A PALAVRA DO DIA-A escolha de Ló de se estabelecer perto das cidades de Sodoma e Gomorra o colocou em sério perigo.


Davi, chega aos últimos dias de sua vida. Salomão, seu filho, foi coroado rei de Israel! Davi sabe, por sua própria experiência que enorme tarefa e responsabilidade isto significa e solicita a Salomão cinco providências, esperando que seu filho aprendesse com seus erros. Davi, então, morreu, como registrado em I Cr 29:28, “em boa velhice, tendo desfrutado vida longa, riqueza e honra.”

Este capítulo revela algumas coisas: a maneira bonita e cortês como Salomão tratou sua mãe; o proceder enganoso e ambicioso de Adonias, que deveria ter aproveitado da bondade concedida por seu irmão e não abusado dela; o banimento de Abiatar; e a punição mortal a Joabe e Simei por não terem sido fiéis a Davi.

O dia do juízo chegará para todos nós que não somos formos verdadeiros com Deus, leais à igreja e aos nossos líderes.

Leo Ranzolin
Vice-presidente aposentado da Associação Geral

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/1ki/2
Tradução: Pr. Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara

 

I REIS 2 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli

2 de novembro de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

1680 palavras

Este capítulo narra como o reino foi assegurado nas mãos de Salomão. Bíblia de Estudo Andrews.

Caminho de todos os mortais. Referência à morte universal dos seres humanos. Bíblia de Estudo Andrews.

A morte não é parcial. Os grandes heróis da história vão para o mesmo lugar que o mais humilde dos homens: a sepultura. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 802.

Coragem. Davi não pensou em si mesmo, mas em seu filho; não pensou no passado, mas no futuro. CBASD, vol. 2, p. 802.

na Lei de Moisés. A palavra hebraica para “lei” (torah) também quer dizer “ensino”ou “instrução”. O título se aplica aos cinco primeiros livros da Bíblia, em que podem ser encontradas as instruções ao futuro rei (Dt 17:40-20). Bíblia de Estudo Andrews.

Se teus filhos. A promessa divina de uma dinastia para Davi. Bíblia de Estudo Andrews.

A promessa era de que a casa de Davi e seu reino seriam estabelecidos para sempre. CBASD, vol. 2, p. 803.

Quando a nação e o seu rei se desviavam das exigências da aliança do Sinai, experimentavam as maldições da aliança ao invés de bênçãos; mas em tudo isso Deus permaneceu Fiel às suas promessas feitas, segundo a aliança, a Davi. Bíblia de Estudo NVI Vida.

dois comandantes. Os assassinatos dos dois rivais de Joabe foram motivados por interesse pessoal e não ocorreram em tempo de guerra, mas de paz. Joabe também matou Absalão. Bíblia de Estudo Andrews.

Joabe foi um covarde assassino dos seus concorrentes à posição de comandante do exército. Bíblia Shedd.

desçam à sepultura em paz. Referência à morte natural de uma pessoa. Bíblia de Estudo Andrews.

Barzilai. Este homem ajudou Davi de forma altruísta durante a revolta de Absalão. Bíblia de Estudo Andrews.

Comer à mesa do rei significava receber apoio financeiro do tesouro real (2Sm 9:7;  1Rs 18:19; Ne 5:17). CBASD, vol. 2, p. 803.

Simei. Este homem, que tinha agido de forma tão desleal para com Davi, poderia significar um perigo à vida de Salomão naqueles tempos turbulento (ver v. 36-46). CBASD, vol. 2, p. 803.

Sepultado. Evidentemente, no monte Sião, em solo real, próximo ao palácio de Davi (2Sm 5:9). Os “sepulcros de Davi”, as tumbas de seus sucessores, são mencionadas por Neemias (Ne 3:16), e é provável que estivessem localizados ao sul do templo (Ez 43:7-9). Sem dúvida, foram escavados na rocha que fica subjacente a Jerusalém. Josefo relata que os tesouros da tumba foram saqueados por Hircano e, mais tarde, por Herodes (Antiguidades, vii.15.3; xvi.7.1), mas sua localização exata é desconhecida0. A famosa Tumba dos Reis, que uma vez se creu ser o mausoléu dos reis de Judá, na verdade data do 1º século d.C. CBASD, vol. 2, p. 803.

desçam à sepultura com sangue. Referência a uma morte violenta. Bíblia de Estudo Andrews.

10 Davi descansou. Salomão governou por um período como corregente do pai. Bíblia de Estudo Andrews.

11 quarenta anos. Posteriormente, Salomão reinou o mesmo número de anos que o pai (At 2:29). Bíblia de Estudo Andrews.

13 É de paz a tua vinda? A presença de Adonias suscitou uma pergunta com respeito a suas intenções. Havia ele se conformado com seu destino e estava preparado para apoiar Salomão, ou ainda esperava conseguir o trono de alguma forma? CBASD, vol. 2, p. 803, 804.

15 Bem sabes.Uma tentativa de mostrar que Bate-Seba lhe devia um favor. Bíblia Shedd.

O reino era meu. A referência de Adonias à sua tentativa frustrada de conseguir o trono dá evidência de que a questão ainda estava viva em seu coração. Os temores de Bate-Seba eram bem fundados. CBASD, vol. 2, p. 804.

todo o Israel. A fim de argumentar, Adonias recorreu a um exagero grosseiro. Bíblia de Estudo Andrews.

do SENHOR. Uma aparente aceitação piedosa da vontade divina, mas na verdade um propósito dissimulado que pretendia alcançar pela astúcia o reino que não pôde alcançar pela força. CBASD, vol. 2, p. 804.

17 me dê por mulher a Abisague. Este pedido equivalia a tomar o trono de Salomão (2Sm 16:21, 22). Bíblia de Estudo Andrews.

No antigo Oriente, as esposas de um rei se tornavam esposas de seu sucessor. Por isso Davi, quando sucedeu Saul, tomou para si suas esposas (2Sm 12:8). … Abisague sem dúvida foi considerada a última esposa, ou ao menos a última concubina, de Davi. CBASD, vol. 2, p. 804.

19 à sua mão direita. Posição de grande poder e autoridade. O papel da rainha -mãe era importante no antigo Israel. Bíblia de Estudo Andrews.

22 Por que pedes Abisague. Salomão compreendeu que este pedido nada tem a ver com os encantos da sunamita, mas sim é parte do plano de Adonias e seus amigos. para dar ao público a impressão de ser ele, Adonias, o verdadeiro rei, herdeiro, filho de quem [Davi] se poderia esperar esposa do rei falecido. Bíblia Shedd.

23 Contra a sua vida. O pedido de Adonias equivalia a uma traição e como tal era punível com a morte. CBASD, vol. 2, p. 804.

24 o SENHOR, que me estabeleceu. O plano de Adonias não ia só contra os homens, mas também contra Deus. Foi o Senhor quem estabeleceu Salomão no trono como sucessor de seu pai Davi. CBASD, vol. 2, p. 804.

26 Abiatar. Este sacerdote só foi banido, não morto. Salomão não quis incorrer nas maldições que sobrevieram a Saul, que matou os sacerdotes de Deus em Nobe (1Sm 22). Além disso, Abiatar havia servido fielmente a Davi por muitos anos. Bíblia de Estudo Andrews.

Abiatar foi tratado com misericórdia devido à sua longa amizade com Davi quando este enfrentou problemas. CBASD, vol. 2, p. 805.

Anatote. Cidade dos levitas [Js 21.18] localizada ao norte de Jerusalém. Bíblia de Estudo Andrews.

Entre os profetas que de lá surgiram, figura Jeremias (Jr 1.1). O rei é sábio demais para derramar sangue sacerdotal. Bíblia Shedd.

a casa de Eli. Abiatar era o último descendente da famílias do sacerdote Eli, que escapou das mãos do rei Saul quando matou os sacerdotes (1Sm 22.20). A profecia era que todo descendente de Eli ou seria afastado do sacerdócio, ou morreria na flor da idade (1 Sm 2.33). Bíblia Shedd.

29 Vá matá-lo! O direito de asilo era oferecido somente aos que acidentalmente provocaram a morte de alguém (v. Êx 21.14). Salomão estava plenamente justificado a negar a Joabe esse direito. … Nesse incidente, Salomão acha uma ocasião apropriada para cumprir as ordens recebidas de seu pai (cf. v. 5, 6). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Se a sentença contra o assassinato deliberado não fosse executada, a terra levaria a culpa de sangue (Nm 35:33). O altar dava asilo apenas para os que tinham matado sem intenção, mas esse não era o caso de Joabe. Como conhecia bem a lei, ele sabia o que o esperava. CBASD, vol. 2, p. 805.

