A PALAVRA DO DIA-Apocalipse 14


Guia de Estudos do Aluno — Novo Testamento

Enquanto Apocalipse 13 falou do poder dos reinos de Satanás e de seu crescimento, Apocalipse 14 trata do tema da restauração e do desenvolvimento do reino de Deus na Terra nos últimos dias. Esse período foi (e é) comparado à época da colheita, quando todos os bons frutos são reunidos e armazenados, enquanto tudo o que não é útil é destruído (cortado, arrancado e queimado). Um dos motivos por que o reino de Deus foi estabelecido na Terra nos últimos dias foi para avisar o povo da colheita, ou do dia do juízo, que acontecerá na ocasião da Segunda Vinda de Cristo. Tendo sido avisados, podemos preparar-nos dando bons frutos, ou seja, boas obras, que farão com que nos reunamos em segurança a Deus.

Compreensão das Escrituras

Apocalipse 14

Comprados (vv. 3–4)

Salvos (o significado literal é ser comprado da escravidão ou servidão)

Contaminar (v. 4)

Deixar de ser casto

Virgens (v. 4)

Sexualmente puros

Engano (v. 5)

Qualquer tipo de desonestidade

Ira (vv. 8, 10, 19)

Juízo, julgamento

Prostituição (v. 8)

Adoração de outros deuses

Foice (vv. 14–19)

Uma ferramenta com uma lâmina em curva utilizada para colher os cereais cortando-os pelo talo

Foice (v. 15)

Fazer a colheita cortando as plantas pelo talo

Lagar (vv. 19–20)

O lugar onde se pisam os frutos para extrair-lhes o suco

Apocalipse 14:1—Ter o Nome do Pai Escrito na Testa

Ver “Compreensão das Escrituras” de Apocalipse 7:3–8 (p. 168)

Apocalipse 14:1–5—As “Primícias para Deus”

Na Israel antiga, o povo levava as primeiras e melhores colheitas para o templo, como oferta a Deus. Doando essas “primícias”, os israelitas demonstravam ao Senhor que O consideravam a coisa mais importante na vida. Os 144.000 homens de que fala Apocalipse 14:1–5 haviam feito de sua vida o que os israelitas antigos faziam com as colheitas, haviam dado prioridade a obedecer ao Senhor (como descrevem os versículos 4 e 5). Por isso, eram as “primícias” do povo do Senhor na Terra.

Apocalipse 14:6–7—“E vi Outro Anjo (…) e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a Terra”

O Presidente Gordon B. Hinckley citou parte de Apocalipse 14:6 e disse: “Esse anjo veio. Seu nome é Morôni. É dele a voz que fala do pó, trazendo outra testemunha da viva realidade do Senhor Jesus Cristo” (A Liahona, janeiro de 1996, p.77.) Seu objetivo é preparar o povo para a vinda do Senhor. (Ver D&C 133:17–19.)

No contexto da visão de João, Morôni apareceu pela primeira vez ao Profeta Joseph Smith no início da época da colheita, no lugar onde Joseph morava e falou-lhe de um livro que, nas palavras do Presidente Ezra Taft Benson, viria a ser, “o instrumento determinado por Deus para ‘[varrer] a Terra, como um dilúvio, a fim de reunir [Seus] eleitos’” em preparação para a vinda do Senhor. (Moisés 7:62)(A Liahona, janeiro de 1989, p. 3)

Estudo das Escrituras

Faça a atividade A e outras duas atividades (B–D) ao estudar Apocalipse 14.

  1. Conhecimento das Escrituras— Apocalipse 14:6–7

    1. Leia a seção “Compreensão das Escrituras” acima correspondente a Apocalipse 14:6–7. Sugere-se que você marque esses dois versículos ou escreva algo ao lado deles, baseado no que leu.

    2. Utilize Apocalipse 14:6–7 para escrever o que você diria a alguém que perguntasse quem é e o que representa a figura que há no alto de nossos templos.

  2. Explique o Simbolismo

    Imagine que alguém que esteja estudando o cristianismo lhe pedisse que explicasse o significado de Apocalipse 14:1–5. O interesse principal da pessoa seria saber se há algum membro da Igreja que tenha o nome do Pai Celestial escrito na testa. Escreva o que você lhe diria quanto ao que realmente significa tomar o nome do Senhor e o que a testa poderia simbolizar. Inclua algo a respeito de como os 144.000 homens demonstraram que verdadeiramente haviam tomado sobre si o nome do Pai. (Ver vv. 4–5.)

  3. Designações Importantes

    1. Apocalipse 14 fala de seis anjos distintos. Ao que parece, cada um tem uma designação específica. Anote em seu caderno os versículos que falam da designação de cada anjo. Depois, descreva o que o anjo deve fazer. (Cada anjo pode representar um grupo de anjos ou enviados celestiais. )

    2. Escolha duas dessas designações divinas e diga o que você sentiria se as tivesse recebido. Explique o motivo que o levaria a sentir-se assim.

    3. Leia Doutrina e Convênios 11:1–4, 27 e anote em seu caderno que designações são mais semelhantes à designação que o Senhor lhe deu.

  4. Lança a Tua Foice

    Apocalipse 14 fala da colheita que antecederia a Segunda Vinda de Cristo. Leia todas as escrituras das seguintes referências e escreva o que elas ensinam quanto ao que acontecerá na colheita e sobre o objetivo da colheita: Apocalipse 14:14–19; Alma 26:5–7; Doutrina e Convênios 12:1–4; 29:7–12; 33:2–7; 45:1–5; 86:1–7; 88:84–85, 94.

 

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.