SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Morte de 99 presos não é “descontrole” porque ainda existem 650 mil no país, diz ministro


Jornal GGN – O ministro da Justiça Alexandre de Moraes minimizou as rebeliões e massacres em presídios do Norte do país e disse que a morte de 99 presos não representa “descontrole” por parte do poder público porque ainda existem outro 650 mil presos sob tutela dos governos estaduais.

“Há no país 650 mil pessoas que estão no sistema penitenciário. Superlotado? Superlotado. Com problemas? Com grandes problemas. Com crise aguda nos Estados do Norte? Sim. Mas temos 650 mil presos que continuam sob a guarda dos respectivos Estados que estão se desdobrando para evitar qualquer problema. Nós temos uma crise aguda gravíssima, não descontrole”, disse o ministro, em entrevista publicada pela Folha nesta quinta (12).

Moraes foi abordado sobre o por que de o poder público tentar minimizar, também, o poder das facções – já que elas foram apontadas como responsáveis pelas chacinas em Roraima e no Amazonas, numa disputa entre grupos interessados em controlar o tráfico de drogas a nível internacional, inclusive.

Moraes respondeu que não vê “negligência” no combate aos traficantes. “O que tem de ser feito de forma mais efetiva é encerrar a comunicação delas com os outros. Aí entra outra coisa que não se discute no Brasil, o país mais negligente na questão de legislação com grandes lideranças. Pode ter visita íntima e pode ter conversa de liderança sem que se grave.Então deve ter uma revisão na legislação para chefes de facções?”

O ministro defendeu “uma revisão procedimental, de direito penitenciário” para impedir que advogados e presos considerados líderes de facções conversem sem a presença do Estado. “As lideranças são colocadas em um presídio de segurança máxima com bloqueadores de celulares, mas aí você permite visita íntima sem que o Estado possa filmar. Você permite a entrada de advogados, mas, nos outros países, quando ele [advogado] fala, está sendo gravado. Não pode passar isso para fora, o sigilo deve ser garantido.”

Questionado sobre a expansão do PCC em São Paulo durante os governos do PSDB, Moraes, ex-secretário de segurança de Geraldo Alckmin, saiu pela tangente. “Se compararmos as lideranças presas, o sistema penitenciário e a construção de presídios em São Paulo em relação a todo o país, é possível ver que é um modelo que deve ser seguido.”

“Não subestimamos a força de nenhuma facção, mas talvez a imprensa superestime”, finalizou.

A entrevista completa está disponível aqui.

Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.