30 Sai daí. Benaia respeitava a santidade do tabernáculo, a lei do asilo de Êx 21.13. Voltou para o rei, que lhe autorizou a aplicar a lei de Êx 21.14, que diz respeito aos assassinos. Bíblia Shedd.

30, 31 Não, morrerei aqui … como ele te disse. Ironicamente, o pedido de Joabe cancelava a proteção do altar e foi concedido de imediato. Bíblia de Estudo Andrews.

33 Joabe era o homem que venceu em todas as batalhas, a não ser a batalha contra sua própria pessoa. Bíblia Shedd.

34 Foi sepultado em sua casa, no deserto. A norma israelita para o enterro era um túmulo dentro da propriedade da família, não obstante existir um terreno em Jerusalém para se enterrar aos pobres. Bíblia Shedd.

35 O ato de nomear o sacerdote criara o precedente perigoso de submeter a autoridade religiosa à autoridade do rei [como se observará, por exemplo, no futuro reino do norte de Israel]. Bíblia Shedd.

36 em Jerusalém. O confinamento à capital reduziria grandemente a possibilidade de Simei (cf. v. 8) conspirar com algum resto dos seguidores de Saul contra o reinado de Salomão. Bíblia de Estudo NVI Vida.

37 o ribeiro do Cedrom. Localizado a leste do muro de Jerusalém. Bíblia de Estudo Andrews.

Cedrom. A referência quanto a cruzar o ribeiro de Cedrom mostra que era com o propósito de impedi-lo de voltar A Baurim, de onde era nativo (2Sm 16:5), e onde teria muita influência e oportunidade de fomentar problemas. Bauriom estava nos arredores do monte das Oliveiras, no caminho de Jerusalém ao Jordão. CBASD, vol. 2, p. 805, 806.

40 Simei se dispôs. A narrativa não diz se a viagem de Simei a Gate, para trazer de volta seus servos, tinha sido feita de boa fé ou não. O fato é que ele tinha desobedecido à ordem do rei e quebrado seu voto solene. É isso que deve ser ressaltado. Se tivesse desejado se manter fiel a seu voto, ele deveria ter informado ao rei acerca das circunstâncias, ter pedido permissão para ir e trazer de volta seus servos e aguardar a ordem do rei. Ao agir por conta própria e aventurar-se em um país estrangeiro que com frequência tinha estado em guerra contra o pai de Salomão, Simei se colocou em situação suspeita. CBASD, vol. 2, p. 806.

42 Chamar a Simei. Salomão não deu a sentença contra Simei sem antes considerar o caso e sem apresentar claramente todos os feitos diante do acusado. Com perguntas esquadrinhadoras, Salomão demonstrou que Simei não tinha desculpas. Simei havia jurado solenemente que respeitaria o decreto do rei. Por que quebrou esse voto solene? O silêncio se tornou sua sentença de morte. CBASD, vol. 2, p. 806.

44 A maldade. Um exame cuidadoso das passagens bíblicas que descrevem as atividades de Simei, leva-nos a crer que seu arrependimento não foi sincero, e que ainda faria uso da primeira oportunidade para trair a Salomão, cujo reino ainda não poderia ser considerado firme, em vista da presença de tais elementos. Bíblia Shedd.

Toda a maldade que o teu coração reconhece. Ninguém conhece tão bem a maldade escondida no coração quanto o próprio transgressor. Com sua vida em risco, Simei sabia que seu coração era a maior testemunha contra si mesmo. CBASD, vol. 2, p. 806.

O SENHOR te fez recair sobre a cabeça. Deus não executa de forma arbitrária a sentença contra a transgressão. No julgamento, os pecadores colhem o que eles próprios plantaram. Foi a iniquidade de Simei, não apenas o julgamento de um rei terreno, que o condenou à morte. CBASD, vol. 2, p. 806.

46 atacou Simei e o matou. A terceira execução levada a efeito por Benaia (cf. v. 25, 34). Assim foram completadas as tarefas que Davi, imediatamente antes de morrer, atribuiu a Salomão. Bíblia de Estudo NVI Vida.

