SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Serraglio diz que reconhece um criminoso “pelo olhar”


Serraglio diz que reconhece um criminoso “pelo olhar”

Serraglio diz que reconhece um criminoso “pelo olhar”

O Jornal de todos Brasis

Loading...
Ministro da Justiça repete teoria racista para determinar como ele reconhece um criminoso
Jornal GGN – “Lombroso assume o Ministério da Justiça anunciando velhas novidades”, essa é a avaliação do Promotor de Justiça, Haroldo Caetano, após ser questionado sobre a afirmação do ministro da Justiça, Osmar Serraglio, dada em recente entrevista à Folha de São Paulo, quando declarou ser capaz de identificar um potencial criminoso ao “olhar nos olhos dele”.
Serraglio lança mão de uma teoria ultrapassada e, considerada racista, desenvolvida no século XIX, pelo médico italiano Cesare Lombroso que dizia conseguir distinguir pessoas com tendência criminosas apenas pelos seus traços faciais e corporais. O problema é que Lombroso sempre descrevia como criminosos pessoas com traços da etnia negra. O tema é levantado no portal Justificando.
O ministro da Justiça recém empossado, Osmar Serraglio, afirmou nesta quinta-feira (9) que consegue identificar um potencial criminoso ao “olhar nos olhos” dele. A afirmação foi feita em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, assim que assumiu o cargo nesta terça-feira (7), quando o ministro foi questionado sobre qual a proposta para a superlotação dos presídios.
“Existem bandidos e bandidos, como em qualquer circunstância. Os bandidos de menor gravidade precisam de outro tratamento. Um exemplo que eu tenho dado é do usuário e do traficante. Um grupo de estudantes viciados, usuários. Na hora que te pegarem, você vai preso como um traficante. Outros são aqueles que você olha nos olhos e quer passar longe. É um potencial assaltante, criminoso. A gente não quer isso nas ruas”, disse.
Serraglio, que é conhecido por sua posição contrária aos direitos indígenas e sua aliança com Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ocupa a vaga deixada por Alexandre de Moraes, novo ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).
O ministro disse ainda que nunca defendeu anistia à Cunha e que este é um erro da imprensa. Quando questionado sobre a articulação com o peemedebista para ser presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Serraglio disse, no entanto, que é mentira, uma vez que ele “brigou pelo seu lugar”.
Sobre a fala de Serraglio, o delegado de polícia civil do Rio de Janeiro, Orlando Zaccone, manifestou em suas redes sociais. Para ele, “a Justiça sempre retirou a venda para olhar nos olhos da ‘ralé’ e identificar os verdadeiros criminosos! Nunca se esqueçam que a ‘policização’ do Judiciário não começou com o ministro Alexandre de Moraes”. A seletividade punitiva parte de um olhar policial, que se prolonga no olhar de promotores de justiça e magistrados”.
Já o Promotor de Justiça, Haroldo Caetano, lembrou do médico do Século XIX, Cesare Lombroso, que fez muito sucesso na época com a teoria de que conseguia distinguir quem tinha tendência à criminalidade apenas pelas características físicas. Teoria do médico ficou conhecida como uma das mais racistas, visto que ele descrevia o criminoso com os traços de pessoas negras. “Lombroso assume o Ministério da Justiça anunciando velhas novidades”, afirmou o promotor.
Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5

SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Serraglio diz que reconhece um criminoso “pelo olhar”
Avalie esta postagem



Loading...

Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: levanyjunior@blogdolevanyjunior.com

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *