A PALAVRA DO DIA-Explicação e Significado de Salmos 119


O significado do Salmos 119 trata do amor pela palavra de Deus. Portanto este salmo é uma longa meditação dirigida a Deus sobre as excelências de sua lei. A lei aqui não se refere a requisitos legais como na lei de Moisés, mas a toda a instrução de Deus para a humanidade em geral. Portanto, a lei de Deus também é chamada de sua palavra, mandamentos, declarações, juízos, estatutos, ordenanças, instruções, preceitos, injunções, testemunhos, promessa, caminho e vereda. Pelo menos uma dessas palavras ocorre em quase todos os versículos do salmo.

Este é um dos salmos acrósticos alfabético, o salmo é dividido em vinte e duas seções, correspondendo às vinte e duas letras do alfabeto hebraico. Cada seção tem oito versículos, e todos os oito versículos em qualquer seção começam com a mesma letra.

A bênção de obedecer a Palavra de Deus – ( Alef – Salmos 119:1-8)
Em uma declaração confiante de abertura, o salmista regozijou-se com o fato de que as pessoas que obedecem à Palavra de Deus de todo o coração desfrutam de sua bênção. Consequentemente, ele queria ser mais consistentemente obediente. Ele prometeu ser mais grato enquanto continuasse a aprender mais sobre a Palavra de Deus.

Purificação pela Palavra – ( Bete – Salmos 119:9-16)
Uma pessoa pode purificar sua conduta obedecendo à Palavra de Deus. O escritor testemunhou que ele havia internalizado e se deleitado na Palavra de Deus para manter a pureza moral. Ele tornou uma prática de pensar continuamente na revelação de Deus. Acima de tudo, a pessoa deve encontrar prazer na palavra de Deus e ter o desejo de conhecê-la e praticá-la.

Apreço pela Palavra de Deus – (Gimmel – Dálet – Salmos 119:17-32)
O salmista sabe que se ele deseja ser guiado pela palavra de Deus, sua vida será cheia de propósito e significado. Embora ele possa estar inseguro sobre seu futuro, ridicularizado por amigos ou perseguido por governantes, ele sempre será leal à palavra de Deus.

Isso lhe dá confiança para confiar em Deus quando está em perigo. A palavra de Deus o fortalece. Ele, portanto, ora por maior compreensão e maior força interior para rejeitar o que é mau e escolher o que é bom.

Compromisso leal com a Palavra de Deus – (Hê – Vav – Salmos 119:33-48)
Para o salmista, a vida é construída em torno da devoção à palavra de Deus. Ele não quer ser desviado tentando ganhar riqueza ou prestígio. O que ele mais teme é desagradar a Deus. O que ele almeja é uma vida dirigida por Deus através de sua palavra.

A palavra lhe dá segurança de salvação, que por sua vez lhe dá coragem para responder àqueles que zombam dele, confiança para viver na liberdade que Deus lhe deu e ousadia para falar de Deus aos governantes da nação.

Fonte de esperança e forte compromisso com a Palavra de Deus- (Zain – Het – Salmos 119:49-64)
A palavra de Deus traz conforto ao crente sofredor, mas também desperta sentimentos de justa ira contra aqueles que deliberadamente ignoram os padrões de Deus. No entanto, o salmista não permite que o desânimo o domine. Ele ganha vigor renovado de nova meditação na palavra de Deus.

O amor pela palavra leva ao gozo do próprio Deus. Produz uma vida de obediência e oração. Traz ódio dos ímpios, mas o crente encontra uma nova amizade entre aqueles que compartilham seu amor por Deus.

O valor inestimável da Palavra e testemunho através da Palavra – ( Tét – Iode – Salmos 119:65-80)
Em um mundo de pecado, uma compreensão da palavra de Deus é essencial para guiar os piedosos no caminho certo. Quando se desviam do caminho de Deus, Deus pode enviar aflições para trazê-los de volta. As aflições no caso do salmista são as mentiras com as quais os ímpios o caluniam. Mas o Deus que o criou está desenvolvendo seu caráter por meio dessas aflições. Assim as aflições o ensinou a apreciar os estatutos de Deus mais do que antes.