 

1REIS 02 – COMENTADO POR ROSANA BARROS by Ivan Barros

2 de novembro de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Guarda os preceitos do Senhor, teu Deus, para andares nos Seus caminhos, para guardares os Seus estatutos, e os Seus mandamentos, e os Seus juízos, e os Seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores” (v.3).

Durante um curto período de tempo, Salomão dividiu a monarquia com seu velho pai. A presença de Davi lhe dava segurança, mas ele sabia que logo seria privado de sua companhia. E seguro de que logo morreria, Davi cuidou de dar as últimas e mais preciosas instruções a seu filho. O maior legado que deixaria não seria o reino, as riquezas ou o poder, mas conselhos preciosos que fariam do reinado de Salomão o mais celebrado da Terra.

Israel carecia de um líder cuja hombridade fosse a sua maior qualidade. Um homem que por sua coragem e integridade, governasse a nação mediante um exemplo pessoal de confiança em Deus e obediência à Sua Palavra; que governasse “bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito” (1Tm.3:4). Pois, sendo assim, nunca lhe faltaria “sucessor ao trono de Israel” (v.4). Davi se empenhou para inculcar na mente de Salomão conselhos que o ajudassem a não cometer os mesmos erros que ele cometeu e a manter perto de si pessoas confiáveis.

Então, “Davi descansou com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi” (v.10). Além da morte de Davi, o capítulo de hoje nos apresenta mais três mortes. Após um pedido malicioso, Adonias foi morto a mando de Salomão. Ao pedir por mulher a concubina de seu pai, Adonias tentou assumir, de forma traiçoeira, a mesma postura de Absalão quando se deitou com as concubinas de Davi. Joabe, porém, havia se tornado um homem fingido a fim de não perder a sua posição, matando dois inocentes. E Simei, mesmo recebendo de Salomão um indulto, descumpriu o juramento feito e teve de pagar com a própria vida.

Desde a entrada do pecado no mundo, a morte tem sido a nossa maior inimiga. Ela não escolhe credo, etnia ou condição social. Todos vivemos já condenados a morrer. Como disse Davi: “Eu vou pelo caminho de todos os mortais” (v.2). E como escreveu o próprio Salomão: “e o pó volte à terra, como o era, e o espírito [fôlego de vida] volte a Deus, que o deu” (Ec.12:7). A palavra “espírito” aqui significa vento, sopro de vida. Ou seja, o verso se refere à composição original do homem ao ser criado: “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida” (Gn.2:7).

Quando a Bíblia diz que “Davi descansou” (v.10), é porque a morte é comparada ao descanso, ao sono. Jesus mesmo declarou, referindo-Se à morte de Lázaro: “Nosso amigo Lázaro adormeceu” (Jo.11:11). Ora, se Lázaro, que era um homem de Deus, estivesse no Céu, não faria sentido Jesus tirá-lo do Paraíso para trazê-lo de volta à Terra. A desobediência no Éden gerou uma separação entre Deus e o ser humano. A obediência de Jesus nos concedeu o penhor de que “seremos salvos pela Sua vida” (Rm.5:10). E se Ele nos deixou exemplo de como obedecer pela “fé que atua pelo amor” (Gl.5:6), é porque espera que sigamos os Seus passos.

Davi pode não ter deixado o melhor exemplo, mas Jesus, a Raiz de Davi, nos deixou o incontestável exemplo e a promessa de que “Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor” (Ap.14:13). “Porquanto, o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do Arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1Ts.4:16). Para os fiéis servos do Senhor a morte continua sendo um inimigo, mas um inimigo que foi derrotado na cruz e na tumba vazia. Não sejamos, pois, amados, “ignorantes quanto aos que dormem […] Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em Sua companhia, os que dormem” (1Ts.4:13-14).

Seja o clamor do nosso coração: “Vem, Senhor Jesus!” (Ap.22:20). Vigiemos e oremos!

Bom dia, fiéis imitadores de Cristo!

* Oremos pelo batismo do Espírito Santo. Oremos uns pelos outros.

Rosana Garcia Barros

#1Reis02 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100

 

I REIS 2 – COMENTÁRIO PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli

2 de novembro de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

I REIS 2 – Inclusive no governo entre o povo de Deus nem tudo é pacífico. Conflitos, armadilhas e mortes marcaram a entronização de Salomão após Davi, seu pai, falecer.

