Em Hebreus 1, o autor começa exaltando a pessoa de Jesus Cristo. Ele declara que no passado Deus falou por meio dos profetas, mas nos últimos dias nos fala por meio do Filho de Deus.

Com isso ele mostra porque o Filho de Deus é superior aos anjos, o Filho é a expressão exata de Deus Pai. O Filho representa toda a divindade.

E por que isso aconteceu? Porque o Filho de Deus é superior a todos em justiça e santidade. Veio ao mundo foi tentado em tudo pelo Diabosofreu no Getsêmani, foi crucificado e ressuscitou ao terceiro dia porque a morte não pode contê-lo.

Esboço de Hebreus 1:

1.1 – 4: O Filho de Deus é superior

1.5 – 8: O Filho de Deus é superior aos anjos

1.9 – 14: O Filho de Deus ama a justiça

 

Hebreus 1.1 – 4: O Filho de Deus é superior

1 Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas,

2 mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

3 O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

4 tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles.

Hebreus 1.5 – 8: O Filho de Deus é superior aos anjos

5 Pois a qual dos anjos Deus alguma vez disse: “Tu és meu Filho; eu hoje te gerei”? E outra vez: “Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho”?

6 E ainda, quando Deus introduz o Primogênito no mundo, diz: “Todos os anjos de Deus o adorem”.

7 Quanto aos anjos, ele diz: “Ele faz dos seus anjos ventos, e dos seus servos, clarões reluzentes”.

8 Mas a respeito do Filho, diz: O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de equidade é o cetro do teu Reino.

Hebreus 1.9 – 14: O Filho de Deus ama a justiça

9 Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros, ungindo-te com óleo de alegria.

10 E também diz: No princípio, Senhor, firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.

11 Eles perecerão, mas tu permanecerás; envelhecerão como vestimentas.

12 Tu os enrolarás como um manto, como roupas eles serão trocados. Mas tu permaneces o mesmo, e os teus dias jamais terão fim.

13 A qual dos anjos Deus alguma vez disse: “Senta-te à minha direita, até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”?

14 Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?

7 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite! palavra gloriosa e que vai no fundo da alma nos purificando cada dia mais não há Deus como nosso Deus. Texto muito claro bem explicado Deus abençoe sempre vc e sua família.

  2. Prezado irmão Diego, ao ler sobre sua carreira cristã, me identifico muito com o irmão, pois também fui criado nos princípios do evangelho de Jesus desde pequeno, na igreja batista, no tempo que tínhamos o grupo de meninos “Embaixadores do Rei”, que além do ensino da Palavra, promovia atividades comunitárias, e evangelizávamos favelas e bairros de Belo Horizonte e grande BH, e dai o Senhor me preparou para o chamado ao ministério de ensino e pastoral, o que sempre fiz como devedor, e como um privilegiado em servir. Parabéns pelo site. Que Deus te abençoe.
    José Jaime Barbosa – servo e irmão.

  3. Boa tarde irmão em Cristo. Também me apaixonei por toda a Bíblia desde criança. Mas estou estudando livro por livro . E tenho encontrado no livro de Hebreus uma paixão enorme . Vou fazer um comentário capítulo por capítulo .

  4. Olá Diego Nascimento boa noite estou amando seus Estudos, muito bom parabéns vou aprender muito com vc, olha estou precisando de um bom Cerimonial de casamento gostaria pedir-le uma ajuda caso vc possa ajudar-me no mais estou muito grato a Deus pelos estudos, Deus abençoa vc. Pr Afonso Lagares de Oliveira.

DEIXE UMA RESPOSTA