sabemos que precisamos nos humilhar. Mas, como responder à pergunta: “Até que ponto devo me humilhar?”

À luz da Bíblia, só há uma resposta para essa pergunta. Uma resposta clara, precisa e inquestionável: Você deve se humilhar até o ponto que Jesus se humilhou. Essa é a verdade “nua e crua”, a mais clara possível. Devemos nos humilhar sempre, não a ponto de sermos bobos, mas a ponto de sermos semelhantes a Jesus. E isso, por vezes, pode parecer bobo aos olhos do mundo.

E Jesus se humilhou até que ponto? Paulo nos ensina, em Filipenses 2, que deve haver em nós o mesmo sentimento que houve em Cristo, que sendo Deus, não considerou essa condição como algo a que devia se apegar, mas a si mesmo se esvaziou, assumiu a forma de servo e foi obediente até a morte de cruz. Portanto, vemos Jesus se humilhando do ponto mais alto para o lugar mais baixo que poderia existir. Ele sofreu inocentemente, para levar sobre si os nossos pecados.

Jesus se tornou a referência, o padrão de humilhação para nós, seus discípulos. Deve haver em nós o mesmo sentimento que havia em Cristo.

“Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos” (I Pedro 2:21).

Porém, além da verdade que devemos nos humilhar tal como Jesus, há outra verdade que precisa lembrar: ninguém perde por se humilhar. Esse é um investimento que não tem como ter perda ou prejuízo. Sabemos que neste mundo, até os investimentos mais seguros podem dar prejuízo em algum momento. Podemos passar por uma crise econômica, o governo pode quebrar.

Porém há investimentos em que não há como perder. São investimentos de natureza espiritual, e um deles é a humilhação. E isso é tão certo como a Lei da gravidade. Tão certo como se eu soltar um objeto de uma determinada altura ele vai cair, se eu me humilhar debaixo da potente mão de Deus, no tempo certo serei exaltado.

Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Ou seja, se você se humilhar, receberá graça de Deus. E a graça é o que necessitamos para viver. A graça é melhor do que a vida, é o que precisamos para sermos santos, e ela nos basta. Portanto, não perca a oportunidade de se humilhar.

Se confessar seus pecados é humilhante, confesse.

Se pedir perdão for uma humilhação para o seu ego, peça perdão imediatamente.

Se você sofreu algum dano, e está difícil de perdoar pois isso te humilharia, perdoe, pois você vai receber graça de Deus.

Se você realiza um serviço que ninguém reconhece ou elogia, persevere nesse serviço, pois você está fazendo para Deus. Jesus nos deu exemplo lavando os pés de seus discípulos.

No caminho da humilhação não tem como perder. Você receberá graça e será exaltado no momento certo, na ocasião oportuna.

“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte” (I Pedro 5:6).

Em Cristo,
Anderson Paz

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.