Adonias arquitetou um plano maquiavélico, usando Bate-Seba, mãe de Salomão, lutando de forma camuflada por seu ideal frustrado no capítulo anterior. Ele queria para si a Abisague, concubina de Davi; seu pedido foi traiçoeiro porque era prática corrente que um novo rei tomasse o harém de seu antecessor (II Samuel 16:21-22). Assim que tomou ciência da situação, “o rei Salomão deu ordem a Benaia, filho de Joiada, que ferisse e matasse Adonias” (I Reis 2:13-21). Antes de morrer, Davi alertou Salomão das dificuldades de reinar (I Reis 2:1-12).

Davi orientou Salomão quanto ao que fazer com Joabe e Simei, o que foi devidamente acatado pelo novo rei: Os dois foram assassinados (I Reis 2:28-46). Com relação ao sacerdote Abiatar que servira seu pai, Salomão apenas o expulsou do cargo, “cumprindo a palavra que o Senhor tinha dito em Siló a respeito da família de Eli” (I Reis 2:26-27).

“Portanto, a fim de consolidar seu reino, Salomão removeu de forma ostensiva todos os que não lhe eram fieis. A partir desse ponto, seu reinado foi pacífico”. William MacDonald ainda observa que isso aponta a um momento escatológico: “Quando voltar para estabelecer Seu reino, o primeiro ato de Cristo será destruir Seus inimigos e remover do reino os elementos ofensivos” [Romanos 16:20]. Além disso, um princípio específico atual implica que “o cristão experimenta paz ao remover de sua vida tudo que se opõe ao governo de Cristo sobre o seu interior”.

Para executar a vontade de Deus se requer firmeza e hombridade, além de fidelidade ao Senhor e perseverança nas orientações de Sua Palavra. Caso a seguirmos à risca, Ele abençoará a caminhada rumo à prosperidade (I Reis 2:2-4). Estas instruções de Davi a Salomão refletem as orientações de Moisés a Josué (Deuteronômio 31:6-8, 23).

Deus mesmo quer conduzir nossa vida; porquanto, nos convida: “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido” (Josué 1:8). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 

I REIS 1 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli

1 de novembro de 2022, 1:00
Filed under: Sem categoria

TEXTO BÍBLICO I REIS 1 – Primeiro leia a Bíblia

I REIS 1 – COMENTÁRIO BLOG MUNDIAL

I REIS 1 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)

 

I REIS 1 by Luís Uehara

1 de novembro de 2022, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/1rs/1/

Davi tinha muitas qualidades – era humilde, piedoso e paciente. Mas o sucesso e a honra mundanos enfraqueceram seu caráter. Ele era indulgente com seus filhos, cedendo aos seus desejos e negligenciando a correção de seus maus hábitos. Dois de seus filhos mais velhos já haviam morrido como resultado da rebeldia, e agora seu filho Adonias tentava usurpar o trono. Felizmente, Davi não fez vista grossa para este problema. Deus havia designado Salomão para ser o próximo rei, e Davi percebeu que o futuro do reino dependia de seguir o plano de Deus. Em vez de tomar qualquer ação contra Adonias, ele simplesmente proclamou Salomão rei.

Davi esperara mais de 15 anos entre sua unção para ser rei e sua coroação. Ele esperou pelo tempo de Deus sem qualquer tentativa de derrubar o rei no poder. Ele reinou por 40 anos, mas quando chegou a hora de abandonar o poder, ele o fez de bom grado. O poder, no tempo de Deus e com a Sua direção, se multiplicará bem. O poder, usurpado por homens e usado para ganhos pessoais, será um grande desastre.

Sigamos o exemplo de Davi e deixemos o poder e seu tempo nas mãos de Deus.

Lisa Ward
Contadora da Igreja Adventista do Sétimo Dia da Vida no Campo
Texas EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/1ki/1
Tradução: Pr. Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara

 

I REIS 1 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli

1 de novembro de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

816 palavras

1.1 – 12.24 A narrativa da era de Salomão é um exemplar primoroso da inversão literária [quiasmo], e nesse caso consiste em nove seções. A primeira e a última formam paralelos entre si, bem como a segunda e a oitava, e assim por diante – e a quinta seção, que ocupa a seção central da estrutura, é a mais longa [e mais importante] das nove, relatando os empreendimentos de Salomão na construção. Bíblia de Estudo NVI Vida.