Ao passar por sua provação com uma fé mais firme em Deus, ele tem sido um encorajamento para os outros. Ele ora para que, se seus inimigos o atacarem novamente, eles, e não ele, sejam derrotados. Como resultado, os piedosos serão ainda mais encorajados.

A confiabilidade e a permanência da Palavra de Deus – ( Caf – Lâmed – Salmos 119:81-96)
Durante os períodos de sofrimento, o salmista às vezes se pergunta por que Deus demora a agir para salvá-lo como prometeu. Ele se sente inútil e sem vida como um odre seco. No entanto, ele não perde a esperança. Ele ainda confia no amor constante de Deus para livrá-lo da traição de seus perseguidores.

Deus e sua palavra são duradouros e imutáveis. Suas promessas são certas. Isso o encoraja a acreditar que Deus o salvará por meio de suas provações.

A doçura e a iluminação que a Palavra de Deus provê – ( Mem – Nun – Salmos 119:97-112)
Quando o salmista é ensinado por Deus através do estudo e meditação de sua palavra, ele aprende a verdadeira sabedoria. Ele é mais sábio do que todos os sábios mundanos, apesar de seus anos de experiência. A sabedoria que vem da palavra de Deus produz retidão moral e bom senso. Portanto as promessas de Deus foram particularmente doces para ele.

A revelação de Deus é uma luz que ilumina o caminho da vida. Mostra ao salmista como ele deve se comportar quando está aflito, quando está orando ou adorando e quando está em perigo. Dá-lhe alegria constante e profunda.

A reverência e a vindicação daqueles que guardam a Palavra de Deus – ( Sâmec – Ain Salmos 119:113-128)
Outro resultado de amar a palavra de Deus é o ódio a tudo que é mau e a tudo que impede a busca do bem. Deus punirá aqueles que deliberadamente se rebelarem contra sua palavra. Esta é mais uma razão pela qual as pessoas devem temer a Deus e obedecê-lo.

Em vista de sua própria obediência e da promessa de Deus, o salmista pede a Deus que o salve daqueles que o perseguem e quebram a lei de Deus. Seus inimigos desprezam a lei de Deus, mas ele se deleita nela.

A maravilha e o caráter justo da Palavra de Deus – ( Pê – Tsade – Salmos 119:129-144)
Tão maravilhosa é a instrução da palavra de Deus que o leal servo de Deus tem fome de saber mais dela. Ele sabe que, seguindo a palavra de Deus, obtém vitória sobre o pecado e a tentação. Ele chora ao pensar que as pessoas iriam pisotear tal nobre ensinamento.

A irreverência deles causa-lhe ainda mais tristeza, pois eles estão se afastando do conhecimento de Deus. Somente através da palavra de Deus as pessoas podem desenvolver uma verdadeira compreensão da justiça, retidão e fidelidade de Deus. Quanto ao salmista, ele acha a palavra de Deus confiável e verdadeira, e uma fonte constante de conforto, alegria e instrução.

A verdade e o amor pela Palavra de Deus – ( Cof – Rêsh – Salmos 119:145-160)
A obediência à palavra de Deus traz confiança na oração, mas isso não diminui a necessidade de autodisciplina, seja no estudo da palavra ou na oração. Seja qual for o perigo, Deus está sempre perto daqueles que lhe são leais.

À medida que os problemas do salmista aumentam, seus apelos se tornam mais urgentes. Ele lembra a Deus que tem sido leal à palavra dada por Deus e pede a Deus que o salve. Com base no amor, verdade e justiça de Deus, ele implora pela ajuda de Deus.

Alegria e a salvação na Palavra de Deus – ( Shin – Tau – Salmos 119:161-176)
Por se alegrar com a instrução de Deus, o salmista é firme em meio à perseguição e consistente em suas orações diárias. Sua vida é de paz interior e estabilidade. Com confiança tranquila, ele espera que Deus o salve.

O salmista conclui sua longa meditação com um resumo de seus principais pedidos: compreensão da palavra de Deus, libertação da aflição, ousadia para proclamar as excelências da palavra de Deus, ajuda constante de Deus por causa de sua obediência constante à palavra e a mão corretiva de Deus sobre ele quando ele se desvia do caminho de Deus.

Veja também:
Fonte da explicação de Salmos 119:

Autoria: Flemming, Donald C. Commentary.
Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.