A PALAVRA DO DIA-SABEDORIA e CONHECIMENTO


O pedido intrigante de Salomão em 2 Crônicas 1, 7-12!

Antes de começarmos a meditar no Livro de Provérbios gostaria de falar um pouco da importância desse propósito!
Em 2 Crônicas 1:7, Salomão, rei de Israel, ungido após a morte de seu pai Davi, foi visitado pelo Senhor que disse-lhe: “Pede o que queres que eu te dê.” Quem de nós não gostaria de receber essa visita do Senhor?… vou repetir: Deus disse a Salomão para pedir… o que você pediria ao Senhor se fosse você? fiquei surpresa comigo quando refleti sobre isso! Creio que não teria pedido o que Salomão pediu…
No versículo 8, do mesmo capítulo de Crônicas, Salomão responde ao Senhor ressaltando Sua benignidade! “E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi e a mim me fizeste rei em seu lugar.” Fiquei perplexa quando li esse versículo! Deus diz: Pede Salomão e Ele O reconhece como benigno, um Deus bondoso… e isso antes de pedir e de ser concedido o que queria! Desejo aprender com Salomão a reconhecer quem Deus é, antes de ser abençoada por Ele…
Nos versículos seguintes Salomão diz: “Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a Tua palavra dada ao meu pai Davi; porque Tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra. Dá-me, pois, agora, SABEDORIA e CONHECIMENTO para que possa sair e entrar perante esse povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo.”
 
Sim… é isso mesmo! Salomão não pede uma casa, um carro do ano, uma viagem para o exterior, nada material como na história do gênio da lâmpada… ele pediu SABEDORIA e CONHECIMENTO! Creio eu que já havia um grande potencial de sábio na vida de Salomão para que pedisse isso! E mais, seu pedido não residia apenas nele! Salomão se preocupava em ser um rei justo e sábio para com seu povo, e, nisso residia o seu pedido! Quando nos tornamos mães (no meu caso rsrsr) ou pais, começamos a entender um pouco isso! Nossos pedidos nem sempre residem em nós mesmos! Passamos a ser responsáveis por alguém!
“Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pedistes riquezas, bens ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti SABEDORIA e CONHECIMENTO, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constitui rei, SABEDORIA e CONHECIMENTO te são dados; e te darei riquezas bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.” (vers. 11 e 12). No versículo 11, Deus enfatiza o que Salomão não pediu! Me identifiquei com o rol dos “não pedidos de Salomão”, e você? (reflexão).
E, ao final, Deus concede sabedoria e conhecimento a Salomão, mas acrescenta que terás também riquezas, bens e honras!
Daí reside a importância do propósito em conhecer a Sabedoria de Deus através do Livro de Provérbios! Tudo é passageiro… riquezas, bens, honras… tudo passa… mas a sabedoria dos céus… essa jamais passará e, é ela que faz com que as demais coisas em nossa vida (bens materiais, relacionamentos, sonhos, projetos) prevaleçam!
Sonhava em me casar, e ter uma família, mas descobri que, sem Sabedoria e Conhecimento, posso perdê-la! O que você tem, que Deus já te deu, mas falta-lhe Sabedoria e Conhecimento, para fazer prevalecer?
Espero que adentre comigo nesses 31 dias de propósito meditando no Livro de Provérbios a partir de amanhã (08/09)… acreditem: este livro nunca desatualiza, não está obsoleto como muitos dizem, porque mesmo que mudemos, Deus não muda.
Elaine Sousa
“Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”. 
Hebreus 13:8
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.