2 A única tarefa de Abisague era prover a Davi o calor de seu corpo. Esta era uma prática médica antiga. Ela não era nem esposa nem concubina e não fazia parte do harém real. Andrews Study Bible.

sunamita. A sunamita era do mesmo lugar da sulamita de Cântico dos Cânticos (Ct 6:13), mas não há evidência clara de que fossem a mesma pessoa. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 794.

se exaltou (ARA; NVI: “tomou a dianteira”). Tentativa unilateral de usurpar o trono, desconsiderando o direito que o rei Davi tinha de designar ele mesmo o sucessor. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Jamais seu pai o contrariou. Davi parece ter sido sistematicamente negligente na disciplina dos seus filhos (v. notas em 2Sm 13.21; 14:33). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Adonias era uma criança mimada por um pai indulgente. Quando criança, permitia-se a esse aspirante do trono fazer a própria vontade e, quando adulto, tornou-se impossível reprimi-lo. O excesso de afeto paternal pode destruir vidas. CBASD, vol. 2, p. 795.

Não deixe que o seu serviço a Deus, mesmo em posição de liderança, tome tanto do seu tempo e energia que você negligencie suas outras responsabilidades dadas por Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

Uma criança indisciplinada pode parecer uma “gracinha” [cute] aos seus pais, mas um adulto indisciplinado destrói a si mesmo e aos outros. Ao você estabelecer limites para seus filhos, você tornará possível a eles desenvolver o autodomínio que eles precisarão para controlar a si mesmos mais tarde. Life Application Study Bible Kingsway.

de aparência mui formosa. …a beleza não está entre as qualificações essenciais para uma posição de liderança. CBASD, vol. 2, p. 795.

fonte de Rogel. Significa “a fonte de Rogel”; localizada imediatamente ao sul de Jerusalém no vale de Cedrom. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Adonias não era a escolha de Deus para suceder Davi. Selar uma ação com uma cerimônia religiosa não faz dela a vontade de Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

11-14 Quando Natã soube da conspiração de Adonias, ele imediatamente agiu para detê-la. Ele era um homem de fé e ação. Ele sabia que Salomão deveria, por direito, ser o rei e agiu imediatamente quando viu outro tentando obter o trono. Muitas vezes sabemos o que é o correto mas não agimos. Talvez não queiramos nos envolver ou ainda amedrontados ou preguiçosos. Não fique apenas em orações, boas intenções ou sentimentos de contrariedade. Tome a ação necessária para corrigir a situação. Life Application Study Bible Kingsway.

12 salves a tua vida e a de Salomão, teu filho. No antigo Oriente Médio, um usurpador comumente liquidava todos os pretendentes em potencial ao trono, na tentativa de garantir a própria posição (v. 15.29; 2Rs 10.11; 11.1). Bíblia de Estudo NVI Vida.

17 tu mesmo juraste… pelo SENHOR teu Deus. O juramento feito em nome do Senhor era inviolável (v. Êx 20:7; Lv 19.12; Js 9.15, 18, 20; Jz 11.30, 35; Ec 31.16). Bíblia de Estudo NVI Vida.

21 descanse com seus pais. Morrer em paz e ser sepultado no túmulo da família era um sinal de grande bênção. Andrews Study Bible.

24 Natã abordou Davi de modo diplomático, fazendo uma pergunta que revelava o dilema. Bíblia de Estudo NVI Vida.

31 “Viva o rei Davi, meu senhor, para sempre!”. Expressão do agradecimento de Bate-Seba na linguagem estereotipada [padrão] hiperbólica [exagerada] da corte (v. Ne 2.3; Dn 2.4; 3.9; 5.10; 6.21). Bíblia de Estudo NVI Vida.

33 mula. Montaria usada pelos membros da família real. Nos tempos bíblicos eram muito mais caras que cavalos. Andrews Study Bible.

Giom. Fonte localizada no Vale do Cedrom, logo abaixo das muralhas da cidade. Andrews Study Bible.

