5 características da mulher virtuosa


Existem importantes papéis que a mulher de Deus deve assumir para que os propósitos divinos possam ser cumpridos na face da terra.

Onde quer que haja uma mulher de Deus, sempre haverá um toque especial do Senhor no ambiente que a rodeia.

“Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.”
Provérbios 22:1

Mulher virtuosa
Mulher virtuosa

Separei 5 das várias características bíblicas da mulher virtuosa. Confira:

1 – Ela é confiável

“O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.”
Provérbios 31:11,12
.

Seu marido tem confiança nela e é por isso que ele a deixa lidar com as coisas da casa. Sua alegria está em sua lealdade. A mulher virtuosa tem como prioridade os deveres de sua casa.

Deveres de casa não se resume em lavar a roupa e cuidar das crianças, mas sim ser a chefe da família, ser um pilar junto ao seu marido. A casa representa onde passamos grande parte da nossa vida, onde descansamos, onde educamos nossos filhos e muito mais. É uma responsabilidade maravilhosa para a mulher. E o seu marido precisa que este outro “pilar” não balance, mas seja firme.

2 – Ela é trabalhadora

Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
Provérbios 31:13-19
Ela trabalha duro, com alegria e vontade. Ela se preocupa em usar bem seu tempo para que não seja desperdiçado. Ela acorda cedo (se precisar atender sua família ou empregados). (Parece que é bíblico ter empregados, mas a mulher da casa tem a responsabilidade de servi-los também, embora eles ajudem a ela e a sua família).

Ela se apresenta em seu próprio “trabalho” aproveitando (ela traz comida de longe). “Sua lâmpada não se apaga à noite”. O tempo todo está alerta e disponível para as necessidades da sua casa: tanto para as necessidades do marido como de seus filhos. Ela faz o dever de casa com todo o seu poder e não desperdiça seu tempo. Ela é piedosa e ajuda aqueles que precisam.

3 – Ela cuida da casa

Está implícito que a mulher virtuosa sabiamente cuida de seu lar, assegurando-se de que todos cumprem suas responsabilidades para com o Senhor. “Com sabedoria a casa será construída e com prudência será estabelecida”
Provérbios 24: 3

Como falado anteriormente, a mulher tem um papel muito bonito de cuidar do ambiente e da família. Só uma mulher consegue deixar uma casa de fato agradável visualmente. A mulher virtuosa, consegue deixar o lar agradável visualmente e espirituosamente para sua família poder descansar e conviver.

4 – Ela fala bem de seu marido

“Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.”

Provérbios 31:23.

“Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.”

Provérbios 31:26.

Duas coisas que podemos dizer a sua boca:

a. Reconheça seu valor

“Que nenhuma palavra corrupta saia da tua boca, senão o que é bom para a edificação necessária, para que dê graça aos ouvintes”

Efésios 4:29

b. Ela usa sabiamente suas palavras:

“A língua dos sábios adornará a sabedoria; Mas a boca dos tolos falará loucura”.

Provérbios 15: 2 [em contraste, leia Provérbios 21: 9].

“Não se apresse com a sua boca, e não apresse o seu coração a proferir [palavra] diante de Deus; porque Deus está no céu e você está na terra; portanto, deixe que suas palavras sejam poucas “

Eclesiastes 5: 2

“Da mesma forma vocês, mulheres, estão sujeitas aos seus maridos; para que aqueles que não crêem na palavra possam ser ganhos sem uma palavra para a conduta de suas esposas, considerando sua casta e respeitosa conduta.”

1 Pedro 3: 1-2.

“Para o resto, cada um de vocês também ama a esposa como a si mesmo; e a mulher respeita o marido “

Efésios 5:33

Ela sempre tenta fazer o bem ao marido. Por outro lado, a mulher comum e incrédula traz desconfiança e sofrimento ao marido. “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos.”
Provérbios 12:4.

A mulher incrédula não tem sua casa como prioridade, mas é “desordeira e briguenta, seus pés não podem estar em casa”
Provérbios 7:11.

Muitas mulheres gostam de falar do seu casamento e mal do seu marido para amigas, ela não tem discernimento ao mal que isso traz para sua vida.

5 – Ela é empreendedora

Ela calcula e gerência bem seus investimentos. Ela é eficiente na administração do dinheiro. “Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.”

Provérbios 31:16

Ela investe sempre tendo em mente para atender as necessidades futuras de sua casa.

Ele sabe muito bem a diferença entre desejos e necessidades. Muitas casas hoje são destruídas e por quê? Porque eles compram o que não precisam com o dinheiro que não tem.

A mulher virtuosa fornece um bom caminho para sua casa e economiza para o futuro. (Ela poderia comprar terras para plantar uma vinha). Também falando de seu planejamento estratégico nos é dito que: “Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro.”
Provérbios 31:25  

E por que ela ri do futuro? Porque não a surpreende, ela sempre planeja enfrentar o desafio futuro. Ela como uma mulher sábia prepara sua casa para enfrentar o futuro.

“A mulher sábia constrói sua casa; Mas o tolo com as mãos dela a derruba”

Provérbios 14: 1

Artigo escrito por Amanda Ferreira

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.