Terroristas explodem shopping


146181

Uma forte explosão atingiu um dos maiores shoppings de Abuja, capital da Nigéria, uma hora antes do início do jogo entre a Argentina a seleção nigeriana. O país africano vem sofrendo vários ataques do grupo islamita Boko Haram. Segundo a agência de notícias Reuters. Pelo menos 21 pessoas morreram e 17 ficaram feridas. A informação de fontes policiais nigerianas era de dez mortos.

A explosão ocorreu cerca de uma hora antes do início do jogo entre Nigéria e Argentina pela Copa do Mundo de futebol no Brasil, por volta das 16h locais de ontem (12h de Brasília), dando início a um grande incêndio no edifício do Emab Plaza.

“As operações de resgate não demoraram a ser iniciadas, mas as colunas de fumaça limitaram a ação dos socorristas. É um lugar onde há muitas pessoas. Estava cheio, porque era um dia normal de trabalho”, disse Manzo Ezekiel, porta-voz da Agência Nacional de Emergência da Nigéria, à agência de notícias France Presse.

Ninguém reivindicou o ataque, até o início da noite de ontem, mas as suspeitas apontam para o Boko Haram, grupo fundamentalista islâmico que atacou a capital da Nigéria com bombas duas vezes nos últimos meses. 

Em 14 de abril, um ataque em uma estação de ônibus deixou 7 mortos. Em 1º de maio, outras 19 pessoas morreram em um atentado similar. Em abril, eles sequestraram mais de 200 estudantes em Chibok, norte do país. Até agora, não há informações de onde elas estão.

As investigações estão em andamento, segundo o superintendente da polícia Frank Mba. De acordo com ele, um suspeito foi preso. O governo pediu calma e disse que está fazendo todo o possível para “investigar as atividades de insurgentes”.

O futebol é o esporte favorito na Nigéria e a população acompanha as partidas com fervor. Após os recentes ataques, os estados de Adamawa (nordeste) e de Plateau (centro) decidiram fechar os locais de exibição das partidas em telões por motivos de segurança. 

A Copa do Mundo do Brasil deveria reunir milhares de nigerianos durante as partidas da seleção do país, que venceu a última Copa da África. Mas com medo, muitos torcedores decidiram permanecer em casa. O Boko Haram considera que cinema, musicas e futebol contrariam as leis islâmicas.

Na quarta-feira, um homem não identificado matou 38 pessoas, a maior parte delas crianças e mulheres, em ataques em duas vilas no norte do estado de Kaduna, uma área atormentada por anos de conflitos sectários.

A informação foi confirmada por autoridades locais. “Vinte e uma pessoas morreram em Karshi e outras 17 morreram em Nandu. Nós estamos ainda identificando a pessoa por trás dos ataques”, disse à reportagem o chefe do governo local, Emmanuel Adamu Danzaria. “A maior parte das vítimas são mulheres e crianças”, acrescentou.



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.