35 Israel e Judá. A distinção entre Israel e Judá estava arraigada nos acordos distintivos e separados mediante os quais Davi se tornou rei sobre essas duas unidades tribais (v. 2Sm 2.4; 5.3). Bíblia de Estudo NVI Vida.

47 o rei se inclinou sobre o leito. Ele não se inclinou para o novo rei, mas para Deus, em gratidão a todas as bênçãos e cuidado vigilante. CBASD, vol. 2, p. 798.

49, 50 Não espere [como Adonias] ter feito algo desastroso para correr até Deus. Busque a direção de Deus antes de agir. Life Application Study Bible Kingsway.

50 pontas do altar. As pontas do altar eram projeções de seus quatro cantos (Êx 27:2; 30:2; 38:2), sobre os quais se espargia o sangue (Êx 29:12; Lv 4:7; Ez 43:20). Agarrar-se às suas pontas era recorrer ao direito de asilo no santuário. Esse direito era negado aos assassinos (Êx 21:14) e, por isso, foi negado a Joabe após a morte de Davi(1Rs 2:28-31). CBASD, vol. 2, p. 799.

Adonias… quer colocar seu destino debaixo da proteção de Deus. Bíblia de Estudo NVI Vida.

 

1REIS 01 – COMENTADO POR ROSANA BARROS by Ivan Barros

1 de novembro de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Como o Senhor foi com o rei, meu senhor, assim seja com Salomão e faça que o trono deste seja maior do que o trono do rei Davi, meu senhor” (v.37).

O primeiro livro dos Reis de Israel começa com o final do reinado de Davi. Saul, apesar de ter sido o primeiro rei em Israel, não foi mencionado. A velhice de Davi trouxe consigo as dificuldades da idade e o desgosto de mais um filho que ainda desafiava a sua autoridade e ameaçava assumir o trono que já havia dito ser de Salomão. Adonias, assim como Absalão, era “de aparência mui formosa” e “jamais seu pai o contrariou” (v.6). Parece que a beleza de seus filhos cegava a Davi e sua negligência em discipliná-los tornou-se um laço para eles. O plano inteligente de Bate-Seba e Natã tinha como propósito, afinal, abrir os olhos do rei para as intenções de Adonias e apressá-lo em garantir a sucessão de seu trono a Salomão. Chegada era a hora de Davi pôr a sua casa em ordem.

“Viva o rei Salomão!”, assim “todo o povo exclamou” (v.39), com tão grandes brados que “parecia fender-se a terra” (v.40). Isso foi ouvido por Adonias que, informado do ocorrido, alarmou-se, bem como “estremeceram e se levantaram todos os convidados que estavam com Adonias” (v.49). Abandonado por todos, e conhecendo o temor que Salomão tinha pelas coisas santas do Senhor, Adonias agarrou-se no altar como um ato desesperado para salvar a própria vida. Contudo, ao ser levado à presença de Salomão, seu medo foi substituído pelo alívio através do indulto de misericórdia de seu irmão mais novo: “Vai para tua casa” (v.53).

Antes de morrer, Davi teve a alegria de ver o sucessor de sua coroa sentado em seu trono. Aquilo encheu o coração do velho rei de esperança e confiança na fiel promessa que o Senhor lhe fez e que confirmou pela boca de Seu profeta : “Nunca faltará a Davi homem que se assente no trono da casa de Israel” (Jr.33:17). Davi teve um vislumbre do cumprimento profético. Salomão, porém, também era apenas um tipo do verdadeiro Rei, que pelo sacrifício de Sua vida no altar, selou com Seu sangue a promessa do reino eterno. O Descendente de Davi não ocupou um trono terreno nem tampouco ostentou os privilégios de um rei, mas andou aqui com a nobreza e beleza de caráter que nenhum rei desta terra jamais possuiu.

Como Salomão montou em uma mula e foi aclamado rei, Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento sendo grandemente aclamado como “Filho de Davi” (Mt.21:9), título este que apontava para o cumprimento da profecia do trono davídico. Tal manifestação popular provocou a indignação de alguns de seus irmãos judeus, que não O receberam como o Prometido de Israel. A alegria que Davi teve em ver Salomão no trono tiveram os líderes judeus ao ver Jesus na cruz. Pela dureza de seu coração, perderam o sublime privilégio de desfrutar da companhia da Majestade do Céu, selando seu destino eterno. Quando do retorno de Jesus, serão ressuscitados apenas para contemplar Aquele que rejeitaram, como Ele mesmo profetizou: “vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu” (Mt.26:64).

Amados, como fez com Davi, Deus pede hoje aos anciãos de Seu povo que busquem colocar em ordem a própria vida e de sua família. Que busquem viver em paz com todos e em harmonia com os santos princípios de Sua Palavra. Como foi com Salomão, Deus deseja cumular de bênçãos os que hoje assumem a missão dos que precisam descansar. Ele não nos escolhe por beleza física, riquezas ou capacidade humana. A eleição divina é imparcial e cheia de sabedoria e misericórdia, e alcança todos quantos aceitam ser instruídos e até mesmo contrariados pelo Pai. É de uma experiência assim que necessitamos diariamente, que esteja constantemente diante do altar do Senhor, não por medo de se perder, mas pela confiança nAquele que, por Sua graça, nos salvou.

Logo, o “Rei dos reis e Senhor dos senhores” voltará (Ap.19:16). Seu indulto de misericórdia não dirá “Vai” (v.53), e sim “Vinde”: “Vinde, benditos de Meu Pai!” (Mt.25:34). Você crê nisto? Faz bem, pois “[até] os demônios creem e tremem” (Tg.2:19). Até Satanás sabe “que pouco tempo lhe resta” (Ap.12:12). Então, não me canso de repetir: Logo Jesus voltará! Logo veremos o Rei eterno em Sua formosura! Vigiemos e oremos!

Bom dia, filhos do Rei!

Rosana Garcia Barros

#1Reis01 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100

 

I REIS 1 – COMENTÁRIO PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli

1 de novembro de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

I REIS 1 – O poder é muito perigoso. Muitos lutam para obtê-lo a qualquer custo. Estratégias diversas são exploradas. Porém, grandes estragos são vistos na busca pelo poder. Grandes perdas, muitas vezes até de vidas, resultam da ambição pelo poder.

Os planos de Deus muitas vezes são pisoteados na busca pelo poder. Ignora-se a vontade de Deus. Despreza-se a oração e a dependência de Deus. É isso que fica evidente na busca de Adonias ao tentar usurpar o trono do pai. Davi beirava 70 anos de idade; por já estar velho, frágil e enfermo seu filho intentou tomar-lhe o trono; e, para isso conseguiu adeptos. Além de Absalão, é a segunda vez que um filho de Davi apronta assim com ele (I Reis 1:1-10).

Os planos de Deus não são ofuscados por ambiciosos petulantes. Servos de Deus interferem na história para impedir que a vontade humana faça estrago na vontade de Deus. O profeta Natã agiu rapidamente para garantir o lugar de Salomão no trono.

Na teologia do livro de Reis, nota-se que o plano de Deus para o governo israelita possuía três ofícios:
• Um rei para governar a nação de Israel.
• Um sacerdote para aproximar-se de Deus como representante do povo.
• Um profeta para representar a Deus perante o povo.

A rebelião de Adonias foi frustrada pela ação do profeta Natã. Embora Salomão não estivesse entre os filhos mais velhos de Davi e fosse filho de Bate-Seba, a ex-mulher de Urias, a graça de divina o escolhera para continuar a monarquia israelita. Antes do nascimento de Salomão, Deus já havia declarado a Davi que esse filho seria o próximo rei de Israel (I Reis 1:13, 17, 28-31; I Crônicas 22:9-10).

Um profeta (Natã), um rei (Salomão), e um sacerdote (Zadoque) se dispuseram a cumprir a vontade de Deus. A ação deste trio levou ao ambicioso e orgulhoso Adonias a frustração em sua festa de celebração; mas, os que estavam ao lado do plano de Deus, se alegraram (I Reis 1:32-53).

Ambiciosos e orgulhosos não se agradam da vontade de Deus. Pois a vontade de Deus frustra seus gananciosos planos. Porém, mesmo havendo muitos Adonias na igreja do tempo do fim, a história é regida pelo Soberano do Universo! Portanto, temos motivos para reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.

 

2 SAMUEL 24 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli

31 de outubro de 2022, 1:00
Filed under: Sem categoria

TEXTO BÍBLICO 2 SAMUEL

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.